A campanha de vacinação contra o sarampo, promovida pela Secretaria da Saúde, segue até o dia 16 de setembro e os pais de crianças com idade entre um e sete anos de idade que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados devem levá-los até um posto de saúde mais perto de suas casas. Em Gaspar, a meta é vacinar 4.584 crianças contra a doença. Em Santa Catarina, a vacina contra o sarampo foi aplicada em 400.395 crianças de um total de 499.305, somando apenas 80% da meta.
O estado pretende vacinar no mínimo 95% do público alvo. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.
Edição 1323
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).