Samae volta a abastecer residências mas pede economia - Jornal Cruzeiro do Vale

Samae volta a abastecer residências mas pede economia

23/01/2011

img8609MD.jpgDepois de um dia inteiro sem o fornecimento de água, o Samae anunciou que aos poucos as Estações de Tratamento de Água I (Centro) e II (Bela Vista) estão voltando a operar, porém com a capacidade de tratamento reduzida. A orientação da direção da autarquia é para que a comunidade continue economizando água.
O problema no abastecimento está ocorrendo devido a turbidez do Rio Itajaí-Açu, ocasionada pelas chuvas no Alto Vale nos últimos dias.

A equipe técnica do Samae está acompanhando e avaliando a qualidade da água a fim de normalizar o tratamento o mais rápido possível. Sendo assim, pede o apoio da população para que racionalize água. Esta é uma forma de contribuir para que o fornecimento de água volte à normalidade em breve.

_________________________________________

Quase todos os bairros da cidade estarão sem água nesta terça-feira

Todos os bairros que são abastecidos pela ETA I (Centro) e ETA II (Bela Vista) estarão sem o fornecimento de água tratada durante toda esta terça-feira, 25. A paralisação do serviço se faz necessária devido às fortes chuvas que caíram no Vale desde a última sexta-feira, 21.
Segundo a equipe do Samae, órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição da água tratada na cidade, a velocidade da água causa grande turbidez chegando a um grau máximo, impossibilitando o tratamento. O mesmo problema ocorre nas cidades de Rio do Sul, Indaial e Blumenau.
A equipe técnica do Samae está acompanhando e avaliando a qualidade da água a fim de normalizar o tratamento o mais rápido possível. Ainda não há uma previsão definitiva para o retorno do tratamento, mas o abastecimento voltará ao normal assim que diminuir a turbidez. 
 
Localidades sem água
Centro
Sete de Setembro
Santa Terezinha
Margem Esquerda
Coloninha
Figueira
Gaspar Mirim
Gaspar Grande
Poço Grande
Rua Itajaí
Sertão Verde
Gasparinho
Bela Vista

_______________________________

A equipe do Jornal Cruzeiro do Vale conversou com a diretora da Defesa Civil da cidade, Mari Ines Testoni Theiss, para levantar um panorama geral sobre os estragos causados pelas chuvas do final de semana na cidade. Confira abaixo a entrevista concedida, via email, para a equipe de reportagem.

Cruzeiro do Vale - Quais bairros foram atingidos pelas chuvas?
Mari Ines - Coloninha, Figueira, Bela Vista, Margem Esquerda, Sertão Verde, Arraial e algumas ruas do bairro Sete Setembro, Belchior, Lagoa, Figueira, Gaspar Grande, São Pedro,  Santa Terezinha e Óleo Grande.

CV - Quais os mais afetados?
Mari Ines - Coloninha, Bela Vista e  Sertão Verde.

CV - Alguem está desabrigado?
Mari Ines ? Não.

CV - Quantas ruas precisarão de recuperação?
Mari Ines - Aproximadamente 40 ruas

CV- Como será o trabalho de reconstrução? O que será feito primeiro e onde?
Mari Ines - O primeiro passo foi a liberação das vias de acesso, limpeza de ruas e recuperação de pontilhões. Nesta segunda-feira os primeiros bairros a serem atendidos foram Bela Vista e Gasparinho.

CV - Qual a forma de prevenir este tipo de ocorrência?
Mari Ines - A limpeza e desobstrução das tubulações ajuda no escoamento das águas. Não construir em área de risco evita situações de perigo no momento de enxurradas e grande volume de água. Ainda assim o depósito de material de construção como areia e brita nas calçadas e meio-fio tem causado grandes estragos já que a chuva empurra o material para as bocas-de-lobo.

