Cerca de cinqüenta pessoas participaram do simulado de resgate de vítimas de acidente aéreo, organizado pelo Corpo de Bombeiros com o objetivo de capacitar os 26 alunos do curso de formação de bombeiros comunitários. O simulado aconteceu neste final de semana e segundo o tenente Fragas foi uma surpresa para os participantes do curso. "Todos os anos nós realizamos um acampamento e neste ano decidimos fazer algo diferente. Organizamos este simulado e os participantes não sabiam de nada", explica.
Os alunos do curso estavam em uma instrução de combate a incêndio na tarde de sexta-feira, 17, quando viram algumas chamas no topo do morro do Bateias e foram informados de que um avião monomotor havia batido no morro. Para que a situação parecesse real, a equipe do Corpo de Bombeiros ateou fogo em alguns pneus e estourou alguns rojões. "No início os alunos do curso acharam que o fato era verídico, aos poucos eles perceberam que se tratava de um treinamento", destaca Fragas.
Segundo o tenente, o objetivo era simular um acidente em local distante. Para isso, os organizadores preparam uma casa para ser utilizada como base da equipe. No local os alunos e instrutores dormiram na noite de sexta-feira e participaram de alguns treinamentos na manhã de sábado.
No fim da tarde de sábado o grupo subiu o morro com o objetivo de resgatar as vítimas do suposto acidente. A subida demorou três horas e meia e lá o grupo teve que montar acampamento para, na manhã de domingo, poder procurar as supostas vítimas. Foram encontrados cinco bonecos, que precisavam ser salvos pelos participantes do treinamento. "Fizemos os bonecos com peso real e a cabeça deles era de balão. O objetivo do grupo era levar os bonecos até a base do morro, sem deixar estourar os balões, garantindo assim a segurança das vítimas. Apenas um boneco não chegou inteiro", revela o tenente.
Para Fragas o simulado cumpriu com seu objetivo, de oferecer aos alunos do curso de bombeiros comunitários uma vivência real de um resgate na selva. Na chegada ao quartel do Corpo de Bombeiros, os participantes foram recepcionados por seus familiares, que esperavam o grupo para um churrasco.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).