Evelito Strapasson afirma que a novela é antiga, já dura 14 anos. Durante todo este tempo, uma vala que fica ao lado de sua casa, na rua Bernardo Matias Junges, bairro Margem Esquerda, tem sido o principal problema dos moradores da localidade, trazendo mau cheiro, ratos, baratas e pernilongos para dentro de casa. ?Meu pai, antes de falecer, colocou uns dez tubos com o seu próprio dinheiro, sendo que é responsabilidade do município e de direito de todo cidadão ter acesso ao saneamento básico?, contou.
Neste ano, cansado da situação, Evelito foi até a Secretaria de Transportes e Obras e relatou ter ficado decepcionado quando a pessoa que o atendeu disse que a rua sequer constava no mapa da prefeitura. Ele conta ter saído de lá sem nenhuma informação de quando algo será feito quanto à vala que continua aberta ao lado de sua casa. ?Minha rua não estava no mapa, mas o IPTU chega todo ano sem nem um dia de atraso, interessante, não é?? ironiza.
A vala, no entanto, não incomoda apenas Evelito e sua família, mas também seus vizinhos. Para José Carlos Comming, 54 anos, o mau cheiro é o maior problema, principalmente quando está muito quente. ?Moro há 14 anos nesta rua e desde então sempre ficou na promessa. Tem muita barata e ratos. Rato é o que mais tem porque na vala corre um esgoto a céu aberto. Quando ainda não havia muro ao lado da vala, eu conseguia ver os bichos passando lá dentro. Além disso, nos dias bem quentes de verão, há muito pernilongo em casa?, relatou.
Valmor Junges, 51, também mora naquela rua, próximo ao local e tem de tomar cuidados especiais para que os ratos não cheguem até a marcenaria que ele possui ao lado de sua residência. ?Para que não vá rato na minha marcenaria, eu passo veneno específico para rato em toda a marcenaria e em volta da casa. Mantenho tudo limpo sempre e quando aparece algum rato, eu mato na hora, para não me incomodar mais?, contou o marceneiro. Ele concorda com José e reafirma que o pior para os moradores é o mau cheiro, que aparece também nos dias em que há muita umidade.
Edição 1328
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).