As toalhas penduradas no varal, a horta bem cuidada e o cachorro amarrado na cerca chamam a atenção de quem passa pela quadra de esportes Otávio Luis Schmitt. Aos fundos do espaço público existe uma construção onde parecem estar morando algumas pessoas.
O fato chamou a atenção do vereador Luis Carlos Spengler Filho, Lú, que na sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 22, apresentou um requerimento solicitando informações aos Poder Executivo sobre a legalidade da possível moradia. ?Fiquei sabendo através de pessoas da comunidade que me questionaram, então decidi ir atrás de esclarecimentos?, justifica o vereador.
O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores e já foi repassado ao Poder Executivo. O vereador quer saber se de fato há pessoas morando no local, quem são elas, se há autorização para elas estarem ali e quem está pagando as despesas da possível moradia provisória, que tem até ar condicionado. ?Não sei quem são essas pessoas, mas se são vítimas da tragédia, não acho justo estarem ali pois muitos que perderam suas casas estão pagando aluguel, ou foram para os abrigos?, opina o vereador.
A equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro esteve no local e encontrou um homem que disse estar morando em um dos quartos da construção desde a tragédia, mas não quis se identificar. Além dele, outro homem também estaria residindo no espaço.
Carmelino dos Santos, que trabalha na guarita de um estacionamento em frente a quadra conta que conhece os dois e que são pessoas de bem. ?Estou trabalhando aqui há um mês e sempre vejo eles. Parece que são funcionários da Prefeitura?, revela o vigia.
Segundo Fátima Arruda, superintendente de Finanças da Prefeitura, a construção que fica atrás da quadra de esportes pertence à Igreja Matriz e foi alugada pela Prefeitura para abrigar os zeladores de ruas. ?Reformamos o local e fizemos um banheiro e uma cozinha, para que eles possam ficar quando chove ou se arrumar antes de ir para casa e também para a hora do lanche?, explica. Quanto ao fato de ter pessoas morando no local Fátima disse não estar informada.
O chefe de Gabinete do prefeito, Doraci Vanz, explica que apenas uma pessoa está autorizada a morar ali enquanto aguarda sua moradia ficar pronta. ?Inclusive ele cuida da estrutura para nós a noite, porque muitos vândalos destruiam?, justifica.
edição 1269
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).