Zoni lança campanha de coleta de óleo de cozinha usado - Jornal Cruzeiro do Vale

Zoni lança campanha de coleta de óleo de cozinha usado

14/07/2011

bannerleodesojaMD.jpgCom o slogan ?Água e óleo não combinam?, a rede de supermercados Super Zoni lança nesta sexta-feira, 15, sua campanha para coleta do óleo de cozinha usado. O lançamento acontece às 17h30 na loja Zoni Mais, em Gaspar.

A ação é uma parceria da rede de supermercados gasparense com a empresa Preserve Ambiental e com o Samae. Joel da Costa, diretor comercial do Zoni explica que há muito tempo a rede planejava oferecer este serviço de coleta para seus clientes, porém, estava em busca de um parceiro. ?Precisávamos de alguém que coletasse esse material e desse destino correto e agora encontramos este parceiro?, afirma.

Para fazer sua doação, a comunidade precisa separar o óleo usado em garrafas pet e depois fazer a entrega em qualquer uma das lojas Super Zoni de Gaspar. As demais lojas da rede, instaladas em Blumenau, Porto Belo, Navegantes, Itajaí, Bombinhas e Penha, também farão a coleta.

Todo o material recolhido nas lojas será levado para a sede da empresa Preserve Ambiental, que fica no bairro Belchior Baixo. O óleo será utilizado para a fabricação de biodiesel. Rivelino Santos, coordenador de biodiesel da empresa, explica que a produção ainda está começando e os primeiros litros do combustível serão utilizados pelos próprios caminhões da empresa. ?Depois dos primeiros testes vamos a busca de novas demandas para o uso deste combustível?, revela.

A Preserve Ambiental é a primeira fábrica de biodiesel da região do Vale do Itajaí e sua produção tem o apoio da Universidade Regional de Blumenau. Além dos óleos que serão coletados nas lojas do Super Zoni, a empresa também coleta material em outros supermercados da região e de restaurantes e bares. ?Ainda não sabemos quantos litros vamos conseguir das lojas do Zoni, somente após uns três meses de coleta é que poderemos mensurar esta quantidade, mas vamos depender muito da consciência e doação da comunidade?, esclarece Rivelino.


Meio ambiente

O óleo de cozinha é menos denso do que a água e por isso forma uma película que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres que necessitam de oxigênio.


Como separar o óleo

Espere o óleo esfriar na frigideira. Coloque-o em um recipiente fechado, de preferência uma garrafa pet e guarde o material até que o recipiente esteja cheio. Depois disso, basta levar o recipiente até um dos coletores das lojas Super Zoni.

 

edição 1309

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.