Vistoria afirma que cabeceira da ponte pode vir a desabar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vistoria afirma que cabeceira da ponte pode vir a desabar

02/03/2010

25fev9MD.jpgA cabeceira da ponte Hercílio Deeke corre o risco de desabar. Esta é a conclusão que a diretora da Defesa Civil de Gaspar, Mari Inês Testoni Theiss e o diretor de Trânsito, Emerson Andrade, chegaram após realizar uma vistoria no local.

O laudo foi assinado no final de janeiro deste ano, após uma reportagem publicada pelo Jornal Cruzeiro do Vale denunciando que a cabeceira da ponte estava cedendo e, apesar da grave constatação, até o momento a Administração Pública Municipal nada fez para recuperar a estrutura da ponte.

Somente após a ruptura da tubulação que leva água para tratamento na ETA I do Samae, na manhã da última sexta-feira, 26, é que a Prefeitura proibiu a passagem de veículos acima de 5 toneladas pelo local, uma das três recomendações feitas pelos especialistas no final de janeiro. As outras duas recomendações eram para que um especialista fosse contratado para periciar o local e que o peso de veículos sobre a ponte, atualmente limitado a 10 toneladas, fosse reavaliado.

Até o fechamento desta edição a passagem de veículos pesados pela ponte continuava proibida e os agentes da Diretoria de Trânsito estavam no local para coibir a passagem destes veículos.

 

Restauração

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Soly Waltick, garante que existe uma preocupação do Governo com a ponte e que um projeto de recuperação será executado após uma nova perícia. "Ainda não temos um agendamento para esta nova perícia, pois estão sendo contatadas as empresas que tenham disponibilidades para efetuar o trabalho", explica o secretário.

A última perícia oficial feita no local data de 2005. Na época, o engenheiro Perci Odebrecht indicou ser urgente a restauração completa das armaduras de concreto, a recuperação das vigas do trecho e pontos específicos da infraestrutura, além de outros serviços com o objetivo de evitar dilatações e eliminar as infiltrações.

A última recuperação na Ponte Hercílio Deeke foi realizada logo após a grande enchente de 1983.

 

Nova ponte não tem previsão

A ponte Hercílio Deeke é o único acesso que liga as duas margens do rio Itajaí-Açu em Gaspar. Uma nova ponte vem sendo projetada pela Administração Municipal há mais de cinco anos, porém, até o momento a obra não possui previsão de início.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Soly Waltrick, destaca que o prefeito tem se empenhado na construção desta nova ponte, que oferecerá uma travessia segura à comunidade, e para tanto conta com R$5,5milhões empenhados no Ministério das Cidades.

"Esta semana a prefeitura estará realizando a pré-qualificação das empresas para posteriormente licitar a obra", revela o secretário.

fotopg51MD.jpgApós o rompimento da tubulação que leva água para ser tratada na ETA I do Samae, na última sexta-feira, a equipe de Obras da Prefeitura fez um remendo no local, colocando pedaços de madeira para calçar a estrutura da ponte.

 

 

 

 

 

 

 

Defesa Civil e Ditran constatam irregularidades

A vistoria realizada pela Defesa Civil e pela Ditran no final do mês de janeiro constatou diversas irregularidades na ponte Hercílio Deeke, como a existência de degrau de abatimento, trincas infiltração, inclinação para esquerda, entre outros problemas. Veja abaixo o que constatou a vistoria:

1. A risco eminente para pedestres, ciclistas, veículo de passeio e transportes que se utilizam desta via.

2. Esmagamento causado pela inclinação da cabeceira contra a estrutura de concreto, onde localizava-se a estrutura de uma cancela.

3. Danos  no pavimento de concreto, fato este que causa grande vibração na estrutura no momento da passagem de caminhões e veículos de médio porte.

4. Deslocamento para a esquerda do protetor de corpo em torno de 5cm (primeiro vão bairro/centro).

5. Danos na estrutura do passeio pondo em risco pedestres e ciclistas.

6. Inclinação para a esquerda (bairro/centro) em torno de 7,5 cm.

7. Degrau de abatimento demonstrando que houve inclinação da cebeceira (em direção à residência da Sra. Deggau).

8. Pode ser verificado que houve inclinação para o lado esquerdo, observando a pintura feita na mesma em 2008 pela Diretoria de Trânsito (fato este visível na data desta vistoria)

9. Inclinação visível tomando como base o guarda corpo, inclinação em torno de 15cm, degrau de abatimento em torno de 7,5cm.

10. Rachadura no concreto que sustenta aterro da cabeceira da ponte.

11. Infiltração e rachadura.

12. Pedaço de concreto que se soltou da estrutura da cabeceira.

13. Tubulação adutora Samusa.

14. Trinca existente na estrutura de concreto, que dá sustentação ao aterro da cabeceira.

15. Ferragem exposta viga junção da estrutura da ponte com a cabeceira (lado direito bairro/centro).

16. Rachadura na estrutura de concreto da cabeceira da ponte no lado direito bairro/centro

17. Obra realizada pelo Samae para colocação de tubulação ára captação de água pode estar contribuindo para acelerar o processo de inclinação da cabeceira, devido a infiltração e remoção da terra no momento da colocação da tubulação.

