Vereadores rejeitam projeto que prevê aumento das vagas na Câmara - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereadores rejeitam projeto que prevê aumento das vagas na Câmara

20/09/2011

img3742MD.jpgComo já haviam anunciado, os vereadores Kleber Wan-Dall, Luis Carlos Spengler Filho, Claudionor da Cruz e Souza e Rodrigo Althoff votaram contra o projeto de revisão da Lei Orgânica do Município e assim o projeto, que precisava de sete votos para ser aprovado, foi rejeitado.

Agora, a discussão deverá seguir para a Justiça Eleitoral, pois há diferentes entendimentos na Câmara quanto ao número de vagas para 2012. O departamento jurídico, e alguns vereadores, entendem que com a rejeição permanecem as vagas atuais, que são dez. Outra parte entende que o que vale é a lei anterior às mudanças do TSE, que prevê 13 vagas.
Votaram a favor do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município ? que prevê a eleição de 13 vereadores em 2012: Antônio Dalsóquio, Joceli Campos Lucinda, José Hilário Melato, Amarildo Rampeloti, Raul Schiller, e Jorge.


Vereadores rejeitam que votação do projeto de lei ocorra de forma separada


A mesa diretora solicitou que o inciso V, que prevê o aumento do número de vereadores, fosse votado em separado, para não correr o risco de que todo o projeto de lei que prevê a atualização da Lei Orgânica do Município, fosse rejeitado pelos vereadores.  A proposta foi rejeitada pelos vereadores José Hilário Melato, Raul Schiller, Amarildo Rampelotti, Antonio Dalsóquio, Joceli Campos Lucinda e Jorge.

 

Inicia a votação do projeto que prevê aumento do número de vereadores

img3703MD.jpg

O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que prevê o  aumento de dez para 13 vagas na Câmara a partir do próximo ano, entrou em votação por volta das 18h40.

O vereador Amarildo Rampelotti fez uso da tribuna para defender a aprovação do projeto. Para o vereador, a comissão se reuniu para melhorar e atualizar a Lei Orgânica e estabelecer um poder autônomo, que ajude a consolidar a democracia. ?Não é possível caminhar na democracia se a gente enfraquece um dos poderes. O quanto vai custar, é preciso discutir e a gente que defende as 15 vagas têm proposta para isso. Propomos 13 vagas para efetivar um consenso nesta casa?, defendeu.

O vereador Rodrigo Althoff também fez uso da palavra e se posicionou contra o aumento das vagas. ?As entidades se manifestaram contra, lideranças empresariais se manifestaram contra e também sou contra?, afirmou.

Para o vereador Raul Schiller, que presidiu a comissão que elaborou a proposta da emenda à Lei Orgânica, o que imperou foi o bom senso. ?Eu queria reduzir o recesso, mas pelo bom senso, abdiquei deste desejo. Propomos o aumento para 13 e não o máximo, que poderia ser 15, e esperava também o bom senso dos demais vereadores?, discursou.

O vereador Kleber Wan-Dall fez uso da tribuna e questionou: ?qual a forma de fortalecer uma instituição, com o aumento do número ou de outras formas?? Segundo o vereador, há descaso da Administração com os vereadores e de nada adiantaria ter 13, 15 vereadores dentro da Câmara.

Mais opiniões

Claudionor da Cruz e Souza, presidente da Casa, foi à tribuna e propôs que a votação do projeto de lei em discussão seja feita por emendas e não pelo projeto inteiro, pois entende que o mesmo prevê mudanças importante para a comunidade e corre o risco de ser desaprovado caso não haja consenso entre os edis. ?As pessoas que ouvi, 90% foram contrárias ao aumento do número de vereadores e eu tenho o dever de ouvir estas pessoas, por isso sou contra o aumento?, afirmou.

img3701MD.jpgQuem também fez uso da palavra foram os vereadores Antônio Dalsóquio, representante do Governo, e Amarildo Rampelotti, que defenderam o aumento da representatividade na Câmara de Vereadores. Para o vereador Joceli Campos Lucinda, faltou bom senso dos vereadores na hora de definir o aumento de vagas na Câmara. ?Sou a favor pois sei do que nosso município precisa. Com mais vereadores teremos mais pessoas olhando pra o que a nossa cidade precisa?, afirmou.

O vereador Jorge fez coro aos companheiros do seu partido. ?Quero só que seja mantido o que já tínhamos na cidade em 1993, que eram 13 vereadores. Peço que os demais vereadores votem a favor?, afirmou.

Para o vereador José Hilário Melato o aumento deve ocorrer, mas de forma gradativa. ?A comunidade pede aumento policiais civis, militares. Por que? Porque a cidade está crescendo. Existe essa necessidade de revisar nossa lei orgânica. Em audiência pública, nossas entidades e lideranças também entenderam que o aumento de vereadores deveria ser progressivo, pensando no desenvolvimento do município de Gaspar?, discursou.

 

Vereadores rejeitaram emenda que propôs apenas dez vagas para 2012


Após a votação de alguns projetos, os vereadores iniciaram a discussão sobre a emenda modificativa que propõe a manutenção das dez vagas no plenário a partir de 2012.

O vereador Luis Carlos Spengler Filhos fez uso da palavra e justificou a manutenção das dez vagas alegando que o número atual de parlamentares é suficiente. ?O Executivo quase não atende nossas demandas, também não vai atender de mais do que dez vereadores?, afirmou.