_______________________________

Após reunião com o prefeito Pedro Celso Zuchi, a equipe da Defesa Civil decidiu decretar situação de emergência em Gaspar. O decreto deverá ser publicado ainda nesta segunda-feira, 24, e tem como objetivo facilitar a contratação de serviços para reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas que caíram na região na última sexta-feira e sábado e que deixaram diversos bairros alagados. Além disso, o decreto pode ajudar a cidade a conseguir repasses de recursos estaduais e federais para as obras de reconstrução.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira a equipe da Secretaria de Obras trabalha na recuperação dos estragos no bairro Bela Vista, nas ruas Clara Schmitt, Paraíba, Argentina, Amazonas, Adriano Kormann, João de Oliveira e São Paulo. A enxurrada provocou o entupimento das bocas-de-lobo, caixas de coleta e caixas de inspeção. O secretário de Obras, Soly Waltrick, informa que toda a tubulação do bairro foi comprometida.
No domingo, 23, o bairro Gasparinho foi bastante atingido pelas chuvas do final da tarde. Moradores da Rua da Santinha ficaram ilhados durante a noite. Nesta manhã uma empresa prestadora de serviço para a Prefeitura trabalha na Rua da Santinha e Rua Itália que ficou bastante comprometida dificultando o acesso.

_____________________________

As chuvas deram uma trégua e o sol apareceu na manhã desta segunda-feira, 24, para acalmar as dezenas de moradores que estavam apreensivos com a previsão de fortes chuvas para a região.
A equipe da Defesa Civil esteve reunida com o prefeito Pedro Celso Zuchi na manhã de hoje para definir se Gaspar irá decretar estado de emergência, porém, até o momento nenhum decisão foi anunciada pela equipe de imprensa do governo.
Marcas
Apesar da mudança no clima, neste domingo, 23, ainda era possível observar as marcas deixadas pelos alagamentos provocados após as fortes chuvas registradas na sexta-feira, dia 21.
O repórter da Rádio Sentinela do Vale, Jota Aguiar, percorreu os bairros para verificar os estragos. ?Na estrada geral do Arraial o risco é iminente para os motoristas, pois vários deslizamentos abriram crateras ao longo da via, que não tem iluminação pública?, relata o repórter.


Confira algumas imagens registradas por Jota Aguiar.

fotojarraial24MD.jpgfotojbelchior8MD.jpgfotojsertao15MD.jpg

Confira AQUI o registro fotográfico da equipe do Cruzeiro do Vale, do repórter Jota Aguiar (Rádio Sentinela), da PMG e de leitores, enviadas por e-mail.

_________________________________

 

0248687001295746838p1220038resizedMD.jpg

 

 

A coordenadora da Defesa Civil de Gaspar, Mari Inês Testoni, já fez um prévio levantamento dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram na cidade na noite de sexta-feira, dia 21.

Os principais pontos de alagamentos foram registrados nas localidades de Coloninha, Figueira, Bela Vista, Margem Esquerda, Sertão Verde e Arraial e algumas ruas do bairro Sete Setembro. 

Várias famílias ficaram desalojadas durante as chuvas e procuraram abrigo na casa de vizinhos e parentes, mas já retornaram para suas casas. Ninguém está desabrigado em Gaspar.
Em todo o município aconteceram cerca de dez deslizamentos de pequeno porte, próximo a residências. A Defesa Civil alertou aos moradores que fiquem atentos caso volte a chover mais forte.

O caso mais grave aconteceu na estrada geral da Lagoa. As águas formaram uma cratera na cabeceira da ponte impedindo a passagem de pedestres e veículos.

Na manhã deste domingo, 23, a Prefeitura de Gaspar, com um auxílio de um caminhão e uma retroescavadeira, fechou o buraco liberando a via para a passagem de veículos. Os moradores do bairro Lagoa ficaram ilhados por um dia pois o outro acesso ao bairro, pela BR-470 próximo a Capela São Braz, ficou totalmente alagado.

No bairro Belchior, no Morro da Fumaça, a forte chuva também danificou uma ponte. No sábado de manhã e equipe de Obras da prefeitura consertou os estragos liberando a rua para passagem de veículos e pedestres.

A coordenadora da Mari Inês relatou ainda que há necessidade de fazer um levantamento mais minucioso dos estragos que as águas causaram na plantação de arroz na região do Arraial. Na segunda-feira, em reunião com os secretários e Defesa Civil, o prefeito Pedro Celso Zuchi analisará a possibilidade de decretar situação de emergência em Gaspar.

O corpo de bombeiros de Gaspar também auxiliou algumas famílias no Sertão Verde e no Coloninha, utilizando bote inflável.

Várias cidades de Santa Catarina também foram duramente castigadas pelas fortes chuvas, inclusive com registros de mortes e rodovias interditadas.