 

_____________________________________

 

Trânsito volta a circular normalmente sobre a ponte Hercílio Deek

 

25fev13MD.jpg

O trânsito voltou a ser liberado em duas pistas na ponte Hercílio Deeke no final da tarde de sexta-feira, 26. A liberação ocorreu após o término dos reparos da adutora que leva a água bruta até a ETA I e que passa sob a ponte. Segundo a assessoria de imprensa do Samae, após uma nova vistoria técnica no local, verificou-se que o rompimento deu-se por causa do desgaste de uma das peças da tubulação.
Apenas veículos pesados é que permanecem impedidos de trafegar pela ponte. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os agentes de trânsito estarão 24h no local para garantir que nenhum caminhão atravesse a ponte. Os ônibus coletivos do município que fazem o transporte entre as duas margens funcionam normalmente.


__________________________________________


Depois de várias denúncias do jornal Cruzeiro do Vale relatando que a cabeceira da ponte Hercílio Deeke estava cedendo, a prefeitura de Gaspar resolveu interditar nesta manhã de sexta-feira, 16, a passagem de caminhões com mais de 5 toneladas. Nesta manhã de sexta-feira, o trânsito sobre a ponte acontecia em meia pista.

O prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, o secretário de Planejamento Soly Waltrick e o presidente do Samae, Lovídio Bertoldi, fizeram uma vistoria na ponte na manhã desta sexta-feira e resolveram interditar imediatamente a ponte para veículos pesados. Somente automóveis, caminhonetes, caminhões pequenos, motos, bicicletas e pedestres poderão transitar.

A adutora do Samae que leva água até o Morro do Samae e passa sob a ponte também apresentou vazamentos devido ao problema. O Samae vai consertar o problema somente no final da tarde para não deixar a cidade sem o abastecimento de água.

O prefeito de Gaspar afirmou que a ponte será interdita para colocação de  uma viga de sustentação para amenizar o problema. Ele também informou que está entrando em contado com o secretário Regional de Desenvolvimento, Paulo França, para solicitar um engenheiro para fazer um laudo técnico sobre as verdadeiras condições da ponte.

A ponte deve ficar interditada por tempo indeterminado.

25fev11MD.jpg

25fev16MD.jpg

25fev9MD.jpg

 

 

____________________________________

 

Ponte continua a ceder

Notícia divulgada pelo Cruzeiro do Vale em 26 de fevereiro de 2010

img0412800x533MD.jpg

A Ponte Hercílio Deeke continua cedendo a cada dia. Basta passar pelo local para perceber a gravidade da situação, denunciada pelo Jornal Cruzeiro do Vale em meados de janeiro deste ano. Fica a pergunta: o que a Prefeitura está fazendo para solucionar o problema?

 

___________________________________

 

Problemas na estrutura podem derrubar ponte Hercílio Deeke

 

Notícia divulgada pelo Cruzeiro do Vale em 03 de fevereiro de 2010

ponte18MD.jpgA restauração completa das armaduras de concreto, a recuperação das vigas do trecho e pontos específicos da infraestrutura, além de outros serviços com o objetivo de evitar dilatações e eliminar as infiltrações. Estas são algumas das obras apontadas pelo engenheiro Perci Odebrecht como essenciais para que a ponte Hercílio Deeke possa continuar a receber o grande fluxo de veículos que passam pelo trecho atualmente.

Todas as especificações estão no último laudo técnico da ponte, elaborado no ano de 2005 a pedido dos gestores municipais da época. O documento aponta as condições de trafegabilidade da ponte, que foram consideradas como "preocupantes" na época devido ao índice de corrosão das armaduras de aço, que dão sustentação à obra.

Os problemas da ponte ficaram ainda mais visíveis este mês com o aparecimento de ferros e rachaduras.

Na cabeceira da Margem Esquerda, por exemplo, uma ruptura da calçada gerou um degrau que atrapalha a passagem de pedestres e ciclistas, chamando a atenção para a necessidade de uma reforma no local.

O atual secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Soly Waltrick, destaca que ainda não há previsão para o início dos trabalhos e que a recuperação será feita através de um convênio federal.

Atualmente o projeto encontra-se no plano plurianual, PPA, que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. O valor total está orçado em aproximadamente R$ 2,5 milhões. Se a quantia for liberada, será contratada uma empresa especializada para a execução da obra. 

 

Recuperação

 

Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Vale na época, o então secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurílio Schmitt, revelou que a última recuperação na Ponte Hercílio Deeke foi realizada logo após a grande enchente de 1983.

O projeto de recuperação da ponte Hercílio Deeke começou a ser elaborado em fevereiro de 2006. A autorização para execução do serviço foi dada pelo então prefeito Adilson Schmitt e a previsão era de que a obra de reforço fosse iniciada assim que o documento estivesse concluído e aprovado.

