Santa Terezinha não confirma integração da linha Gaspar Alto - Jornal Cruzeiro do Vale

Santa Terezinha não confirma integração da linha Gaspar Alto

08/07/2011

fotopg7abreMD.jpgTodas as vezes que sai de casa, no Gaspar Alto, para ir ao centro de Blumenau, Elisabeth Krieger precisa embarcar em um ônibus no seu bairro e depois descer em Blumenau, pagar nova passagem e então seguir até seu destino.

A rotina de Elisabeth é a mesma dos cerca de 650 passageiros que todos os dias fazem uso da linha Gaspar Alto-Blumenau e está com os dias contados. A previsão do Seterb é de que a integração do transporte intermunicipal da região metropolitana de Blumenau inicie dia 31 de julho com a linha Gaspar Alto-Blumenau, feita pela empresa Santa Terezinha. A partir desta data, a linha Gaspar Alto deverá entrar no Terminal do Garcia, onde os passageiros vão poder desembarcar e fazer uso das demais linhas de ônibus de Blumenau sem pagar nada a mais pelo serviço.

O cronograma da integração foi anunciado na semana passada e prevê mudanças até dezembro deste ano, quando as linhas de Gaspar, Ilhota, baú, Indaial, e Pomerode vãos se integrar aos terminais da Fortaleza, Proeb, Fonte e Aterro. A adesão será gradativa, conforme datas pré-estabelecidas. Ver Box ao lado.

Apesar da determinação do Seterb, o gerente de transporte da empresa Santa Terezinha, que tem sua sede em Brusque, Lídio Bruno da Silva, afirma que a empresa não está se preparando para a mudança no dia 31 de julho. ?Temos participado de várias reuniões para discutir esta mudnaça, mas não definimos nada oficialmente. Não acertamos ainda os valores que serão cobrados e não vamos fazer a integração antes de decidir isso?, garante.


Entenda o caso


As mudanças estabelecidas pelo Seterb são resultado da criação do corredor exclusivo de ônibus da cidade de Blumenau e foram anunciadas em outubro de 2009. A previsão era de que passariam a valer em 1º de janeiro de 2010, porém foram adiadas. Na época, a notícia causou uma grande mobilização nas cidades do Vale, principalmente em Gaspar, Pomerode, Luis Alves, e Indaial, principais cidades ligadas à Blumenau e que têm milhares de estudantes que se dirigem à terra da Oktoberfest para cursar a Universidade.

As mudanças voltaram a ser discutidas neste ano e estavam previstas para iniciar em abril, porém, foram novamente adiadas e agora, segundo o Seterb, passam a valer oficialmente. Com a integração, os passageiros de Gaspar, por exemplo, vão pagar uma passagem em Gaspar, descer no Terminal da Fonte e poder fazer uso das linhas de ônibus sem pagar nada a mais pelo serviço. No retorno, os passageiros vão pagar a passagem no Terminal da Fonte e pagar apenas a diferença da tarifa para a linha Gaspar-Blumenau.


Cronograma da mudança

31 de julho - Linha Gaspar Alto-Blumenau (Terminal do Garcia)
31 de agosto - Linhas Alto Baú, Luís Alves e Belchior; das empresas Rainha e Verde Vale (Terminal Fortaleza)
30 de setembro - Linha Indaial-Blumenau Estrada Velha - Via Rua Bahia (Terminal Proeb)
31 de outubro - Linhas Ilhota e Gaspar da Verde Vale (Terminal Fonte)
31 de dezembro - Linha Pomerode-Blumenau da Volkmann (Terminal do Aterro)

edição 1307

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.