[Por Gilberto Schmitt]
O prefeito Paulo Koerich herdou uma cidade sem empresa responsável pela roçagem (herança maldita). E, pouco mais de dois meses depois do início do novo governo, Gaspar ainda não tem uma empresa responsável por este serviço e nem uma licitação lançada para contratá-la.
Com as altas temperaturas, o mato cresce sem parar. Equipes próprias da prefeitura, com servidores da Secretaria de Obras, estão fazendo o trabalho de roçagem. Porém, a demanda é muito grande e a turma é pequena. Algumas ruas, praças, parques e demais espaços públicos ainda nem conseguiram ‘ouvir’ o barulho da roçadeira. E, de forma paralela, locais que já foram roçados já estão precisando de manutenção novamente.
Um servidor da prefeitura informou que cerca de cinco pessoas do Obras trabalham na roçada do município. Eles começam as cinco da manhã e param por volta das 11h, quando o calorão já está de matar.
Vereadores e servidores públicos estão tentando dar um jeito na situação e atuando na ‘roçagem voluntária’. Inclusive, o prefeito Paulo Koerich faz parte desse grupo. Funciona assim: eles metem a cara e, com roçadeiras, fazem o que podem para tentar deixar Gaspar sem mato.
A área de lazer que fica no futuro Parque Náutico, em frente ao Ginásio João dos Santos, ainda não ouviu a roçadeira. Lá, o mato está quase do tamanho das crianças que vão brincar. E aquele espaço é super movimentado. Principalmente aos finais de semana, quando muitos pais levam os pequenos.
Segundo a prefeitura, a roçada no Parque Náutico está no cronograma da próxima semana.
A prefeitura de Gaspar, através da sua assessoria de imprensa, informou que está com dificuldades orçamentárias para contratações em todas as áreas e que, no caso da roçada, possui apenas um roçador e quatro servidores da Diretoria de Manutenção e Limpeza Urbana. Disse ainda que servidores e pessoas da comunidade estão atuando de forma voluntária em alguns pontos da cidade, com equipamentos próprios; e que são priorizados pontos como rotatórias, áreas de lazer, calçadas e margens de vias.
Em relação à licitação, a contratação de uma empresa terceirizada está em tramitação no Departamento de Compras, segundo a prefeitura.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).