 

População teme ficar sem a importante obra da cidade

 

fotopg6prejuizoseprecisarcolorMD.jpgAs cheias de 83 e 84 não prejudicaram só a festa de São Pedro daquele ano. A Ponte Hercílio Deeke, um dos maiores símbolos de Gaspar, foi completamente atingida e hoje, quase 30 anos depois, sofre as consequências das cheias.

Naqueles dias, a força e velocidade das águas fizeram com que dois pilares da ponte se quebrassem, deixando-a com menor sustentação e deixando a comunidade assustada com a possibilidade de ver a ponte ser levada pelas águas, fato que nunca veio a acontecer.

 

 

ponte15MD.jpg

Comunidade que trafega a pé ou de bicicleta pela ponte precisa tomar cuidado com os obstáculos que se formaram no local. Na cabeceira da Margem Esquerda, um degrau se formou devido a falta de manutenção, gerando insegurança em quem passa pelo trecho.

 

 

 

 

 

 

ponte3MD.jpg

Um dos principais problemas da ponte Hercílio Deeke, inaugurada há 50 anos, é a fragilidade de sua estrutura. Por baixo da obra, é possível ver rachaduras e as marcas do tempo, que se revelam em pilares corroídos, ferros aparecendo e degradados pelo tempo.

 

 

 

 

 

 

Limitadores de altura foram retirados em 2009 pela Diretoria de Trânsito

 

As barras de ferro nas cores preta e amarela já não fazem mais parte do cenário que cerca a ponte Hercílio Deeke. Os limites de altura, que serviam para evitar que caminhões muito grandes passassem pelo local, foram retirados no ano passado pela Diretoria de Trânsito e não há previsão para que sejam instalados novamente.

De acordo com informações repassadas pela Ditran, os dois limitadores de 3,80m foram retirados pois a restrição é para o peso do veículos, e não para a altura. "A fiscalização na ponte é feita pela Polícia Militar, através dos policias militares, bem como pelos agentes municipais de trânsito da Ditran, para que o limite de peso não seja desrespeitado", explica o diretor do órgão, Emerson Andrade.

A limitação de altura e peso tem como objetivo desviar o tráfego pesado do Centro do município e conservar a infraestrutura da ponte, que apresenta várias rachaduras e desníveis.

Em 2002 o então prefeito Celso Zuchi alertou sobre a fragilidade da ponte e limitou a passagem para veículos com até dez toneladas.

Em outubro de 2005, após várias denúncias por parte da prefeitura da cidade, um laudo técnico confirmou o que já se sabia há muito tempo: a estrutura da única ligação da cidade com a BR-470 apresentava pontos de avançada degradação no concreto, principalmente na viga central e nos pilares, além de corrosão nas barras de ferro.

O então prefeito Adilson Schmitt decidiu limitar a passagem para veículos com até seis toneladas. Após constantes reclamações da comunidade, voltou atrás de sua decisão e, em 2007, passou o limite novamente para dez toneladas.

Um dos primeiros grandes acidentes aconteceu já em 2005, quando um caminhoneiro desavisado passou sem perceber os limitadores de altura e acabou derrubando as cancelas instaladas próximo à rotatória.

Acidente

 

fotopg7abrecolorMD.jpg

 

 

A foto de arquivo mostra o antigo limitador de altura, que foi quebrado algumas vezes, e a limitação anterior em 6 toneladas. Hoje, apesar do limite ter voltado a 10 toneladas, não há uma fiscalização mais rigorosa sobre a ponte.

 

 

 

 

 

 

Parcerias possibilitaram a construção da ponte

 

A construção da Ponte Hercílio Deeke aconteceu nas gestões de Dorval Pamplona como prefeito e Jorge Lacerda como governador do estado, no período administrativo de 1956 a 1961. Durante a campanha eleitoral, Lacerda prometeu num comício em Gaspar que se fosse eleito ajudaria a construir a ponte sobre o Rio Itajaí-Açú. Eleito governador, logo recebeu a visita do também eleito prefeito Durval que se fazia acompanhar do ex-prefeito Hercílio Deeke, então secretário da Fazenda Estadual.

Após os cumprimentos, Jorge Lacerda indagou o secretário sobre a disponibilidade financeira para dar início à construção da prometida ponte em Gaspar. Ante a resposta positiva, Lacerda autorizou o secretário a repassar a verba e acertar detalhes do projeto da ponte, que foi orçada em 14.500 cruzeiros, ficando o estado responsável por 9 mil e a Prefeitura pelo restante: 5.500 cruzeiros.

A empresa Cumplido Santiago, do Rio de Janeiro, foi contratada e logo deu início às obras que sofreram três paralisações causadas por enchentes que destruíram as estruturas preparadas para a construção das sapatas. A empresa carioca não suportou os prejuízos e abandonou as obras que foram então continuadas pela própria Prefeitura, que contratou os serviços técnicos do engenheiro blumenauense Egon Stein.

As obras ganharam ritmo acelerado e a ponte foi concluída e inaugurada com as devidas comemorações. Dos 9 mil repassados pelo Governo Estadual para a construção da ponte, sobraram 700 cruzeiros que foram utilizados para construir uma sala de aula no Grupo Escolar Frei Policarpo, de Belchior Alto. Do montante, ainda sobraram 110 cruzeiros, que foram devolvidos ao governador.

