Os estudantes de todas as escolas de Gaspar vão às urnas nesta sexta-feira, 4, para eleger os novos Vereadores Mirins que irão representar as escolas das redes municipal, particular e estadual de ensino no próximo ano. As eleições acontecem durante todo o dia, nos períodos matutino e vespertino e o resultado deverá ser divulgado ainda na sexta-feira, conforme previsão da coordenadora do programa, Andréia Morello.
O programa Vereador Mirim foi implantado em Gaspar em 2004. Para participar do Programa o estudante deve estar matriculado em alguma escola do município, deve cursar as turmas de quinta e oitava série e pode ter até 15 anos de idade. A inscrição acontece na escola e o número de candidatos depende do número de alunos matriculados em cada educandário.
A eleição dos inscritos acontece na própria escola, que elege um representante para participar do Legislativo Mirim no período de um ano. Em 2004, a eleição foi feita em cédulas de papel, já em 2005 os coordenadores do programa investiram em um programa de computador e a eleição foi similar às eleições que acontecem no país.
Após eleitos, os vereadores mirins decidem, por meio de votação, quem será o presidente, o vice-presidente, o primeiro secretário e o segundo secretário. Vale destacar que o vereador mirim não pode se reeleger. Hoje, a Câmara Mirim funciona junto à Câmara de Vereadores, no Gascic, e realiza duas sessões por mês, a cada 15 dias.
Edição 1340
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).