Na tarde desta quinta-feira, 28 de março, os vereadores Giovano Borges (PSD), Roberto Procópio (MDB) e Franciele Back (MDB) se uniram em apoio aos usuários contra a paralisação do transporte coletivo regional nos bairros Bela Vista e Belchior. A decisão foi tomada após o anúncio da empresa concessionária de transporte coletivo da cidade de Blumenau (BluMob) de que não vai mais circular nos referidos bairros a partir de segunda-feira, dia 1º.
O transporte coletivo de Blumenau passou a efetuar o trajeto no Bela Vista em janeiro deste ano, com a extensão da linha 507 que trafegava até o Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus Gaspar. A ordem de serviço para o retorno da entrada da BluMob no bairro foi assinada pelo prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall; e pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. A BluMob também vinha atendendo os moradores do bairro Belchior com uma linha de transporte em diferentes turnos.
Entretanto, na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes de Blumenau emitiu um comunicado de que as linhas Bela Vista e Belchior não vão circular a partir do primeiro dia de abril. De acordo com o comunicado, a paralisação se deve a uma determinação da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) que considera o transporte irregular, uma vez que, a linha não pode ultrapassar os limites territoriais dos municípios Blumenau/Gaspar.
Para o vereador Giovano Borges é inaceitável esta decisão. "Depois de muita luta, tínhamos efetuado uma ótima parceria com os prefeitos municipais e os usuários vinham sendo atendidos normalmente". Já o vereador Roberto Procópio lamentou o fato de que a Aresc não vem fiscalizando a precariedade de uma empresa intermunicipal, mas prejudica o atendimento de vários usuários dos bairros Bela Vista e Belchior. "Não vamos parar por aqui, nós vamos lutar para que os serviços da BluMob retorne".
Para a vereadora do distrito do Belchior, Franciele Back, é inacreditável o fato de que quem deveria ajudar acaba prejudicando a vida dos usuários. "Isso não vai ficar assim, vamos nos posicionar", afirmou a vereadora.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).