Você sabe para que servem as entidades de classe? - Jornal Cruzeiro do Vale

Você sabe para que servem as entidades de classe?

31/08/2011

Das reuniões de pessoas de determinada classe com interesses em comum e vontade de defendê-los nascem as entidades de classe. Em Gaspar, estas entidades marcam presença nas atividades realizadas para seus associados e também no trabalho social. São três as maiores entidades de classe, AMPE, CDL e ACIG, e em uma pesquisa realizada pela internet, através do portal de notícias,   o Jornal Cruzeiro do Vale perguntou a seus internautas que avaliação faziam do trabalho destas entidades no município. Os resultados variaram de acordo com a Associação e as enquetes com os resultados foram também publicados na edição impressa deste meio de comunicação.

Cada uma das entidades tem atividades e interesses diferentes, dos quais a população deveria ter conhecimento, sendo que a defesa dos seus associados é sempre um dos principais objetivos delas. Na edição do dia 16 de agosto, foi publicado o resultado da enquete que tratava da ACIG; a AMPE foi a segunda entidade a ser analisada pela comunidade gasparense, sendo o resultado da avaliação divulgado no dia 19 de agosto; por fim, a CDL recebeu o julgamento da população, com resultado divulgado no dia 23 de agosto.

O ano de 1985 marcou o início da atuação da AMPE em Gaspar. ?Temos entre os objetivos aumentar a representatividade da classe empresarial e a capacitação de lideranças. Entre as atividades da associação estão vários cursos focados em liderança e gestão de pessoas e conseguimos inclusive trazer para a cidade um MBA em Gestão de Negócios?, explicou o presidente José Eduardo de Souza, que está no cargo há duas gestões. Seu lugar será ocupado por Rodrigo Arns no próximo dia 15, quando este toma a posse da presidência.

Os princípios básicos da AMPE são divulgar, propagar e incentivar o associativismo na busca de soluções; hoje ela é uma associação de micro, pequenas e médias empresas. Ser referência na cidade como uma espécie de escola empresarial, que dá aos empresários a oportunidade de se manter em constante qualificação profissional, o que colabora com o desenvolvimento das empresas. Na hora de elaborar suas ações, a AMPE leva em consideração as necessidades dos seus associados, conhecidas a partir de pesquisas realizadas nas empresas. É desta forma que identificam quais são as dificuldades e procuram também soluções para estas questões.

A visão da AMPE é ?Até 2015 ser entidade referência na representatividade e capacitação empresarial em Santa Catarina?, para isso, tem como seu negócio o desenvolvimento da competência empresarial através do associativismo. A missão é ?Fomentar o desenvolvimento sustentável e a competitividade das Micro, Pequenas e Médias empresas de Gaspar e região com ênfase na inovação?.


Com a meta de aumentar o número de associados, trazer novas informações, tipos de consulta e produtos para adquirir o crédito seguro, a Câmara de Dirigentes Lojistas atua em Gaspar há 34 anos. O presidente da entidade, Lorival Valim, explica que ela trabalha em prol dos lojistas. Para isto, acompanha as mudanças que ocorrem em leis que dizem respeito à classe, resolve problemas do dia-a-dia e ainda é responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Entre as atividades da Câmara de Dirigentes Lojistas está a elaboração de promoções para incremento de vendas. ?Fazemos as promoções em datas festivas, como dia das mães, natal, dia dos pais... A ideia é movimentar o comércio?, conta Valim. Ele destaca também que a CDL nunca deixa de lado a questão social e por isso tem ligação com diversas instituições beneficentes da cidade. ?Procuramos incentivar ações no município para que se alcance o maior desenvolvimento possível?, finaliza.


Procurado pela equipe do Jornal Cruzeiro do Vale, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gaspar, Rogério Alves de Andrade, preferiu não participar da matéria.

Comentários

GELSON SCHRAMM
01/09/2011 10:56
Parabéns Jornal Cruzeiro do Vale, excelente iniciativa desta reportagem esclarecedora e educativa. Valorizou ainda mais o ótimo Jornal. Continuem assim.
Por que será que a ACIG não participou? Não se preocupa em esclarecer ao povo suas atividades. È algo fechado.
Maria Bernadete de Souza
01/09/2011 09:06
Existem empresários e mercenários, não vamos confundir as coisas.
Empresário que se preze, participa sim do associativismo e pensa sim no desenvovimento dos seus recursos humanos, pois são as pessoas que fazem a empresa crescer. São as pessoas que dão vida e fazem o coração da empresa pulsar.
Empresário que não pensa no desenvolvimento profissional e humano dos seus funcionários, não é empresário, é outra coisa, pois acima de tudo não está pensando no seu negócio.
A Ampe neste ponto, vem fazendo um trabalho excepcional, oferecendo treinamentos e capacitação para os empresários e seus colaboradores, sempre com muita responsabilidade social.
O problema maior é a individualidade. Muitos criticam, mas não participam do processo. Quando se pensa em conjunto, em associativismo, as soluções são sempre melhores, para todos.
Parabéns à AMPE e as demais entidades empresariais ACIG e CDL pelo trabalho que vem desenvolvendo junto aos seus associados e parabéns ao Cruzeiro do Vale por dar oportunidade aos leitores de conhecerem um pouco mais sobre as entidades de classe.
Bernadete
Mario
31/08/2011 12:50
Os empresários se preocupam apenas com "Eles". Em vez de investir na qualificação dos funcionários, ficam usurpando os funcionários qualificados, uns dos outros. Deveriam pensar melhor, estamos na era social.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.