O vereador Kleber Wan-Dall também fez sua defesa e alegou que com base em pesquisas e ouvindo a comunidade entende que não há necessidade de aumentar o número de vagas.

Apesar da defesa dos vereadores, a emenda foi rejeitada, com voto contrário dos vereadores Amarildo Rampelotti, Raul Schiller, Antônio Dalsóquio, Joceli Campos Lucinda, Jorge, e José Hilário Melato.

 

Votação para aumento de vagas na Câmara inicia com plenário vazio


img3675MD.jpgPoucas pessoas apareceram para acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 20, que entre outros projetos vai avaliar a proposta de aumento do número de vagas na Câmara a partir de outubro de 2012. A sessão acaba de iniciar e os vereadores ainda aprovam outros projetos antes de iniciar a polêmica discussão sobre o aumento das vagas.
Em breve, mais informações.

Comentários

Samoel Bianeck
24/09/2011 08:31
Acho que amanheci com pena dos Deputados da Paraíba? Seria por aumento de seus salários milionários? Ter que ir bater o ponto, digo ligar para o office-boy assinar seu ponto? Sei lá! Mas que estão trabalhando ? ah, rápido estão!. Se dois deputados aprovam tantos projetos em apenas 3 minutos "Pra-mode-que tantos cabara deputado?". Nada disso: Como se tratava de concessão de Rádios, liberação verbas, por sinal indicada pelos ausentes - dois deputados "laranjas" apenas leram o título e com o carimbo cinza aprovara mais de 100 projeto em apenas 3 minutos. E ainda ficaram rindo da cara do povo Paraibense. Este é o Brasil que construíram nos últimos 20 ou 8 anos. ?Paraiba Mulher macho sim sinhô? ? Deixe a presidenta saber disso quando voltar da ONU!.
Claudio Cesar Miglioli
22/09/2011 08:21
Entendo que o vereadores devem se posicionar em favor da vontade de quem lá os colocou, ou seja, o povo através do voto, é notório e dispensável qualquer pesquisa para saber que o povo não aprova o aumento de cadeiras na câmara.
Na minha opinião, o vereador deve primeiramente se nortear pela vontade popular; pois se não é capaz de representar e ouvir a vontade da maioria num assunto tão simples, por certo está e estará defendendo mais a sua vontade própria e de seu partido, do que quem o elegeu.
O importante é ficarmo atendo, pois tal votação nos apresenta quem realmente está disposto a votar e ouvir a vontade popular, aqui não importa se o povo esta ou não com a razão, eles foram empossados para representar a vontade da maioria e se não tem capacidade para tanto, nem mereciam estar lá, espero que nos lembremos de quem votou contra e a favor, para usarmos o "bom senso" nas próximas eleições.
Milena
21/09/2011 11:45
Os políticos são eleitos pelo povo.Eles tem o dever de ouvir as ansiedades do povo e trabalhar em conjunto para melhorar a nossa cidade.
O que o Carlos Alberto escreveu é o que deveria acontecer. Eles teriam muito mais ajuda da população mas , a população também deixa a desejar em suas ações com os políticos.
Gaspar é uma cidade pequena e com tantos problemas.
Aqui se afunila o trânsito do Vale do Itajaí. Fica impossível transitar após 16h. A questão das drogas, a ponte, delegacia em péssimas condições, Saúde, estradas esburacadas( até as que são asfaltadas.
ELEN LOUISE
21/09/2011 11:09
Olha o raciocismo do Sr Carlos Alberto, ele não precisou nem de 10; nem 13; e nem de 15.
Somente em cinco linhas ele disse tudo o que os politicos deveriam fazer.
Obrigado.
CARLOS ALBERTO
21/09/2011 09:13
Após as eleições os politicos tem que entender que, não importa o numero de envolvidos e sim olhar pelo povo é o que mais vai precisar deles. Portanto após serem eleitos, esqueção os partidos e sejam amigos, para que o executivo e legislativo possam fazer alguma coisa pela sua cidade.
Acho eu que esta educação vem de casa.
Obrigado.
Rafael
21/09/2011 00:02
Parabéns aos vereadores Kleber Wan-Dall, Luis Carlos Spengler Filho, Claudionor da Cruz e Souza e Rodrigo Althoff, por votarem contra o projeto de aumento do número de vereadores. Gaspar não precisa de mais vereadores, precisa é de melhores vereadores, que defendam as reais necessidades da comunidade, e não interesses partidários.
mauricio zimmermann zabel
20/09/2011 21:44
Será que os vereadores não sofrem de solidão? pergunto isso porque só de olhar as cadeiras do plenário quase todas vazias, eu já sinto uma angústia, quase entro em depressão. Vendo isso a gente percebe como a população leva a sério a classe política, mesmo que esteja sendo votado algo ,não diria importante pro município, mas para eles mesmo, quase ninguém deu bola.O povo preferiu ver a novela do que participar do "DEBATE".A classe política está tão desacreditada que chega a dar pena, tudo que sai da boca de um político já soa nos ouvidos das pessoas como mentira, é lamentavel ver o nosso país mergulhado neste caos político,onde ninguém tem seriedade suficiente pra trabalhar em benefício do outro sem pensar em tirar proveito para si mesmo. Será que olhando o plenário vazio, os vereadores não conseguem adivinhar o que o povo pensa a respeito do aumento no números de vereadores?Eu acho que tinha mais vereadores no plenário do que população, dai da pra ver que já tem vereadores demais NÉ !!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.