 

 

Comentários

Monique
05/04/2012 09:16
Em meio a obras inacabas, ponte caindo, hospital sendo fechado, moradias para os desabrigados de 2008 que convenhamos é uma vergonha! (Compare com o que Blumenau fez!) e ainda promessas que não serão cumpridas a meu ver. Os problemas da gestão pública de Gaspar saltam os olhos e se perdem de vista. Poderíamos discutir dias sobre tudo o que não está certo por aqui. Mas isso não seria nada porque o prefeito pouco se importa! Isso não é de modo algum querer fazer oposição, é simplesmente exercer o direito que temos como cidadãos que pagamos impostos, e não são poucos, diga-se de passagem que o último absurdo da prefeitura é cobrar o IPTU em áreas rurais! Não estou mentindo, várias pessoas e empresas no Belchior que tem casa ou cede em área rural onde falta iluminação e estrada decente e sobra a cara de pau da prefeitura estão pagando IPTU. Você acha justo? Eu diria que sim, é justo uma vez que esse dinheiro se reverta em melhorias as pessoas que vivem na área rural da cidade. Mas isso infelizmente não tem acontecido e a prefeitura tem a coragem de vir e convocar a comunidade para mostrar o que fez pelo Belchior, ok a estrada de paralelepipedo melhorou bastante com o trecho de asfalto que foi colocado (claro que não foi colocado na rua geral toda ainda falta bastante), mas eu quero ver o prefeito ter coragem de convocar os empresários que estão esperando ações quanto as promessas de melhoria nas ruas abandonadas do Belchior e de tantos outros lugares da nossa querida cidade!
steffany teikowski schmitz
08/09/2011 23:05
Eu não vou perder meu tempo em xingar ninguém...Apenas quero que reflitam,todos deveria querer em ter seus nomes na boca do povo,mas falando bem que fez algo eficiente e eficazpara Gaspar,Gaspar ta se destruindo...Querem fazer obras? Otimo,uma de cada vez,não ha necessidade de deixas as ruas esburacadas para o povo ver que ha uma obra. Eu sei uma ponte é cara mas quem quer corre atras e consegue pode ter certeza. A ponte é o minimo do que precisamos. Infelizmente mais enchentes virão e ela não aguentara para sempre e como ficará o transito de Gaspar?
Rafa
03/03/2010 08:28
mas o que que a tal Maria Ines entende de ponte. que eu saiba ela não eh engenheira de nada.
Rafa
03/03/2010 08:23
Tah dificil de achar uma bateira boa pra garantir o futuro. Acho que o pessoal do PT comprou todas as bateiras boas da cidade e deixou o povo com as velhas e furadas. Tão salvando o próprio couro a ratalhada. Vamos correndo pedir a balsa emprestada em Ilhota antes que eles a vendam pra outros.
Carlinha
02/03/2010 19:50
Um comentário ao comentário desse Carlinhos, concordando com o Rafa ele deve ser um daqueles que tomou chá de sabugueiro na eleição passada porque, ter que engolir mais de 6000 votos de diferença deve ter sido difícil,e um recadinho pra ele antes de enviar uma mensagem ao jornal peça para alguém corrigir os erros de português.Sabemos que a ponte um dia vai cair, pois não é de hoje que está condenada mas, se os outros prefeitos perfeitos tivessem construído as duas pontes prometidas não teríamos que passar por esta ponte velha.Aliás quantos candidatos competentes com soluções rápidas teremos pra a próxima eleição eihn!!!!!
Maria
02/03/2010 15:45
Bem se vê porque nossa cidade está de perna pro ar!!!!
Com um bando de gente que não vê, não ouve, não fala, não pensa, não reflete, ... Vai ver que esse pessoal é da equipe de voluntário que estará lá, no exato momento que a ponte cair para segurá-la?
VK
02/03/2010 12:51
Nos gasparenses temos que aprender, pois uma cidade com 60.000 habitantes não e consegue eleger um deputado estadual deve ter algo de muito errado. Quando necessitamos de apoio político, ficamos chorando pelos cantos, mas na hora de votar nos candidatos daqui, poucos pensam que um dia precisaremos de representantes.
Nilson
02/03/2010 12:44
Num tem problema se desabar usamos a ponte que vai ser feita em Ilhota...ou senão péde a balsa emprestada pros Papa Bagres.
Carlinhos
02/03/2010 10:17
To sabendo que o Ministerio Publico de Santa Catarina, vai ser alertado do que esta acontecendo.

Senhores Gasparenses, o deslocamento horizontal da ponte é mais grave do que aparenta, e os problemas seram imesnsos, até os moradores dos bairros mais longicos seram afetados se os problemas não forem solucionados.

Os problemas vam alem dos problemas com o transito e a atravessia do rio, FALTARA AQUA NO MUNICIPIO, pois a capatação da agua é feita na margem esquerda e levada por canos de ferro até o morro da igreja. Estes canos estão fixados na ponde Hercilio Deicke que esta se movimentando horizontalmente.

E todos sabem que ferro não é elastico e deve se romper. E se isto acontecer todos iremos sofrer com isto.

