Das reuniões de pessoas de determinada classe com interesses em comum e vontade de defendê-los nascem as entidades de classe. Em Gaspar, estas entidades marcam presença nas atividades realizadas para seus associados e também no trabalho social. São três as maiores entidades de classe, AMPE, CDL e ACIG, e em uma pesquisa realizada pela internet, através do portal de notícias, o Jornal Cruzeiro do Vale perguntou a seus internautas que avaliação faziam do trabalho destas entidades no município. Os resultados variaram de acordo com a Associação e as enquetes com os resultados foram também publicados na edição impressa deste meio de comunicação.
Cada uma das entidades tem atividades e interesses diferentes, dos quais a população deveria ter conhecimento, sendo que a defesa dos seus associados é sempre um dos principais objetivos delas. Na edição do dia 16 de agosto, foi publicado o resultado da enquete que tratava da ACIG; a AMPE foi a segunda entidade a ser analisada pela comunidade gasparense, sendo o resultado da avaliação divulgado no dia 19 de agosto; por fim, a CDL recebeu o julgamento da população, com resultado divulgado no dia 23 de agosto. O ano de 1985 marcou o início da atuação da AMPE em Gaspar. ?Temos entre os objetivos aumentar a representatividade da classe empresarial e a capacitação de lideranças. Entre as atividades da associação estão vários cursos focados em liderança e gestão de pessoas e conseguimos inclusive trazer para a cidade um MBA em Gestão de Negócios?, explicou o presidente José Eduardo de Souza, que está no cargo há duas gestões. Seu lugar será ocupado por Rodrigo Arns no próximo dia 15, quando este toma a posse da presidência.
Os princípios básicos da AMPE são divulgar, propagar e incentivar o associativismo na busca de soluções; hoje ela é uma associação de micro, pequenas e médias empresas. Ser referência na cidade como uma espécie de escola empresarial, que dá aos empresários a oportunidade de se manter em constante qualificação profissional, o que colabora com o desenvolvimento das empresas. Na hora de elaborar suas ações, a AMPE leva em consideração as necessidades dos seus associados, conhecidas a partir de pesquisas realizadas nas empresas. É desta forma que identificam quais são as dificuldades e procuram também soluções para estas questões.
A visão da AMPE é ?Até 2015 ser entidade referência na representatividade e capacitação empresarial em Santa Catarina?, para isso, tem como seu negócio o desenvolvimento da competência empresarial através do associativismo. A missão é ?Fomentar o desenvolvimento sustentável e a competitividade das Micro, Pequenas e Médias empresas de Gaspar e região com ênfase na inovação?.Com a meta de aumentar o número de associados, trazer novas informações, tipos de consulta e produtos para adquirir o crédito seguro, a Câmara de Dirigentes Lojistas atua em Gaspar há 34 anos. O presidente da entidade, Lorival Valim, explica que ela trabalha em prol dos lojistas. Para isto, acompanha as mudanças que ocorrem em leis que dizem respeito à classe, resolve problemas do dia-a-dia e ainda é responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito.
Entre as atividades da Câmara de Dirigentes Lojistas está a elaboração de promoções para incremento de vendas. ?Fazemos as promoções em datas festivas, como dia das mães, natal, dia dos pais... A ideia é movimentar o comércio?, conta Valim. Ele destaca também que a CDL nunca deixa de lado a questão social e por isso tem ligação com diversas instituições beneficentes da cidade. ?Procuramos incentivar ações no município para que se alcance o maior desenvolvimento possível?, finaliza.Procurado pela equipe do Jornal Cruzeiro do Vale, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gaspar, Rogério Alves de Andrade, preferiu não participar da matéria.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).