Durante vistoria, o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) constatou que todos os veículos do Transporte Coletivo de Gaspar estão dentro dos limites socioambientais ideais, conforme avaliação feita por técnicos do projeto. A parceria criada entre o Sest/Senat e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) verificou que os 22 veículos, usados diariamente pela empresa Expresso Presidente, estão aptos a receber o selo verde de aprovação da iniciativa.
Ou seja, estão dentro dos níveis adequados relacionados à emissão de poluentes, como o gás carbônico. A avaliação do Programa Despoluir é realizada através de uma unidade móvel com equipamentos como opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado para realizarem as avaliações veiculares com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.
Secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, Jorge Pereira destaca a importância do selo. “Estamos muito felizes em ganhar mais esse reconhecimento para o nosso transporte coletivo. Representa o resultado e comprometimento e cuidado com os automóveis, além de mostrar que estamos sim, em dia com o meio ambiente, que também é um fator fundamental para nós”.
O Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) foi implantado pela CNT/SEST SENAT com o objetivo de incentivar novas ações de preservação do meio ambiente no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. O projeto em conjunto com a empresa operadora do transporte, promove a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2 e particulados no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).