Vamos telefonar para o Samae e a Prefeitua pedindo que providencias sejam realizadas agora, ou que PEDRO CELSO ZUCHI elabore um plano de contigencia.

SEM PONTE, SEM AGUA, SEM BANHO, SEM DIGNIDADE, se nos não nos mobilizarmos.


Paulo Henrique Hostert
02/03/2010 03:01
Gilberto, domingo (28.02) por volta da 4h da manhã passei pela ponte e não havia nenhum agente de transito de plantão para impedir a passagem de caminhões sobre ela. Cadê a fiscalização? Mais uma promessa da boca pra fora.
Eleno
01/03/2010 20:46
Eta gentinha com dor de cotovelo. Vao se catar idiotas. Somos 60 mil e voce sao so' um punhado de choroes. Nao fosse o Celso, Gaspar ja estava paralizado. Em vez de ficar aqui relcamando, vao trabalhar seus sangue-sugas.
Rafa
01/03/2010 16:03
Sera que é madeira da boa ou tauba de forro de pinus? Mete Jimo Cupim lá pra salvar a ponte.... haha que comédia...
ticiane
01/03/2010 00:52
Só espero que quando a ponte cair não esteja ninguem passando, se não vai acontecer que nem o RS a ponte vai cair e matar varios inocentes.
vamo se mexer
o Vergonha pra gaspar !!!!!!!!!
carlinos
28/02/2010 19:32
GILBERTOOOOOOOOOOOOOOOOO SOCORRO.

Digo isto porque a Turma do Pedro Celso Zuchi do Partido dos Trabalhadores, aquele cara que espalhou as placas em tota cidade pedindo com lincença para trabalhar, agora ver mais uma.

A ponte de Gaspar, foi liberada porque Pedro Celso Zuchi o engenheiro de Pontes, determinou que Solly E Joel Reinert, colocassem 2 (duas) cunhas de madeira para segurar a Ponte Hercilio Deicke.

Deverias ir ao local e fotografar o descaso deste senhor que alega ser o Prefeito do Municipio de Gaspar, é uma verdadeira vergonha, cunhas de materia para manter a ponte em´pé, este é um governo do improvisso.

Pedro Celso Zuchi pelo amor de Deus, trabalhe e trabalhe, pois estamos acahando que está palavra não faz parte de seu dicionario.

Estamos torcendo que Pedro Celso Zuchi tenha pelo menos determinado que fosse passaso cumpincida nas 2 CUNHAS DE MADEiRA, o mesmo cumpicida que o pessoal do Partido Dos trabalahadores vem usando em suas caras de pau.

Rezar e rezar para que não bata cumpim da ponte Hercilio DeiCke, quer dizer nas 2 CUNHAS DE MADEIRA . ESTE É O GOVERNO DE GASPAR.
Luiz Orlando Poli
27/02/2010 22:07
A FALTA DE REPRESENTATIVADE POLITICA TANTO NA ESFERA ESTADUAL QUANTO FEDERAL. AS DIFICULDADES DE NOSSAS LIDERENÇAS POLITICAS MUNICIPAIS EM SUPERAR MUITAS VEZES
PEQUENAS DIFERENÇAS, EM PROL DE OBJETIVOS MAIORES PARA A COLETIVIDADE GASPARENSE, FAZ COM QUE ESSE PROBLEMA SE ARRASTE ANO APÓS ANO. SEM ENTRAR NO MÉRITO DE QUEM É MAIOR OU MENOR CULPADO POR ESSE PROBLEMA DA PONTE, A VERDADE É QUE TODOS TEM UMA PARCELA DE CULPA.O CIDADÃO POR NÃO SE ORGANIZAR E COBRAR DO PODER PÚBLICO AS DEVIDAS SOLUÇÕES, E ESTE DE SE OMITIR DE SUAS RESPONSABILIDADES. ENTENDO QUE A SOLUÇÃO DA PONTE SÓ VIRA COM UMA FORTE MOBILIZAÇÃO DE TODAS AS CORRENTES POLITICAS SUPRAPARTIDÁRIAS DO MUNICIPIO. COM O ENVOLVIMENTO DE TODOS EX-PREFEITOS DO MUNICIPIO, EX-VEREADORES, EMPRESÁRIOS, ENFIM TODAS AS FORÇAS VIVAS DO MUNICIPIO. É POSSIVEL QUE COM TODA ESSA MOBILIZAÇÃO O OBJETIVO SEJA ATINGIDO.















































Maria
27/02/2010 20:13
De nada adianta travarmos uma "guerra política partidária".
O que é prioritário no momento é mesmo a segurança de todas as pessoas que utilizam a ponte diariamente, seja a pé, de bicicleta, moto ou carro.
Será que os inúmeros exemplos trágicos não são o bastante para esse "pessoal", que nos cobra altos impostos, nos oferecer o que nos é garantido por lei: educação, saúde, segurança, infraestrutura, etc ???

