Uma audiência entre representantes da classe empresarial de Gaspar, deputados do Vale e o secretário de Infraestrutura do estado, Valdir Cobalquini, deu o pontapé inicial nas negociações pela construção do Anel de Contorno de Gaspar. O encontro aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 12, no gabinete do secretário, em Florianópolis, e contou com a presença do presidente da Acig, Rogério Alves, presidente da CDL, Lourival Valim, do deputado Aldo Schneider, do representante do deputado Mauro Mariani, Adilson Schmitt, e do vereador Laércio Krauss.
Cobalquini ouviu as reivindicações das lideranças da cidade e aproveitou para conhecer melhor as dificuldades que a cidade, e todo o Vale, enfrentam, devido aos congestionamentos que se formam em Gaspar todos os dias. O secretário se comprometeu a lutar por esta causa e garantiu às lideranças que irá buscar apoio do Governo do Estado para custear as despesas com o estudo de viabilidade do Anel de Contorno e depois com o projeto executivo para a execução da obra, que desde 2006 é planejada mas ainda não possui nenhum projeto que possa garantir a liberação de recursos federais para sua execução.
?Foi uma reunião muito proveitosa, onde fomos muito bem recebidos pelo secretário Cobalquini. Estou bastante satisfeito e otimista, espero que possamos, finalmente, começar os estudos para chegar ao projeto e então pode ver esta obra se tornar realidade?, comenta Rogério Alves. Para o líder da classe empresarial, o Anel de Contorno é um importante projeto para todo o Vale do Itajaí e para o crescimento da economia local.
A mesma opinião tem o presidente da CDL, Lourival Valim, que também achou o encontro muito positivo. ?Senti que agora receberemos finalmente o apoio do Estado. Precisamos nos unir, pois já está mais do que na hora deste Anel de Contorno sair do papel. Esta é uma obra muito importante para a nossa cidade e região?, opina o líder dos comerciantes.
O projeto
O Anel de Contorno é uma proposta para que Gaspar tenha um acesso viário alternativo. O projeto prevê uma rodovia com início no bairro Bela Vista e término no trevo na Rodovia Jorge Lacerda/ Avenida Francisco Mastella, com 20 quilômetros de extensão. O objetivo é desafogar o trânsito oriundo de Blumenau e demais cidades da região, que hoje passa pela área central de Gaspar, causando grandes congestionamentos nos horários de maior movimento. A Ponte do Vale, que será construída ao final do traçado do Anel de Contorno, deve ter 270 metros de comprimento, 20 metros de largura, quatro pistas, incluindo uma de passeio e ciclovia. A intenção é que a obra seja custeada pelo Governo Federal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).