Vala corre a céu aberto no bairro Margem Esquerda - Jornal Cruzeiro do Vale

Vala corre a céu aberto no bairro Margem Esquerda

23/09/2011

fotopg7abreMD.jpgEvelito Strapasson afirma que a novela é antiga, já dura 14 anos. Durante todo este tempo, uma vala que fica ao lado de sua casa, na rua Bernardo Matias Junges, bairro Margem Esquerda, tem sido o principal problema dos moradores da localidade, trazendo mau cheiro, ratos, baratas e pernilongos para dentro de casa. ?Meu pai, antes de falecer, colocou uns dez tubos com o seu próprio dinheiro, sendo que é responsabilidade do município e de direito de todo cidadão ter acesso ao saneamento básico?, contou.

Neste ano, cansado da situação, Evelito foi até a Secretaria de Transportes e Obras e relatou ter ficado decepcionado quando a pessoa que o atendeu disse que a rua sequer constava no mapa da prefeitura. Ele conta ter saído de lá sem nenhuma informação de quando algo será feito quanto à vala que continua aberta ao lado de sua casa. ?Minha rua não estava no mapa, mas o IPTU chega todo ano sem nem um dia de atraso, interessante, não é?? ironiza.

A vala, no entanto, não incomoda apenas Evelito e sua família, mas também seus vizinhos. Para José Carlos Comming, 54 anos, o mau cheiro é o maior problema, principalmente quando está muito quente. ?Moro há 14 anos nesta rua e desde então sempre ficou na promessa. Tem muita barata e ratos. Rato é o que mais tem porque na vala corre um esgoto a céu aberto. Quando  ainda não havia muro ao lado da vala, eu conseguia ver os bichos passando lá dentro. Além disso,  nos dias bem quentes de verão, há muito pernilongo em casa?, relatou.

Valmor Junges, 51, também mora naquela rua, próximo ao local e tem de tomar cuidados especiais para que os ratos não cheguem até a marcenaria que ele possui ao lado de sua residência. ?Para que não vá rato na minha marcenaria, eu passo veneno específico para rato em toda a marcenaria e em volta da casa. Mantenho tudo limpo sempre e quando aparece algum rato, eu mato na hora, para não me incomodar mais?, contou o marceneiro. Ele concorda com José e reafirma que o pior para os moradores é o mau cheiro, que aparece também nos dias em que há muita umidade.

Edição 1328

 

Comentários

Marcos Augusto dos santos souza
23/09/2011 10:54
É obrigação do Municipio tratar o esgoto da cidade! a população deve cobrar das autoridades que se adequem a lei! pois que sofre é o cidadão!
veja o que diz a lei:
A partir de 2007, com a Lei n° 11.445, do Saneamento ambiental, as prestações dos serviços públicos de saneamento devem garantir o acesso de todos a serviços com qualidade e continuidade. Essa lei define a obrigatoriedade de todos os municípios na elaboração tanto da Política, como do Plano de Saneamento ambiental.

Gaspar não tem 1% de esgoto tratado, apesar dos filtros que são usados hoje não tem tanta eficácia, pois devido a falta de manutenção eles contaminam o solo e muitas residências, ligam o esgoto na rede pluvial, que acaba levando este esgoto domestico para o rio e córregos.

Acordem políticos!
Vereadores fiquem ligados!

Att,

Marcos Augusto
Foz de Blumenau / morador de Gaspar.
www.fozdobrasil.com
Marcos Augusto dos santos souza
23/09/2011 10:52

1,5 milhões de pessoas morrem anualmente por não ter água potável e saneamento básico.
Cerca de 2,6 bilhões de habitantes moram em domicílio sem esgoto coletado e tratado.
Segundo a OMS a cada real investido em saneamento básico, outros 4 reais são economizados em saúde pública, ou seja , é falta de planejamento dos municípios, poderiam realizar um investimento emergencial em saneamento e iriam resolver um problemão na saúde , isto a médio prazo.
Anualmente, as doenças de veiculação hídrica, matam 1,8 milhão de crianças menores de 5 anos ? 4.900 por dia.
Ainda que possa ser evitada com medidas simples, a diarréia mata mais do que tuberculose e malária, seis vezes mais que os conflitos armados e, entre as crianças, cinco vezes mais que a AIDS.


Acordem políticos!
Vereadores fiquem ligados!

Att,

Marcos Augusto
Foz de Blumenau / morador de Gaspar.
www.fozdobrasil.com
Marcos Augusto dos santos souza
23/09/2011 10:51
A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país são tratados. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.
Santa Catarina está em 18° lugar no ranking de tratamento de esgoto no Brasil, ou seja, apenas 13% do Estado têm acesso ao tratamento de esgoto. Isso é muito grave!
Acordem políticos!
Vereadores fiquem ligados!

Att,

Marcos Augusto
Foz de Blumenau / morador de Gaspar.
www.fozdobrasil.com
Marcos Augusto dos santos souza
23/09/2011 10:42
A partir de 2007, com a Lei n° 11.445, do Saneamento ambiental, a prestação dos serviços públicos de saneamento devem garantir o acesso de todos a serviços com qualidade e continuidade. Essa lei define a obrigatoriedade de todos os municípios na elaboração tanto da Política, como do Plano de Saneamento ambiental.


Gaspar não tem 1% de esgoto tratado, apesar dos filtros que sao usados hoje nao tem tanta eficacia , pois devido a falta de manutençao ele contaminam o solo e muitas residencias , ligam o esgoto na rede pluvial , que acaba levando este esgoto domestico para o rio e corregos.

Acordem politicos!
vereadores fiquem ligados!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.