Herculano
27/02/2010 18:34
Acho que o título não expressa à realidade. Se há limitações para caminhões, então o trânsito não voltou à normalidade sobre a ponte como relata o texto.
Gilberto
27/02/2010 11:03
agentes de trânsito 24h só se ficarão dormindo dentro da viatura pois ás 5h da manhã deste sábado passou uma carreta carregada com estruturas de ferro e cade os agentes para empedir o trafego do trâsito pessado

Isso é uma vergonha se for pra eles ficarem dormindo q nem coloque eles lá!!!!!!!
Roberto Simas
27/02/2010 10:30
Sugiro que no dia 18 de março se promova uma cerimônia fúnebre simbólica em honra da ponte e das possíveis vítimas do seu desmoronamento, e instalem lá uma câmera permanente para filmar a queda quando acontecer. Vai bombar no Youtube e vai dar até na CNN. Deixando a brincadeira de lado, esse assunto da ponte é uma grande piada de mau gosto. A anos que a pilha de laudos técnicos atestando o mau estado da ponte cresce à custa do dinheiro público e nada se tem feito. Será que querem sustentar a ponte com a pilha de papelada até então gerada inutilmente??????????????
rudinei cavalheiro
27/02/2010 09:13
Gaspar é mesno engraçada,de vez em quando lembra-se de alguns de seus muitos problemas e agora foi a vez da combalida ponte,mas na administração anterior um lauto tecnico já foi divulgado afirmando que a ponte poderia cair está com sua estrutura comprometida já faz tempo.mesmo assim o antigo diretor do ditran autorizou a passagem de varios caminhões de empresas da cidade e fora dela. A situação hoje não é diferente pois o atual secretario de obras sabe muito bem que a ponte esta caindo pois quanto apresentava seu jornal, criticava a passagem de caminhão pesado sobre a ponte, mas agora que esta mamando, faz vista grossa,pois a sua propria secretaria passa com caminhão, maquinas, etc...aos amigos do Rei os Favores da lei....o fato real é que isso só vai melhorar quando a ponte cair,espero que ninguem se machuque,esta administração não esta nem ai para Gaspar,pois mais uma vez o governo caiu no colo deles,onde estão as obras prometidas?,o que o a agricultura está fazendo?porque o secretário de obras não dá retorno aos recados recebidos falta de tempo? governo CARA DE PAU falam mas não dizem nada é o caso da entrevista com a presidente do PT afinal quem esta atrapalhando o governo? acho que são eles mesmo os incompetentes pois tem muito cacique pra pouco indio.ainda bem que este jornal ainda abre espaço para criticas,pois o resto deve estar recebendo muito minguem fala nada,como diz o Herculano acorda Gaspar.
rudinei cavalheiro
Sergio Oneda
26/02/2010 23:12
Prefeito de Gaspar quer colocar uma viga na ponte? Dicerto ele vai colocar uma viga de Bambu!
observador
26/02/2010 22:13
EM 2008 A GENTE SÕ OUVIA ....O ZUCHI É O CARA ....O ZUCHI VAI FAZER CHOVER....VAI DAR UMA SURRA DE VOTOS ..... A IDELI VAI FAZER DE GASPAR UM CANTEIRO DE OBRAS......( OBRA DE FICÇÃO ) TUDO MAIS UMA FARSA DO PT,O ZUCHI NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE GOVERNAR GASPAR......PARA O BEM DE GASPAR DEVERIA RENUNCIAR DIA 18 MARÇO....DIA DO MUNICIPIO......GANHOU O ZUCHI NO VOTO....MAS GASPAR ESTÁ DEFINHANDO DIA A DIA COM ESTA ADMINISTRAÇÃO PÍFIA ....ZUCHI ENTREGUE O CARGO VC NÃO TEM O DIREITO DE ACABAR,COM AQUILO QUE OS OUTROS CONSTRUIRAM COM TANTO SUOR...VC NÃO SABE PORQUE NESTA ÉPOCA VC ESTAVA LÁ NO PR FAZENDO GREVE....ZUCHI E MARILUCI....GOVERNAR GASPAR COM 60.000 HABITANTES É MUITO MAIS COMPLEXO QUE GERENCIAR UMA MALHARIA......FALTA=LHE COMPETENCIA E ISTO VC NÃO VAI ADQUIRIR NUMA FARMÁCIA...VÁ ZUCHI...DEIXE-NOS SERÁ MELHOR PARA NÓS TODOS....ATÉ ACHO QUE DEVERIAMOS PAGAR-LHE O SALÁRIO DE PREFEITO,MAS ELE DEVERIA FICAR BEM LONGE DA PREFEITURA....GOVERNAR GASPAR NÃO É COISA PARA AMADOR INEPTO.....TUA GESTÃO JÁ SE FINDOU...VC NÃO TEM MAIS NADA A FAZER...SE FICARES,GASPAR FICARÁ MENOR...NÃO SEJAS O EXTERMINADOR DO FUTURO..LAMENTO,MAS CHEGA DE AMADORISMO E DE FALTA DE ESPÍRITO PÚBLICO.
Roni Muller
26/02/2010 20:31
Escrevi esta carta na edição passada, por isso que digo que a imprensa e o quarto poder do Brasil!
Parabéns jornal cruzeiro.
Quem passa pela ponte Hercílio Deeke leva realmente um grande susto, um lado de sua cabeceira que fica no bairro margem esquerda esta visivelmente ao olho nu escancarado cedendo! Esse mesmo veiculo de comunicação chamou a atenção sobre este assunto importante! Espero que o poder público não deixe o maior patrimônio que o município tem hoje cair assim como estão caindo as nossas casas antigas do centro da cidade, que em vês de serem demolidas deveriam ser tombadas por patrimônio publico, pois fazem parte da historia do nosso município!
Pela ponte, alem do transito de caminhões automóveis, ciclistas e pedestres, passam também a tubulação que leva água para ser tratada e traz água para o consumo. A queda dessa ponte alem de provavelmente acabar vitimando cidadãos, deixara a cidade de Gaspar sitiada!
Só para explicar, fui aconselhado por algumas pessoas para não escrever mais para este local. Quero falar que aqui encontrei um local democrático e justo de opinar criticar e elogiar, embora ache que elogiar não e do meu gênero pois acho que as pessoas principalmente as de cargos públicos eletivos ou não, são pagas para fazer o certo! E fazendo a certo não são noticias, mas quando fazem errado, ou não fazem, são noticias! Por isso vou continuar escrevendo !
