Vereador propõe criação de Fundação do Meio Ambiente - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereador propõe criação de Fundação do Meio Ambiente

15/03/2011


fotopg5abrecolorMD.jpgPara que a cidade possa emitir licenciamentos ambientais para obras realizadas em sua extensão territorial, o vereador Rodrigo Althoff, PV, propôs a criação de uma Fundação Municipal de Meio Ambiente. A existência de uma Fundação é apenas um dos muitos requisitos para o exercício da competência do licenciamento ambiental, porém, segundo o vereador, é de fundamental importância para que a cidade possa assumir este serviço.

A proposta do vereador verde foi apresentada na última sessão da Câmara de Vereadores e já foi encaminhada ao Poder Executivo, que avaliará a viabilidade da criação da nova Fundação.

Rodrigo destaca que a proposta objetiva, além da municipalização do licenciamento ambiental, promover também a conscientização do uso sustentável, da preservação e da conservação da biodiversidade e do meio ambiente.
?Uma das vantagens da municipalização para realização do licenciamento ambiental é a agilidade na avaliação dos processos. Hoje um licenciamento chega a demorar de um a dois anos, prazo que diminui para aproximadamente 30 dias no caso da municipalização?, aponta o vereador. Outra vantagem destaca por Rodrigo é a centralização de recursos obtidos pelos licenciamentos no Fundo Municipal do Meio Ambiente. ?Com isto, as verbas podem ser reinvestidas em novos projetos ambientais no próprio município?, revela.


O que diz a lei

O Sistema Nacional do Meio Ambiente prevê que cabe ao município a responsabilidade de promover o equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo. Para tanto, observadas as normas e os padrões federais e estaduais, o município poderá elaborar normas que tratem da sua fiscalização e preservação, levando em conta os graves problemas ambientais que afligem a sua realidade e repercutem na saúde pública e na qualidade de vida da população local.

A condição de exigir o cumprimento das leis que disciplinam essa matéria, a capacidade operacional de fiscalizar a ocupação do solo urbano e a possibilidade do efetivo poder de polícia administrativa, garantem ao Município o poder de legislar sobre esse tema e segundo o vereador uma Fundação específica para a área seria a melhor forma de garantir esta legislação e fiscalização.

edição 1274

Comentários

Daniel Silvestre
15/03/2011 19:26
uma barbaridade é o que nós moradores de gaspar estamos vendo em nossos carnes de IPTU! Eu sei que nao tem nada a ver com esse tópico, mas como cidadão e morador de gaspar desde que nasci, venho por meio deste perguntar ao senhor prefeito pastel zuchi, onde esta os 10% de aumento que nos foi avisado? em meu carne eu só vejo 112%...
tomara que ele não esteja achando que vou pagar...
cecilia werner
15/03/2011 15:20
GRAÇAS ;VC TERÁ TODO MEU APOIO TUDO QUE FOR DO MEU ALCANCE EM DEFESA DA ECOLOGIA FIRMESA VIU ! FAÇA VALER A SINCERIEDADE E UM TRABALHO CAPACITADO PARA QUE OS JOVENS E AS CRIANÇAS POSAM ACREDITAR AINDA EM UM FUTURO POSIVEL DE SEGURANÇA E AMOR E RESPEITO AO MEIO AMBIETE TENHO ESPERANÇA QUE A SUA PROPOSTA POSSA MUDAR A SITUAÇÃO .BUSCAR CONHECIMENTOS PARA INFESTIR CORRETAMENTE O DINHEIRO QUE É LICITADO PARA UM PLANETA VERDE SEM TRAGEDIAS SEM GANANCIA E SEM POLUIÇÃO E SEM DESTRUIÇÃO PRECISAMOS RESGATAR OS BONS COSTUMES E RECOPERAR OS ESTRAGOS QUE FOI COMITIDO NO PASSADO E MUDAR A SITUAÇÃO DO NOSSO MAL COMPORTAMENTO COM A MÃE TERRA E TOADAS AS SUAS CRIATURAS QUE SÃO NECESSÁRIO ESIRTIR PARA QUE O HOMEM POSSA SOBREVIVER EM ARMONIA COM A NATUREZA
cecilia werner
15/03/2011 10:14
GLORIA AO CRIADOR PELO MENOS ALGUEM SE MANIFESTOU .ESTOU A DISPOSIÇAÕ EM AJUDAR EM TUDO QUE PRECISO FOR . COM ESSA ATITUDE DEVERIAS SER O PREFEITO NÃO SÓ UM VERIADOR . COMTRATA UM BOM ENGENHEIRO PARA FAZER UM REPARO .PRA NÃO PRECISAR MAIS VER O NOSSO DINHEIRO SAIR PELO RALO
Gisela D. Amorin
15/03/2011 09:26
Isto ai, parabéns, é preciso olhar com seriedade ao meio ambiente. Criam muitos cargos, empregos e nunca se faz o que realmente se precisa. Como ficaram nossas futuras gerações.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.