Estimular reflexões a respeito das nossas vidas e da sociedade em que vivemos. Esse é um dos objetivos do escritor Cosmo Gonzatto com o lançamento do seu mais novo livro, intitulado 'Breves devaneios sobre a solitude e a infinitude urbana'. A obra será apresentada oficialmente na quinta-feira, dia 4 de abril, na biblioteca da Escola Zenaide Schmitt Costa.
De acordo com o autor, o livro é composto por 25 contos no formato de metáforas que abordam questões presentes no nosso cotidiano, tais como, inveja, arrogância, orgulho, humildade, raiva, ganância, trabalho, etc. "Em alguns desses textos, eu relato um diálogo fictício com Deus, onde Ele, por meio de metáforas e exemplos simples, busca me ajudar a compreender sobre esses problemas existentes na sociedade.
Cosmo Gonzatto fala sobre suas inspirações: "Quando eu saio para pedalar, é o momento em que consigo estar em contato comigo mesmo. São nesses breves momentos de solitude que eu depuro tudo o que há dentro do meu ser e lapido aquilo que é essencial para a minha existência humana. Nesse sentido, eu acredito e defendo a tese que todos deveriam reservar um tempo do seu dia para se auto conhecer".
Ele reitera que o mundo deve ser contemplado. "Não importa o local, seja ao acordar e logo em seguida olhar pela janela da sua casa para o mundo enquanto aprecia aquela xícara de café. O mundo deve ser contemplado. Devemos olhar para ele e refletir a respeito da nossa missão como ser humano aqui na terra. Acredito que ao realizarmos tais reflexões, com certeza, nos tornaremos uma pessoa melhor para nós, para o outro e para a sociedade".
O livro é uma publicação independente do escritor Cosmo Gonzatto. Portanto, para adquiri-lo, basta entrar em contato com ele via Instagram (@cosmogonzatto). A obra custa R$45.
Cosmo Gonzatto é graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo e Pedagogia pela Unopar. Além disso, é mestre em Educação. Participou em eventos relacionados à Filosofia e Educação, com apresentações e publicações de trabalhos científicos. Também publicou capítulos em livros e periódicos relacionados à Filosofia e a Educação.
Ele já publicou três livros: 'Diferentes maneiras de pensar e incansáveis vontades de viver' (2020), 'Infinitas maneiras de encarar o nosso próprio eu' (2023) e 'Breves devaneios sobre a solitude e a infinitude urbana' (2024).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).