Em apenas 25 segundos, cerca de dez veículos saem do Gasparinho em direção à Blumenau. O cálculo foi feito pela equipe de Trânsito do município entre as 7 e 8h da manhã desta segunda-feira, horário de pique, e só foi possível devido à instalação do novo semáforo, que começou a funcionar neste sábado e tem como objetivo dar vazão aos carros que saem do bairro e vão à Blumenau ou à Margem Esquerda da cidade.
Emerson Andrade, diretor de Trânsito, explica que nos horários de maior movimento cerca de 20 veículos saem do Gasparinho a cada dois minutos e destes pelo menos metade vai em direção à Blumenau. "Com este novo semáforo permitimos que estes veículos retornem sem precisar passar pelo centro da cidade. São cerca de 240 carros a menos circulando na área central a cada hora", calcula o diretor.
Andrade garante que o novo semáforo não provocará aumento no tempo de espera para os veículos que trafegam pela Avenida das Comunidades. "Os semáforos estão sincronizados e por isso o trânsito fluirá com mais facilidade. Se os motoristas mantiverem a velocidade dentro do permitido, que é 50km/h, poderão pegar a "onda verde" e seguir por todo o trecho sem precisar parar", aponta.
Nos três primeiros dias de operação do novo sistema não foram registradas filas maiores do que as que já se formavam diariamente na Avenida das Comunidades. Segundo Andrade, uma das principais preocupações da equipe era quanto ao bloqueio do cruzamento. "Não sabíamos se os motoristas iriam respeitar o espaço. Mas todos respeitaram e não registramos nenhum problema", destaca.
A abertura do cruzamento controlado por semáforo era uma reivindicação dos moradores do Gasparinho. O acesso foi fechado no ano passado, pois o local não oferecia segurança, sendo palco de diversos acidentes.
Novas mudanças
A equipe da Ditran está monitorando o fluxo de veículos na Avenida das Comunidades desde a tarde deste sábado, 26, quando os semáforos começaram a funcionar em sincronia. Segundo Andrade, o local será observado por 30 dias e caso as mudanças sejam positivas, a Ditran estuda retirar o primeiro semáforo da Avenida no sentido de quem vem de Blumenau. "Com o novo semáforo este ficou sem validade, porém, temos a preocupação quanto à travessia dos pedestres, que ficará prejudicada. Vamos verificar se mantemos o semáforo e diminuímos o tempo de fechamento, ou se retiramos e instalamos uma lombada eletrônica, para que haja redução da velocidade e facilidade de travessia", explica Andrade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).