O gramado de um terreno localizado no parque Paraíso dos Pôneis deu lugar a montes de cimento, areia e tijolos que estão sendo utilizados na construção de 12 novas casas para famílias atingidas pela tragédia de novembro do ano passado. As residências começaram a ser levantadas por membros da Associação de Testemunhas de Jeová em setembro e devem ser entregues aos novos moradores até o final deste ano.
A área possui 3 mil metros quadrados e as obras estão em estágio avançado, seguindo o cronograma de trabalho das centenas de voluntários que auxiliam na construção. Um dos coordenadores da ação, Conrado Castellain, conta que durante os finais de semana mais de 200 pessoas vão até o local para ajudar a concluir a obra. Durante a semana são cerca de 30 voluntários por dia. "Toda a mão de obra é voluntária em sistema de mutirão, inclusive pedreiros e engenheiro", conta.
As famílias que irão receber as casas são membros da igreja Testemunha de Jeová da região. De acordo com Conrado, três estão em abrigos e o restante mora de aluguel ou com familiares. "Fizemos um levantamento para verificar as famílias que precisavam das casas. Além disso também auxiliamos muitas pessoas com móveis, roupas e alimentos", destaca o coordenador.
Além das 12 casas erguidas no Paraíso dos Pôneis, outras três residências serão edificadas em terrenos já adquiridos pelos membros da Testemunha de Jeová. Todas as construções estarão pintadas, mobiliadas e devidamente regularizadas quando forem entregues para os futuros moradores.
Ajuda
O trabalho de auxílio aos atingidos começou assim que a calamidade atingiu a região. Membros se movimentaram para ajudar seus co-irmãos que se encontravam em dificuldade e muitos desabrigados foram acolhidos em suas casas e também nos locais de reunião das Testemunhas de Jeová.
Até o mês de fevereiro de 2009, diversos voluntários já tinham prestado auxílio retirando barro, fazendo pequenos consertos e limpando casas. Após o atendimento das necessidades básicas das famílias atingidas, deu-se início a um levantamento de todos os membros afetados e em que se situação se encontravam. Assim, deu-se início no mês de março de 2009 a um programa de reformas e reconstrução de moradias no qual foram inseridas todas as famílias de Testemunhas de Jeová que perdem suas casas ou tiveram sua moradia danificada de alguma forma.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).