cleber reinert
26/02/2010 19:59
Veiculos pesados não passam mais,engraçado na primeira foto a cima que apareçe prefeito olhando ponte apareçe um caminhão passando e não é pequeno,depois que ponte cai ai sim vão te um problema para resolver e um problema.Esse ano é ano de politica ai vão começar com um monte de oba oba,agora não conseguem fazer nada ai próssimo da eleição eles dizem que conseguem tudo.Como Gilberto fala ACORDA GASPAR.
Carlos
26/02/2010 17:28
Esse pessoal gosta de picuinha mesmo. Não interessa, como disse o Mário Pera sabiamente, o partido ou prefeito, o que importa é a união de todos por uma nova ponte. Cada um já fez a sua parte e agora o aasunto está bem encaminhado pra que tenhamos uma ponte nova. Paulo Henrique e Rafael e outros corneteiros: se querem achar culpados, culpe aquele que brigou c/o governador, que brigou c/os vereadores, com os empresários de Gaspar, tenham coerencia, não fiquem escrevendo bobagens como esse tal de carlinhos que só escreve mer....
ajudem a aqueles que estão trabalhando pra melhorar a nossa cidade que foi sempre essa mer...dos que estão fora da prefeitura não deixar quem está trabalhar. acorda Gaspar!
Heitor Azevedo
26/02/2010 16:28
O último prefeito de verdade que Gaspar teve foi o saudoso Paulinho Wehmuth. Estes dos ultimos tempos, Paca, Poli, Andreone, Celso e pior deles o mesquinho Adilson Luis Schmitt.
Passaram 4 ou 8 anos na administraçao e nao deixaram suas marcas, alias alguns deixaram a marca da expertesa, outros a da falacia política, outros das bravatas e mentiras.
Acordem povo, cokmo diz o blogueiro Domicio Martins
Heitor
Mauro Dellandrea
26/02/2010 16:01
Boa tarde!
Desculpe-me Sr Espinho! Com este nome só podia fazer este tipo de comentário mesmo! O Sr é tão conhecedor de como anda Nossa Gaspar que me surpreende, falar que esta tudo uma maravilha, já é provocação. Provocação sim! É subestimar o conhecimento,e os fatos que todos nós estamos vendo que ocorrem em nosso município!
Você deve ser um pau mandado pela administração, nos convencer de uma coisa que não esta acontecendo!
Lamento! Mas tenho opinião e não sou cego!
Eles que vão trabalhar!
Antes que algo mais grave aconteça.
ESPINHO
26/02/2010 13:35
Ooohhh.... Alfredo Silva.... até parece que você não viu as fotos da cidade pós catástrofes..... Procure algumas e compare como está agora. Venho de minha cidade e vou até o Gasparinho, Belchior, Macuco.... e acho que nunca ví as ruas tão boas.... As patrolas devem ser turbo.... porque ta tudo um tapete.....
Eram só estradas interditadas, barrancos espalhados, casa destruídas, arrozais e mais arrozais embaixo da lama e sujeira..... hoje tudo está limpo, a produção é record, o povo circula pra todo lado feliz e seguro.
Todo dia vejo carros, máquinas e pessoal trabalhando muito e gradativamente resolvendo o muito que ainda falta,.
Jean Carlos
26/02/2010 13:34
Olhando a 4º foto do prefeito olhando para a ponte, até da pra cantar a música do J&B e Vinicius, A Rachadura olha pro prefeito e começa a cantar, não era pra vc me abandonar, era pra vc me arrumar eu te avisei meu bem eu te avisei, era muito peso encima demin, Vc sabia que eu estava assim, ninguem olhava pra mim, eu te falei meu bem eu te falei, não adianta ficar olhando assim. não venha me perguntar qual é a melhor saida eu, sofri muito agora eu vou mudar minha vida.... Chora me liga, não deixa passar todo esse peso de novo, me pede socorro, quem sabe voce pode me salvar!!!!!!!!!
Paulo Henrique Hostert
26/02/2010 12:17
Perguntar não ofende..., o que está fazendo o Ministério Público para nos defender e evitar uma tragédia quando a ponte carir e matar várias pessoas? Porque se dependermos da administração municipal...
mario pera
26/02/2010 12:12
Em 1993 participamos de uma reuniáo - há 17 anos - promovida pela ACIG e outras entidades, sobre a situação da ponte. O prefeito era Luiz Fernando Poli, e o saudoso engenheiro Carlos Henrique Albrecht, fez uma grande alerta: "nada é mais importante para Gaspar que a ponte Hercilio Deek. Se náo agirem levaráo à sua queda". Medidas foram tomadas à época, desvio do trânsito, proibição de veículos pesados. Mas todos já sabiam que a alternativa seria uma segnda travessia. Até porque náo dá para fazer uma reforma devida na atual sem ter uma opção entre as margens do Itajaí-açu. Imaginem, se há caos no trânsito com a ponte em frangalhos, sem ela, interditada será uma calamidade.
E depois de Poli passaram Bernardo Spengler/Andreone Cordeiro, Celso Zuchi, Adilson Schmitt e de novo Zuchi. O fato é que a ponte náo poder ser instrumento de disputa política. Assim ela náo saí nunca.
A obra só sai se tiver projetos devidamente aprovados, verba garantida no orçamento da Uniáo e do Estado e igualmente contrapartida do município. Náo adianta prefeito amigo de presidente, do partido do presidente. É preciso que a sociedade se una, como fez no caso do hospital e partir para alcançar o seu sonho. Caso contrário, viráo outros 17 anos e de novo estaráo todos lamentando e esperando.
Enquanto isso todos torcem para que o inevitável aconteça. E Sáo Paedro e Frei Godofredo continuam velando pelo melhor. Amém!


