A história da família Richartz em Ilhota está eternizada. Isso porque o curta-metragem ‘Família Richartz: 100 anos de presença em Ilhota-SC’ já foi lançado no final de agosto e está sendo apreciado por toda a comunidade. O documentário é de autoria de Alan Júnior Zabel e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo em 2024. Ele possui memórias dos descendentes através de gravações e entrevista de familiares.
A família Richartz completou 100 anos de presença em Ilhota, mais precisamente na região do Braço do Baú, em 2025. No início da década de 1920, Leopoldo Emilio Richartz (1885-1947) era viúvo de Cristina Gesser (1892-1924) e recém-casado com Verônica Fuck (1901-1979), quando resolveu migrar de Biguaçu com a esposa e filhos em busca de melhores oportunidades. Foi aí que ele escolheu a localidade de Braço do Baú para se estabelecer e constituir o restante de sua família.
Hoje, passados 100 anos, centenas de descendentes da família de Leopoldo Emilio Richartz estão espalhados por diversas cidades brasileiras. Entretanto, muitos deles ainda residem em Ihota. O legado e a memória ainda permanecem vivos através da grande descendência que a família construiu.
O documentário está disponível no Youtube. Clique AQUI e assista.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).