Secretaria libera recursos para obras de recuperação no Arraial - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria libera recursos para obras de recuperação no Arraial

27/03/2009

14MD.jpgO barulho das máquinas trabalhando poderá ser ouvido por todos os moradores do bairro Arraial a partir da próxima segunda-feira, 30.
Na manhã de ontem, quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau anunciou a liberação de uma verba no valor de R$ 200 mil para reabertura das vias da localidade, que permanecem interditadas devido aos estragos provocados pela tragédia que atingiu a cidade no ano passado.
A medida estava sendo sendo solicitada pela comunidade desde o mês de novembro e o acesso já havia sido liberado parcialmente, até o Eco Hotel. Agora, a estrada deverá ser completamente limpa, até a Capela São José, permitindo que o ônibus volte a circular pelo local e realize novamente o transporte de trabalhadores e estudantes.
O presidente da Associação de Moradores do Arraial, Carlos José Junges, comemora a notícia. "Vai ser muito bom para as famílias que já retornaram para suas casas. A parte alta do bairro abriga cerca de 55 famílias e com as estradas liberadas, talvez elas consigam retornar em breve", destaca o presidente.
No início do mês, uma comitiva formada pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, e outras autoridades visitou as localidades do Arraial para que fosse feita uma análise dos pontos mais críticos do bairro. "O secretário prometeu que as obras começariam este mês e ficamos felizes por ele ter cumprido essa promessa", acrescenta Carlos José. A expectativa é de que os trabalhos durem três semanas.
Quando as estradas estiverem liberadas, a Associação de Moradores irá solicitar à Celesc que instale novos postes de energia elétrica na Estrada Geral, pois de acordo com o presidente da Associação, a antiga fiação passava pelo meio do mato e não iluminava a rua.

Vistoria
O geólogo Joel Pellerin e o geógrafo José Henrique Vilela, professores da Universidade Federal de Santa Catarina, chegaram ao Arraial na semana passada para avaliar a possibilidade de as famílias retornarem ao local. Nesta semana as análises continuam e os profissionais revelam que não têm previsão para finalziarem o trabalho. Durante as vistorias, além de estudar os deslizamentos e rachaduras dos morros, os profissionais verificam também as residências. "Quando ocorre o deslizamento ou onde há rachaduras é possível que o solo tenha trabalhado e comprometido a estrutura da casa", explica Pellerin.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.