Vida dedicada ao rádio - Jornal Cruzeiro do Vale

Vida dedicada ao rádio

27/10/2009

199MD.jpg"O rádio é a minha vida". Foi assim que o comunicador Nilton Simas definiu a paixão que sentia pelo rádio ao completar 50 anos de carreira, em entrevista à equipe do Jornal Cruzeiro do Vale, em julho de 2005. Nilton Simas partiu na quinta-feira passada e já deixa muitas saudades entre os amigos e fiéis ouvintes de todas as manhãs e tardes pela Rádio Sentinela do Vale.
Dezenas de amigos e ouvintes foram ao cemitério municipal dar o último adeus ao comunicador. O enterro aconteceu na sexta-feira, 23. Antes do sepultamento, Simas recebeu a benção de Ernesto Schramm, que proferiu palavras de conforto e de fé aos familiares e amigos. A última homenagem foi dirigida pelo proprietário do Jornal Cruzeiro, Gilberto Schmitt, que em nome de toda a imprensa gasparense homenageou o radialista que com sua vibrante voz fazia a cidade acordar todas as manhãs, com o programa Sentinela da Manhã.
Simas morreu aos 69 anos, vítima de um câncer no esôfago, descoberto há cerca de um ano e meio. Neste período, lutou bravamente contra a doença, mas não deixou de exibir sua forte voz nas ondas do rádio. "Há cerca de um mês ele participou do programa pela última vez. Jamais poderia imaginar que seria sua última participação. Acreditava que ele iria se recuperar e voltar ao trabalho. Infelizmente não foi possível. Vamos sentir muito a falta dele", conta Benvindo Miglióli, que tinha o apoio de Simas em seu programa de todas as tardes.
Para Benvindo, Simas era mais que um amigo, era um irmão. "Sempre o apoiei e ajudei muito. Como ele foi alcoólatra, passou por muita dificuldade e sempre estive ao lado dele, por isso ficamos tão ligados. Nos últimos anos ele havia largado a bebida e estava se saindo muito bem", relembra o amigo, que agora vai apresentar o programa ao lado do filho, de 11 anos de idade.

Trajetória
A voz de Simas percorreu pela primeira vez as ondas sonoras de Gaspar no início da década de 70, pela Rádio Sentinela do Vale. Simas veio para a cidade para fazer o programa de abertura da rádio, o Sentinela da Manhã, que vai ao ar às 5h da madrugada. O programa foi apresentado por Simas até poucos dias atrás. Mas engana-se quem pensa que a trajetória do comunicador começou na cidade. Simas começou a trabalhar no rádio em 1955, com apenas 14 anos de idade. Sua voz grave e forte chamou a atenção do radialista Flávio Rosa, que o convidou para trabalhar na PRC 4, que é hoje a Rádio Clube de Blumenau.
Em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Vale em 2005, Simas contou que no início hesitou o convite. "Eu não queria ir para a rádio, eu trabalhava no Cine Bush, em Blumenau, e estava bem empregado lá. Após muita insistência fui trabalhar como sonoplasta na rádio PRC 4", contou Simas ainda em vida. Somente dois anos após é que Simas revelou sua voz aos ouvintes da rádio e depois da estreia não parou mais.
Nos 54 anos de carreira trabalhou em grandes rádios como a Rádio Clube Santos, Rádio central Paraná, Rádio Difusora Alto Vale, Emissora Rural de Rio do Sul, Rádio Mirador, Rádio Difusora Vale do Itajaí, entre outras. Encerrou a carreira na Sentinela do Vale, local onde trabalhou nos últimos 30 anos de vida.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.