Se você é usuário do SUS esta pode ser a sua oportunidade de ajudar a melhorar os serviços da saúde em Gaspar. Na próxima semana a Secretaria de Saúde vai eleger os conselheiros titulares e suplentes que integrarão o Conselho Municipal de Saúde.
A eleição acontece na sede da Secretaria, a partir das 18h30 do dia 24 de agosto e podem se inscrever para a vaga representantes de entidades de movimentos organizados de mulheres em saúde; de entidades sindicais; de entidades de portadores de patologias e deficiências; de associações de moradores e movimentos comunitários; de entidades religiosas; e de entidades de empresários da indústria; além de representantes do Poder Executivo, prestadores de serviço da saúde e profissionais da saúde.
O Conselho Municipal é um órgão permanente e deliberativo, que se reúne uma vez ao mês para formular estratégias e controlar a execução das políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O Conselho também tem o poder de evitar que políticas e programas de saúde sejam extintos ou suspensos ou que sejam instalados sem análise de perfil epidemiológico.
Para o secretário Francisco Hostins Junior, a participação de representantes de usuários, profissionais e prestadores de serviços estabelece um debate maduro, onde os pontos de vista são abordados, fazendo com que decisões sejam tomadas sempre em benefício do Sistema Único de Saúde, no seu aspecto coletivo. ?Ademais, os conselheiros usuários trazem sempre informações importantes, que ocorrem no dia a dia das unidades de saúde e demais equipamentos do SUS, dando oportunidade para a gestão poder sempre aperfeiçoar os serviços nestes locais. Com a opinião de todos, conseguimos estar permanentemente em busca de aperfeiçoamento dos serviços prestados?, explica o secretário.
Opinião de quem faz parte
Erica da Silva, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, é uma das atuais conselheiras da saúde de Gaspar e pretende se reeleger nas eleições do dia 24. Para ela, o conselho é importantíssimo e a cada ano está mais atuante, com maior participação da própria comunidade.
Outra representante que também pretende se reeleger no próximo dia 24 é Jocenira Waltrick, da Conferência Vicentina. Segundo ela, como os trabalhos da Conferência estão ligados a Pastoral da Saúde, é muito importante poder opinar junto nas decisões de como serão aplicados os recursos e quais programas serão realizados na saúde em Gaspar.
Além dos conselheiros eleitos, a comunidade em geral também pode participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, porém, não têm poder de voto, mas pode expor sua opinião e explicar suas dificuldades. As reuniões acontecem sempre na últimas 4ª feira de cada mês, às 18 horas na sede da Secretaria de Saúde.
Principais atribuições do Conselho de Saúde
*Definir as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, e aprová-lo;
*Apreciar e aprovar o orçamento do Fundo Municipal de Saúde e sua programação financeira;
*Controlar a execução do cronograma orçamentário do Fundo Municipal de Saúde, bem como a sua aplicação e operacionalização, aprovando as contas;
*Apreciar e aprovar a inclusão de novos programas de saúde, a exemplo do SAMU, NASF, CAPS infantil, bem como a abertura de novas equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal, dentro de critérios de padrões e parâmetros assistenciais;
*Apreciar e aprovar os Relatórios Anuais de Gestão do Sistema Único de Saúde apresentados pelo Gestor Municipal.
Edição 1319
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).