Semana promove cuidados com a saúde - Jornal Cruzeiro do Vale

Semana promove cuidados com a saúde

08/05/2011


fotopg14abreMD.jpgA partir da próxima quinta-feira, 12, a Praça Getúlio Vargas será palco de diversas ações votadas para a saúde da população gasparense. As ações integram a Semana da Enfermagem, realizada pela Secretaria de Saúde em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Auxiliar e Técnico em Enfermagem. As ações são gratuitas e serão oferecidas até o dia 20 de maio.

O evento tem como objetivo principal divulgar a profissão, bem como as responsabilidades de cada profissional da categoria. ?Além disso, nosso objetivo é também oferecer orientações visando à prevenção e a promoção da saúde da população?, destaca Arnaldo Munhoz, enfermeiro da Secretaria de Saúde.
No dia 12, quinta-feira, acontece a abertura do evento na Praça Getúlio Vargas. Logo após,  seguindo até as 17h, inicia o atendimento a população, que conta com uma equipe de enfermagem onde serão oferecidas consultas, aferição de pressão, teste de glicose e orientações de prevenção à saúde. No dia seguinte, das 10h às 14h, acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Gaspar uma palestra com o tema ?Acolhimento, a porta de entrada da saúde?, e será ministrada pelo secretário de Saúde Francisco Hostins Junior. Já no dia 17, terça-feira, acontece uma palestra, também no auditório da prefeitura, com a enfermeira Ivonete dos Santos, que falará sobre o tema ?O papel da enfermagem?.

Segundo Arnaldo, a realização desta semana no município irá dar mais visibilidade à categoria da enfermagem, pois é uma profissão ainda pouco conhecida e reconhecida. ?Servirá para divulgarmos nossas funções, bem como nossos direitos e deveres?.


O que faz um profissional da enfermagem?

Em Gaspar, cerca de 70 profissionais, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atuam no atendimento a população. Para o enfermeiro, é designada a função de supervisionar os serviços de enfermagem, onde ele é o responsável pela administração, coordenação e organização da unidade de saúde. Os auxiliares e técnicos em enfermagem também participam do planejamento das ações de enfermagem, como também realizam as práticas como realização de curativos, aferição de pressão arterial, retirada de pontos e realização de grupos de promoção e prevenção à saúde.

 

edição 1289

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.