Comentários

Pedro
25/01/2011 19:03
Super entrevista a da Mari Inez! Realmente, muito esclarecedora! Hora hora!!!! A cada dia que passa ela mostra mais desprepraro para cuidar de um orgao tao importante como a Defesa Civil! Tá na hora de prefeito se coçar, e colocar alguem descente na frente desse orgão!


Maria Rita
25/01/2011 17:40
Acho que o Sr. Herculano, matou a charada do pq esta faltando agua potavel em Gaspar, entendi que pode ser por falta de competência ou mesmo para economizar nos produtos quimícos.


Veja o que o mesmo escreveu:

"Herculano

25/01/2011 às 15:58SEM ÁGUA?

O Samae de Gaspar informou que as águas do Rio Itajaí Açú estão com muito barro e por isso teve que interromper o tratamento e fornecimento de água tratada no município a partir da ETA do Centro e do Bela Vista.

Justificado. Outros municípios, incluindo Blumenau, estão com o mesmo problema. E buscam soluções alternativas com técnicos e fornecedores de tecnologia e produtos químicos.

Um engenheiro químico (a Furb tem um curso referência) me alertou que é possível superar parte do problema em casos emergenciais como este. É diminuindo a velocidade do processamento em até 60% por cento, dependendo do barro que está em suspensão nas águas captadas. E seria este método que estaria sendo utilizado pelos outros municípios com aumento dos custos (incluindo produtos químicos) e a diminuição da quantidade de água tratada por hora disponível para a população. Teria pouco, mas teria.

Como eu são sou químico, bioquímico e engenheiro químico com a palavra esses especialistas, entre eles o Lovídio Carlos Bertoldi, além do Samae de Gaspar."
Maria
25/01/2011 10:40
Bem que Gaspar poderia ser o próximo cenário da série "O Bem Amado". Quem sabe, Odorico Paraguaçu, conseguiria dar jeito nessas atrapalhadas políticas de nossa cidade.

"Como diria o rei dos persas, Dario Peito de Aço, pra cada problemática tem uma solucionática" (Frase de Vossa Senhoricência Odorico Paraguaçu)
Pedro J.
24/01/2011 22:23
Na verdade pouco se fez desde 2008, os problemas de bueiros entupidos entre outros é ainda resultado do nada, que foi feito e que obviamente se agravou agora com as chuvas deste final de semana passado.

O que deve de ser feito e todo o cidadão Gasparense sabe e esta fazendo, é basicamente duas coisas, a primeira botando a mão na massa para desentupir as valas, bueiros e outros e a segunda para a alegria dos políticos botando a mão no bolso para pagar os impostos, como o IPTU que daqui a pouco esta batendo na porta.

E eu pergunto para que? Não me vejo motivado a fazer qualquer coisa em Gaspar.
Herculano
24/01/2011 18:27
Duas da Mari Inez

A primeira para a Sandra. A Defesa Civil precisa de uma professora de Educação Física para coordená-la exatamente deixar os atingidos em forma para assim tentar escapar melhor das águas e da lama. Sandra! Isto é coisa feita entre amigos.

Segundo. Das respostas econômicas e rancorosas (como se o jornal fosse o responsável por tudo isso) dadas por elas ao Cruzeirodo do Vale ai na parte de cima, vamos a última e mais extensa

CV - Qual a forma de prevenir este tipo de ocorrência?
Mari Ines - A limpeza e desobstrução das tubulações ajuda no escoamento das águas. Não construir em área de risco evita situações de perigo no momento de enxurradas e grande volume de água. Ainda assim o depósito de material de construção como areia e brita nas calçadas e meio-fio tem causado grandes estragos já que a chuva empurra o material para as bocas-de-lobo.

