ALERTA: Essa matéria contém descrições explícitas de métodos de execução, o que pode ser perturbador para alguns leitores.
No dia 25 de janeiro, um assassino condenado nos Estados Unidos se tornou a primeira pessoa no mundo a ser executada com gás nitrogênio e um japonês foi condenado ao enforcamento por um incêndio criminoso que matou 36 pessoas.
O número de execuções está aumentando a nível mundial, apesar de muitos países terem abolido a aplicação da pena capital. Mas afinal, quantos países usam a pena de morte?
Segundo os últimos números compilados pela Anistia Internacional, em 2022:
55 países previam a pena de morte em sua legislação, sendo que nove desses países aplicaram a pena de morte apenas para os crimes mais graves, como homicídios múltiplos ou crimes de guerra e 23 países previam a pena de morte na legislação, mas não a utilizam havia 10 anos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).