Com o objetivo de valorizar a produção local, fortalecer a psicultura e incentivar o consumo de peixe de água doce, a prefeitura de Gaspar realiza seu primeiro Circuito Gastronômico do Peixe de 1º a 14 de setembro. Podem participar restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e demais estabelecimentos que incluam em seus cardápios pratos com peixe de água doce.
Cada estabelecimento deverá escolher um dia (dentro do período do Circuito) para servir no almoço ou jantar um prato especial com o pescado produzido em Gaspar. Esta é uma oportunidade para destacar a riqueza gastronômica da cidade, aproximar os consumidores dos produtores e celebrar a importância da psicultura para a economia local.
Interessados em participar devem inscrever seus estabelecimentos até o dia 25 de agosto entrando em contato com a secretaria de Agricultura e Aquicultura pelo telefone (47) 3091-2040. É preciso enviar a logomarca do estabelecimento e uma foto do prato escolhido.
Paralelo ao Circuito Gastronômico, Gaspar realiza, de 1º a 14 de setembro, a IV Semana Municipal do Peixe. Um dos destaques desta edição é o curso ‘Beneficiamento e Conservação do Pescado’, que será oferecido pelo Senar nos dias 9 e 10. Outra iniciativa importante será a inclusão da tilápia na merenda escolar em alguns dias da semana.
Hoje, Gaspar é um dos municípios catarinenses que mais produz peixes de água doce no Estado. A produção alcança quase 800 toneladas por ano em 11 pesque-pagues. São cerca de 20 produtores comerciais que atuam em uma área de aproximadamente 50 hectares.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).