Por que não é feita planejada e permanentemente a limpeza e desobstrução da tubulação? As reclamações é de que em muitos casos é a própria secretaria de Obras, do amiguinho Soly quem entope quando patrola as ruas e estradas. Por que permitir (ou fechar os olhos de político em busca de votos fáceis) à construção em área de risco; finalmente cade a fiscalização da prefeitura e da Defesa Civil para os chamados "depósitos"de areia e brita nos meios fios? Como se vê, falta cidadania, mas falta muito mais ação da administração que tem instrumentos e a lei para exigir o cumprimento.
Caroline
24/01/2011 16:24
Não há notícias sobre o Alto Gasparinho. Para quem precisou sair do Alto Gasparinho ou ir para lá, não teve solução a não ser esperar por pelo menos duas horas, no Domingo, dia 23. Pois a chuva forte que durou por volta de meia hora, fez com que ribeirões transbordassem e cobrissem as estradas com pelo menos um metro.Perto da localidade Santinha tiveram casas que a água entrou muito rápido. Nem mesmo carros tracionados passavam pelo local, muitas pedras rolaram, e os tubos que foram colocados para a tubulação não deram conta. As estradas viraram o rumo do rio.
Sandra
24/01/2011 15:48
Primeiramente eu gostaria de saber o que uma professora de Educação Fisica entende sobre defesa civil de um municipio?E como é possivel a prefeitura SIMPLISMENTE enterditar a via,deixando os moradores do bairro Lagoa sem qualquer acesso ao centro da cidade.Simplismente vieram com maquinas obstruiram a estrada e foram embora,em vez de ter resolvido o problema!E quando viram resolver o problema DEFINITIVAMENTE?Por que isso esta uma pouca da vergonha,o bairro esta abandonado.SENHO PREFEITO TOME SUAS PROVIDENCIAS!
allan santiago
24/01/2011 15:21
O PODER PÚBLICO DE GASPAR ESTÁ ESPERANDO O ÚLTIMO ANO DE MANDATO PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS?

AI SOBE NO PALANTE E DIZ QUE PRECISA DAR CONTINUIDADE AOS TRABALHOS JÁ INICIADOS...ESTAS COISAS DE POLITICOS QUE VISAM APENAS O PODER ....
A POPULAÇÃO PRECISA TOMAR MAIS CUIDADO COM POLITICOS APROVEITADORES QUE ESTÃO POR AI....
BAIRROS INTEIROS PRECISANDO DE ATENÇÃO ENQUANTO ISTO FICAMOS ASSIM ESPERANDO O NOSSO DINHEIRO SER BEM APLICADO.
FALTA VISÃO DE MUNDO PRA MUITOS NA POLITICA GASPARENSE.
Thiago
24/01/2011 15:04
Moral da história novamente é 1 ano para começarem a querer arumar as coisas... dai vem os entraves CADE O DINHEIRO NÃO VEIO AINDA???? E O MAQUINÁRIO NÃO TEM?? A QUALIDADE DOS SERVIÇO COMO VAI ANDAR, SERÁ EFICAZ????? E ASSIM POR DIANTE E O POVO SOFRENDO..... BAITA CAMBANDA ESSES POLITICOS!!!!

adilson de souza
24/01/2011 09:12
situação emergencia

- GASPAR TEM QUE DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGENCIA IMEDIATAMENTE POIS É UMA VERGONHA NOSSA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NÃO SÓ DO PREFEITO MAS DE TODA A PREFEITURA
CADE OS VEREADORES?
CADE O SECRETARIO OBRA?
CADE A DEFESA CIVIL?
CADE OS MAQUINARIOS DA PREFEITURA
ENQUANTO A POPULAÇÃO VEM SOFRENDO COM AS CHUVAS A PREFEITURA PRATICAMENTE IGUINORA OS PROBLEMA, PRATICAMENTE EM TODOS OS BAIRROS ESTÃO COM PROBLEMA DA TUBULAÇÃO ENTUPIDA OU FALTA DE BOCA LOBO.
NA LOCALIDADE DO ARRAIAL HA ALGUM MESES ATRAS A POPULAÇÃO TEVE QUE ABRIR AS ESTRADAS COM PÁS E ENCHADAS, AGORA FOI A VEZ DO BAIRRO LAGOA PASSAR PELA MESMA SITUAÇÃO TIVERÃO QUE COLOCAR A MÃO NA MASSA PARA FAZER O TRABALHO QUE A PREFEITURA DEVERIA FAZER.
NO BAIRRO COLONINHA TAMBEM NÃO VAI DEMORAR PARA COMEÇARMOS A PREPARAR PÁS E INCHADAS PARA ABRIR VALAS.
SEMPRE USAM A MESMA DESCULPA FALTA DE DINHEIRO, MAS MUITAS DAS VEZES UMA SIMPLES ABERTURA DE MAIS BOCA DE LOBO, LIMPEZA NAS QUE ESTÃO ENTUPIDAS.
O IPTU JÁ ESTÁ CHEGANDO PARA OS MORADORES PAGAR, GARANTO QUE A POPULAÇÃO IRÁ COMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES COM FAZ A CADA ANO, MAS TÁ NA HORA DA PREFEITURA REVERTER ESTE DINHEIRO EM MELHORIAS PARA O MUNICIPIO E FAZER A PARTE DELA.
Rafael
24/01/2011 09:03
O prefeito e a Mari Ines estão de brincadeira...cada dia mais desesperados e despreparados...

