Com o intuito de promover a inclusão digital e social, o Telecentro Comunitário oferece um espaço destinado para cursos de informática dentro da Biblioteca Don Daniel Hostin. O programa é governamental, trabalha com software livre ? Linux ? e conta hoje com 11 turmas de até sete alunos.
A coordenadora Andréia Dias Müller conta que o Telecentro existe desde final de maio de 2009, porém ainda há muita gente que desconhece o programa. ?Já estamos nos preparando para o próximo semestre, quando teremos apenas nove turmas e já temos cerca de 38 pessoas esperando por uma vaga, porém ainda restam alguns lugares?.
Shirlei Silva, uma das professoras de informática, conta que trabalha com uma apostila dividida em quatro módulos:Word, Excel, PowerPoint e internet e que a atividade do programa teve inicio após uma pesquisa que mostrou que havia demanda para tais cursos. Hoje, o Telecentro atende pessoas de 8 a 80 anos. Uma delas é dona Rosa Peccau Roberto, 68 anos, que agora passa por processo de alfabetização e encontra no computador mais uma forma de exercitar o aprendizado. ?Digitar me ajuda a memorizar letras e palavras, até meu médico recomendou este incentivo e já senti os efeitos. Tenho que ir devagar, isso se pega com o tempo?.
Outra aluna é Eliane Becker Zemiani, 22 anos, que nunca havia tido contato com um computador. Ela trabalha como diarista, mas vê no curso uma oportunidade de aprendizado que poderá levá-la a uma nova carreira no futuro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).