Carlinhos
26/02/2010 10:55
Gilberto vc é sensacional, pois mostrou que Pedro Celso Zuchi não merece ter credibilidade alguma pois ele interditou a ponte enquanto deixava os camilhoes passar, a foto não mente.

Senhores leitores, tenho para com os meus botoes, que Pedro Celso Zuchi premetitou está situação toda, por que ele não vai conseguir trazer outra ponte para o municipio, quer deixar esta cai para então e só então conseguir outra ponte para substituir está.

Tenha certeza que Pedro Celso Zuchi vai dar com desculpas para o que esta acontecento, é o peso que a tubulação da Samae faz sobre a ponte.

O municipio completará no proximo dia 18/03 o seu 76° aniversario, e a ponte 50 anos, vamos participar em massa do desfile para combrar atitudes de Pedro Celso Zuchi e Mariluci do Partido dos Trabalhadores.

Chega de falar, queremos é que o SENHOR TRABALHE.

Gaspar merece respeito senhor Pedro Celso Zuchi o forasteiro, se não consegue administrar e cuidar de seu pares, volte para o Parana e não esqueça de levar esta catrefa.


Rafael
26/02/2010 10:53
Mas que bando de incompetentes. Precisaram de mais de um mes do jornal pegando no pé pra tomarem uma atitude sobre a ponte. O que esses trouxas entedem do assunto pra irem fazer uma vistoria da ponte. COm certeza nada, se bem q não precisa ser muito esperto pra notar q a ponte tá pela boa. Tomara que se mexam de verdade dessa vez senão vo coprar uma bateira.
Antonio
26/02/2010 09:45

Finalmente tirou a Bunda da cadeira. Deixa o homem trabalhar.
Rafa
03/02/2010 16:48
esse calinho deve ser do partido do adilson soh ta detonando o celso
Rafa
03/02/2010 15:48
ESSA PONTE VAI CAIR sonhei com isso várias vezes, vai cair e vai ser uma encomodação das grandes pra cidade, ces vaun ver
carlinhos
02/02/2010 18:58
Gilberto até parece chato, mais não dá para deixar de fazer comparaçoes.

Adilsom pegou a ponte tambem para cair, mais peitou e determinou que veiculos pesados não mais passem por ai, a ponte ficou em pé.

Já Celso pegou a ponte do mesmo jeito que deixou em 2004, e vai faze-lá cair, pois sabe que outra ponte vira. Mais a que preço, como a morte de pessoas, com a falta de agua em todo o municipio, falta de energia eletrica na margem esquerda.

Gaspar não tem mais capitão, que os ajude.
Thiago
02/02/2010 18:20
As avarias estruturais desta ponte são graves, estão demorando, dá até medo de passar por cima, imaginem um caminhão carregado, treme tudo.
Mais ainda o rio Itajai sempre cheio, fica dando coice na estrutura
Se continuar esse tráfego intenso e ninguém se mexer vai cair!!!!!!
Alfredo silva
02/02/2010 14:04
é assim a administração publica, ninguem se mexe enquanto uma tragédia não acontece...
Depois que acontece, inicia o processo de empurra-empurra da responsabilidade.

3 de outubro está proximo, lembremo-nos de tudo isso quando formos às urnas.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.