Joel da Costa: 44 anos de amor pelo varejo - Jornal Cruzeiro do Vale

Joel da Costa: 44 anos de amor pelo varejo

01/11/2024

Do que você se orgulha? O gasparense Joel da Costa, por exemplo, se orgulha da família que formou, da rede de supermercados que fundou, dos amigos que conquistou e também da forma com que escreve sua história profissional: com honestidade, gratidão e propósito. Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, o empresário comemora 44 anos da sua primeira assinatura na carteira de trabalho, um marco que hoje considera o primeiro passo de uma trajetória repleta de prosperidade e o principal: amor pelo que se faz.


Joel Julio da Costa nasceu em 22 de abril de 1966, em Gaspar. Sua jornada de trabalho começou bem cedo, aos 14 anos, quando foi contratado como empacotador do Supermercado Paulo Evaldo Gaertner. “No início, eu conciliava os estudos e o serviço. Foi uma necessidade da época. De manhã, estudava na Escola Ivo D’Aquino. À tarde, trabalhava no comercial do seu Paulo. Mas assim que possível, passei a me dedicar completamente ao mercado”, relembra o empresário, enquanto folheia sua carteira de trabalho.

Em 1991, Joel começou a trabalhar no Supermercado Sete de Setembro que, anos depois, se tornaria o popular Zoni. Por lá, o trabalhador ficou até 2014.

Em sua trajetória profissional, Joel trabalhou em praticamente todas as funções possíveis dentro de um supermercado. “Fui empacotador, auxiliar de padeiro, repositor, entregador, comprador, operador de caixa... só não trabalhei no açougue”. Sua determinação também o levou a ocupar cargos de liderança, como diretor comercial e de operações, experiência que considera essencial para o desenvolvimento de sua visão de negócio. Segundo ele, “o varejo é dinâmico, precisa de envolvimento e da capacidade de servir ao cliente”.

Falando nisso... O trabalho com o público e o relacionamento com a clientela são aspectos que Joel enxerga como fundamentais. “É como fazer parte da vida e das histórias das pessoas”, diz ele, destacando a importância de tratar todos com lealdade e transparência. O empresário também enfatiza sua gratidão por muitos fornecedores, que o acompanharam ao longo de décadas. Além disso, seu bom coração transformou clientes e colaboradores em amigos. “Esses laços são importantes para manter o ambiente de trabalho verdadeiro, otimista e, claro, cultivar amizades”.


Dono do próprio negócio

Em 2015, após 35 anos como funcionário, Joel abriu seu próprio supermercado. Com o apoio da família e antigos fornecedores, o empresário fundou o Jotaka Supermercados. “Me recordo como se fosse ontem... abrimos a porta do mercado no bairro Margem Esquerda, em Gaspar. Construímos do zero. Sem dúvidas, aquela unidade marcou uma nova era na minha vida. É gratificante ver o quanto evoluímos”.

O espírito empreendedor de Joel fez com que os negócios prosperassem e hoje o Jotaka possui cinco lojas [três em Ilhota e duas em Gaspar], todas fruto de muita persistência e dedicação. “Sei que estou colhendo o que plantei. Mas não posso deixar de agradecer de forma especial ao meu cunhado Márcio, minha irmã Júlia, minha esposa Lilian e meus filhos Joel Marcos e João Pedro”.


De pai para filhos

A paixão pelo varejo passou de pai para filhos. Hoje, Joel Marcos e João Pedro ajudam no gerenciamento da rede Jotaka e, junto da esposa Lilian, Joel se orgulha de ter a família ao seu lado.




“Acredito também que parte das minhas conquistas se dá ao fato de eu amar e participar de cada função que faz os supermercados funcionarem"


Refletindo sobre o papel social do empresário, Joel menciona seu compromisso com os colaboradores. “Ao contratar alguém, você tem a responsabilidade de dar suporte a ele e à sua família. Para mim, o varejo é motivação e adrenalina, é servir e fazer parte da comunidade”.

Com quase quatro décadas e meia de experiência, Joel se mantém fiel aos seus princípios, liderando com otimismo e gratidão. “Acredito também que parte das minhas conquistas se dá ao fato de eu amar e participar de cada função que faz os supermercados funcionarem. Eu vivo cada função. Sim, eu ainda empacoto, atendo os clientes, ajudo no que for preciso. Porque essas funções, assim como as de gerenciamento, são fundamentais para um negócio de sucesso”.

 




 

 

Edição 2177
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.