A partir do dia 26 (segunda-feira após o Natal), a Ponte Hercílio Deeke, que liga as margens esquerda e direita em Gaspar, ficará em meia pista. A interdição parcial é necessária para fazer as obras de alargamento da calçada e faz parte da reforma iniciada no mês de outubro. O prazo para a conclusão da obra é de até 12 meses, contada a data de assinatura da Ordem de Serviço. A recuperação da ponte está orçada em aproximadamente R$ 3 milhões, sendo R$ 2,5 milhões do Ministério da Integração Nacional e R$ 484 mil em recursos próprios da Prefeitura.
Atualmente, a empresa responsável faz o reforço dos pilares. O trabalho inclui a limpeza e devidos reparos para que estruturas possam receber a cobertura de fibras de carbono. Os próximos passos são a recuperação e ampliação da parte de cima da ponte e recuperação das vigas principais. ?Até o serviço engrenar, ainda depende de um trabalho bastante artesanal, como é o reforço dos pilares?, avalia a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt.
Com a interdição de metade da pista da ponte para as obras de reforma, serão instalados dois semáforos, um de cada lado, para controlar o fluxo de veículos. Sabendo que a restrição do tráfego vai causar lentidão, principalmente durante a temporada, o diretor-geral de trânsito de Gaspar, Jackson dos Santos, pede que os motoristas evitem entrar no centro da cidade se forem em direção à Blumenau. ?Esperamos que os motoristas sigam pela BR-470, que é uma rota até mais rápida, ou pela Rodovia Jorge Lacerda?, afirma.
Obras iniciaram em outubro
Prevista para setembro, a reforma da ponte começou no mês seguinte por causa do atraso das verbas do Ministério da Integração Nacional. Depois, a Ditran interditou a calçada do lado direito (para quem vai no sentido Centro/Margem Esquerda). Entretanto, pedestres e ciclistas podem passar pela passagem do outro lado da ponte. A passagem ficará interditada por tempo indeterminado, segundo orientação da empresa de engenharia.
Desde novembro de 2010, veículos pesando cinco toneladas ou mais estão proibidos de trafegar pela Ponte Hercílio Deeke, exceção feita a ônibus do transporte público, fretados por empresas para transportar trabalhadores e caminhões do Corpo de Bombeiros. Agentes da Diretoria de Trânsito se revezam 24h por dia na fiscalização e têm feito, em média, cinco notificações por dia. A estrutura da ponte apresenta infiltrações, fissuras, trincas, rachaduras e outros problemas que, combinados ao excesso do peso, podem causar uma catástrofe. A Ditran não possui dados de quantos veículos passam diariamente pela ponte.
Sobre a ponte
Após dois anos e meio em construção, a Ponte Hercílio Deeke foi inaugurada em 1960. Sua estrutura mede 163 m de comprimento por 9,70 m de largura. O último reparo executado na ponte Hercílio Deeke foi em 1983, após as enchentes que atingiram o Vale do Itajaí. Desde então nenhuma obra de reforma foi executada em sua infraestrutura, apenas reparos paliativos, e que não surtiram os resultados esperados.
Edição 1352
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).