Se você levou seu filho para tomar a primeira dose da vacina contra a poliomielite chegou a hora de vaciná-lo com a segunda dose.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação inicia nesta segunda-feira, 8 de agosto, e segue até o dia 16 de setembro. A meta da Secretaria de Saúde de Gaspar é vacinar quase quatro mil crianças com idade entre zero e cinco anos.
As doses serão oferecidas diariamente nas unidades de saúde do município e no Dia D, agendado para ocorrer no dia 13 de agosto, os postos estarão abertos durante todo o dia.
Segundo o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, não serão montados postos volantes neste dia. Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacina da criança no momento da vacinação. Durante o período da campanha, as crianças que estiverem com as vacinas em atraso poderão atualizar seus esquemas, já que todas as vacinas para a faixa etária estarão disponíveis nas Unidades de Saúde.
A primeira etapa da campanha nacional de vacinação ocorreu no mês de junho e Gaspar atingiu 100% da sua meta, vacinando 3.784 crianças.
Tríplice viral
Além da vacinação contra a poliomielite, para crianças de até cinco anos, a Secretaria de Saúde também irá realizar a vacinação trípilice viral para crianças com menos de sete anos de idade. A vacina protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é gratuita. Os pais com crianças de até sete anos também devem procurar os Postos de Saúde para vacinar seus filhos e protegê-los contra estas doenças.
Conheça as doenças
Sarampo: O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.
Rubéola: A rubéola é uma doença infecciosa causada por, que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância. Trata-se de doença comumente benigna que cursa com febre, manchas tipo ?urticária? na pele e aumento de gânglios linfáticos. Pode tornar-se potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas.
Caxumba: A caxumba é uma doença infecciosa sistêmica, causada por um vírus que se caracteriza pela infecção de uma ou mais glândula salivares mais comumente a parótida. É uma doença altamente contagiante, de transmissão preferentemente respiratória. Os vírus se propagam por contato direto, espirro ou tosse, objetos contaminados por saliva e provavelmente urina.
Edição 1315
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).