Quem sofre é o povo gasparense...

Afinal...uma mulher que não servia nem pra dar aula de educação fisica...imagina pra coordenar os problemas climaticos de Gaspar...
Thiago
24/01/2011 06:57
Oque me assusta a tempos é a barberagem da prefeitura no setor de Obras, quando eles passam a patrola na ruas macadamizadas, deixam as bocas de lobos e tubos trancados!!!!!! Temos nos povos que achar solução nós mesmo infelizmente, destrancando boeiros, abrindo buracos para sair água etc.

Porque defesa civil e prefeitura é mera ilusão como sempre!!!!!!!
e quem depender deles vão comer água, lama, barro e perder tudo inclusive a vida.... Temos que fica de olho
Jorge
23/01/2011 23:53
"À coordenadora de Defesa Civil ou dos próprios interesses", que não estava de plantão na última sexta-feira, dia 21.
Os pontos de alagamento, todos nós já sabemos.
O que não sabemos é quando teremos soluções.
Não sabemos o que é pior, se é a "coordenadora" não corresponder quando solicitada, ou o Sr. Prefeito ir à rádio na sexta-feira dia 21, dizer que o Bombeiro de Gaspar estava à disposição da comunidade. Sério? O telefone 193 está 24h à disposição da comunidade. Será que o Sr. não sabia? O Bombeiro está à disposição para socorrer vidas. O serviço que a comunidade necessitava, não era competência dos Bombeiros. Mas, logo após sua fala no rádio com o alarmista, desesperado e à procura de uma trágica notícia "o repórter" Jota Aguiar, foi a vez de o comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar, Tenente Fragas, esclarecer as coisas. "O Bombeiro està à disposição da comunidade, tendo como prioridade a vida. Estamos de prontidão com o efetivo, pois havíamos recebido um e-mail da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, nos comunicando que as chuvas seriam torrenciais no Vale do Itajaí. Haveria risco de enxurradas, deslizamentos de terra. A ordem era de ALERTA".
Será que a "coordenadora" recebeu esse e-mail também? E o pior disso, a prefeitura totalmente desatualizada sobre o assunto, não tinha ninguém de sobre aviso.
O Sr. Prefeito cometeu mais uma de suas gafes, em sua fala: "Olha a prefeitura está se mobilizando colocando caminhões à disposição, mas o problema é que não temos motorista, se algum servidor público com a função de motorista estiver nos ouvindo, por favor compareça a Secretaria de Obras".
Seria cômico, se não fosse trágico. Isso mostra o despreparo e o desrespeito com a comunidade, que com seu voto os elegeram. Não deram a mínima para o alerta, TOTAL DESRESPEITO. A impressão é que tem gente brincando de prefeito, de coordenadora, de secretário, de cargos comissionados, de, de,de, etc.... Acredito que somente na hora de receber seus salários, não estão de brincadeira...!!!
Já que nomearam uma coordenadora sem o menor preparo para essa função, deveriam ao menos, deixar de lado as rixas partidárias e buscar auxílio, com a Secretaria de Defesa Civil do município de Blumenau, referêncial em Defesa Civil.
katlin
23/01/2011 16:57
se já nao bastace 2 bocas de lobo para 11 moradores aqui na rua Ermenegildo Trindade na margem esquerda,com estas fortes chuvas em vez dos moradores se ajudarem na casa onde a agua quase entra o vizinho cava buracos na parede pra agua entrar ou senao quebra parede pra agua escoar na casa dos outros,inclusive tenho fotos e videos registrados.Onde esta o respeito pelo proximo?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.