A partir de 1º de abril, o preço da tarifa de água e demais serviços prestados pelo Serviço Autônomo Municipal de Saneamento de Gaspar, Samusa, sofrerá um reajuste de 6,25%. O valor é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, referente aos meses de março de 2008 a fevereiro de 2009.
No mesmo período, o Samusa arrecadou pouco mais de R$ 6 milhões e o reajuste deverá representar um aumento de quase R$ 400 mil na receita da autarquia.
O diretor presidente do Samusa, Lovídio Bertoldi, explica que devido aos acontecimentos registrados no mês de novembro em Gaspar, que afetaram grande parte da população, a autarquia procurou alterar o valor apenas sobre o INPC. "Em alguns casos, o reajuste também é feito com base em variações sofridas como a de preços de produtos químicos e de energia", destaca.
Lovídio avalia que, se comparado ao parâmetro de reajuste da Companhia Catarinense de Água e Saneamento, Casan, que atende a maior parte das cidades de Santa Catarina, o novo valor cobrado pelo Samusa está abaixo do preço fixado pelo órgão Estadual para 2009, que é de 9,75%. "A tarifa de água da Casan, por exemplo, é quase o dobro do valor que estabelecemos para nosso reajuste", esclarece o presidente.
Ele acrescenta que a arrecadação das tarifas de água, de serviços prestados a população e de aplicações financeiras são as únicas fontes de recursos da autarquia.
"A medida se faz necessária pelo fato de que o Samusa, além de cuidar do tratamento e abastecimento da água, realiza parte do saneamento de Gaspar e cobre um percentual do déficit da coleta de lixo na cidade".
Serviços
Uma parte do valor arrecadado será utilizada pela entidade para novos investimentos que trarão benefício para a população, como a troca de captação da ETA do Bela Vista e o estudo e perfuração de poços artesianos para reforçar a captação e os reservatórios já existentes, que são algumas das prioridades estabelecidas para 2009.
O restante arrecadado será utilizado para manutenção de serviços como aferição de hidrômetro, análise de água e de projetos, consertos de cavalete, emissões de certidões, mudança de ligação e restabelecimento do fornecimento de água.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).