Quarta-feira, 31 de agosto. Este era o prazo estabelecido pelo Seterb para que as linhas da empresa Rainha, que faz o transporte dos moradores do bairro Belchior, se integrassem ao terminal urbano do bairro Fortaleza, em Blumenau.
Porém, um atraso nas obras dos corredores de ônibus da cidade vizinha está impedindo que o prazo agendado pelo Seterb seja cumprido e as linhas do Belchior continuarão funcionando normalmente sem data prevista para a integração.
O atraso é visto com alívio por passageiros como Andressa Scaburri, que todas as semanas faz uso da linha Belchior/Blumenau. ?Ficamos sabendo que haveria esta integração, mas nada foi explicado. Nem os próprios cobradores sabiam explicar como iria funcionar?, relata a jovem moradora do Belchior. Para Andressa, é preciso esclarecer as dúvidas da comunidade primeiro antes de definir qualquer mudnaça.
Segundo o calendário anunciado pelo Seterb, após as linhas do Belchior, seria a vez das linhas Gaspar-Blumenau, da empresa Viação Verde Vale, se integrarem ao terminal da Fonte. A data prevista era 31 de outubro, porém, segundo informações repassadas pela equipe do Seterb, todo o calendário anunciado pela empresa em meados de junho será cancelado e não há mais previsão de quando a integração acontecerá, pois a mudança depende do término das obras dos corredores exclusivos para ônibus da cidade de Blumenau.
Em 31 de julho também estava prevista a integração da linha Gaspar Alto, feita pela empresa Santa Terezinha, ao terminal do bairro Garcia. Porém, devido à falta de entendimento entre a empresa e o Seterb, a integração não foi realizada.
Entenda o caso
A integração do transporte intermunicipal da região metropolitana de Blumenau é resultado da criação do corredor exclusivo de ônibus da cidade de Blumenau e foi anunciada em outubro de 2009. A previsão era de que passaria a valer em 1º de janeiro de 2010. Na época, a notícia causou uma grande mobilização nas cidades do Vale, principalmente em Gaspar, Pomerode, Luis Alves, e Indaial. As mudanças voltaram a ser discutidas neste ano e estavam previstas para iniciar em abril, porém, foram novamente adiadas para ocorrer de forma gradativa. O novo calendário voltou a ser cancelado e não há prazo para que ocorra a integração.
Saiu no Cruzeiro
A polêmica sobre a integração do transporte intermunicipal da região metropolitana de Blumenau tem sido notícia de diversas edições do Jornal Cruzeiro do Vale. A mais recente foi publicada em 8 de julho deste ano.
Edição 1322
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).