A previsão de chuvas fez com que o secretário da Educação, Neivaldo da Silva, decidisse cancelar o Desfile da Independência, programado para acontecer na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, na rua Coronel Aristiliano Ramos. ?Todas as escolas estão envolvidas e precisávamos tomar esta decisão na manhã de hoje para poder informar a todos os alunos?, justificou o secretário.
As escolas e entidades que participariam do evento estão sendo avisadas na manhã de hoje, terça-feira. As sessões cívicas, que desde o dia 1º acontecem nas escolas da cidade, continuam confirmadas nos educandários onde ainda não foram realizadas.
No Belchior, a direção da escola Frei Policarpo ainda não tomou nenhuma decisão. Por enquanto, o desfile está mantido e, inclusive, os alunos ensaiam na manhã desta terça-feira para suas apresentações.
________________________
O espírito cívico toma conta de Gaspar nesta quarta-feira, 7. No dia da Independência do Brasil, haverá no município dois desfiles que exaltarão este acontecimento histórico e político, que chega ao marco de 189 anos. Um dos desfiles acontece no bairro Belchior Alto, a partir das 10h30. Antes do desfile, promovido pelo Colégio Frei Policarpo, acontece na própria escola uma homenagem cívica, que abre o dia com atrações culturais imersas no patriotismo.
O desfile do Belchior costuma reunir grande público na Bonifácio Haendchen, principal via do bairro, e contará com 24 pelotões na quarta-feira. ?O desfile é tradição. Trabalho na escola há oito anos e desde aquela época já era grandioso?, comenta o diretor, Jaime Kirchner. Os pelotões serão formados por entidades do bairro, pelas escolas Frei Policarpo e Belchior e pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Irmã Cecília Venturi. Após a marcha, haverá uma feijoada no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, com os lucros voltados para a APP da Escola Frei Policarpo.
?O desfile desperta o espírito cívico e a cidadania, traz um momento de reflexão histórica e ainda ensina a disciplina. É importante que a comunidade se sinta parte. O desfile é do povo e não da escola?, argumentou o diretor.
Desfile no Centro
No mesmo dia, às 8h30, acontece o desfile na rua Coronel Aristiliano Ramos, rua central da cidade. Antes do desfile, as bandeiras serão hasteadas por representantes dos três poderes. ?Como estamos durante os jogos escolares, as bandeiras dos desfiles serão levadas por meninas atletas de várias escolas?, contou Gabriel Correa, diretor do departamento de Cultura.
Desfilarão 20 unidades escolares, CDIs e militares, sendo que a abertura do desfile fica por conta da banda São Pedro. Caso chova, o evento será cancelado.
Edição 1324
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).