Vídeo mostra grande Procissão de São Cristóvão em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vídeo mostra grande Procissão de São Cristóvão em Gaspar

31/07/2022

O brilho no olhar de todos os motoristas e demais participantes da tradicional Procissão de São Cristóvão em Gaspar mostra como o momento é importante. O sol ainda não havia aparecido e centenas de caminhoneiros já se alinhavam em toda a extensão da Avenida Francisco Mastella para garantir o melhor lugar e homenagear o padroeiro dos motoristas.

A procissão iniciou por volta das 7h deste domingo, dia 31 de julho, e passou pela Avenida das Comunidades, entrou na mão-inglesa em frente à Linhas Círculo, seguiu pela rua Leopoldo Schramm e finalizou na Comunidade São Cristóvão, onde aconteceu a esperada missa dos festeiros.

As imagens são de Paulo Flores, da FP Drones Imagens Aéres.

Padroeiro

Este ano, Francisco Solano da Costa teve a honra de levar a imagem de São Cristóvão durante a procissão. Confira um pouco da sua história:

“Aquele que carrega Cristo no coração”

A estrada é um caminho que leva a muitos lugares, mas não só isso. Ela proporciona vivências inusitadas, experiências que fazem crescer, conhecimento que agrega, culturas diferentes e muito mais. Às vezes, ela faz enfrentar o medo do desconhecido, onde a cada parada podem surgir surpresas boas, ou ruins. Mas tudo isso proporciona uma sabedoria inigualável e só quem tem o amor por rodar mundo afora sabe o que isso significa.

“Sempre tive vontade de dirigir, mas era pequeno quando acompanhava meu pai. Eu gostava tanto que chegava a fugir da escola para andar de caminhão com o meu tio, que também era caminhoneiro”. Esse desejo genuíno de viver na boleia de um caminhão é de um homem gasparense que contava os dias para completar a maior idade e virar motorista. Foi assim que Francisco Solano da Costa, o popular Solano, deu início à profissão, no ano de 1983. Filho de Manoel da Costa e Terezinha Polônia da Costa, ele não herdou apenas os princípios da tradicional família do bairro Lagoa, em Gaspar. O amor pela profissão também vem de gerações. Dos nove irmãos da família Costa, quatro seguiram a carreira do pai e geralmente viajavam juntos.

Embora a rotina seja exaustiva e com horário apenas para sair de casa, os irmãos jamais pensaram em desistir da profissão. Desde o princípio, Solano enfrentou os desafios da estrada, pois não conhecia nenhum lugar além de Gaspar. A profissão lhe proporcionou anos de vivências e conhecimento que até hoje são levados adiante. Ele relembra momentos maravilhosos vivenciados no trecho, onde recebeu dos colegas o apelido de Pau-Brasil, porque transportava a melhor lenha.

Guiado pela fé, Solano teve uma das maiores graças recebidas neste ano: a oportunidade de conduzir a imagem de São Cristóvão na tradicional procissão que acontece em Gaspar. Emocionado com o convite recebido, Solano relembra os momentos em que sua mãe pedia pela proteção dos filhos e da família e os acompanhava nas viagens. “Eu nunca imaginei que teria uma oportunidade dessas. Minha mãe sempre andava junto conosco, sempre muito religiosa e devota de São Cristóvão.”.

A família Costa já tinha como compromisso participar da procissão todos os anos. E, desta vez, o sentimento de gratidão pelos livramentos e graças alcançadas será diferente. “Não sei nem falar, são vários sentimentos ao mesmo tempo”, justifica Solano. Um dos irmãos caminhoneiros, o Maisena, celebra mais um ano de vida a cada 25 de julho, portanto, a comemoração é dupla e este é mais um grande presente para a família.

Edição 2066
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.