Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar completa 35 anos de uma bonita contribuição às mulheres da nossa cidade. Para celebrar a data especial, a entidade promoveu o tradicional 'Lanche da Rede', que neste ano aconteceu na última terça-feira, dia 24, no Restaurante Questão de Gosto. O evento reuniu cerca de 600 pessoas em uma confraternização memorável.
Na oportunidade, foram homenageadas as fundadoras que estavam presentes. Algumas delas ainda continuam voluntárias, prestando seus serviços de plantões e batalhando recursos para a manutenção da entidade. Os familiares das voluntárias compareceram em peso, abrilhantando ainda mais o evento e emocionando a todas que, há 35 anos, batalham por esta causa, sempre apoiadas pela comunidade.
A diretoria da Rede Feminina de Gaspar, representada presidente Maria Helena Spengler e sua vice-presidente Maria Bernadete Isensee, prestou as homenagens às fundadoras e também para Maria Círia Aragão Zunino que recentemente partiu, deixando um exemplo de completa doação e comprometimento durante o período que presidiu a Rede Feminina Estadual.
Quem também marcou presença foi a atual presidente da Rede Feminina estadual, Maria Christina Dorigatti, que parabenizou a entidade de Gaspar, relembrando a importância de sua atividade e trazendo a história sobre o Outubro Rosa e a importância do mês que conscientiza para a prevenção do câncer de mama, uma das principais atividades da instituição.
O ato de comemorar os 35 anos de fundação, antecedendo a campanha do Outubro Rosa, é muito mais que arrecadar fundos para a manutenção. É chamar a atenção para os objetivos da entidade de trabalhar diariamente em busca da prevenção do câncer de mama e também de cólo de útero, além de acolher as pacientes que estão em tratamento, com as diversas terapias realizadas pelas voluntárias de forma inteiramente gratuita, auxiliando na recuperação do doente de câncer.
Maria Helena Spengler, presidente da Rede Feminina de Gaspar, agradece a adesão da comunidade ao evento. “Estamos muito felizes com a grande presença do público, dos familiares e dos empresários que enalteceram sobremaneira o evento deste ano. Os nossos parceiros que abrilhantaram nosso evento e o trabalho incansável das voluntárias que, neste ano, produziram os bolos deliciosos que foram ofertados durante o café. As empresas e a equipe de artesanato, que é uma das terapias ofertadas para as pacientes em tratamento, também contribuíram muito com os mais de 300 brindes que foram sorteados aos presentes.
A presidente reitera: "Todos nós sempre temos algo para contribuir com gestos de amor ao próximo, seja sendo voluntário, seja pela empatia e participação em eventos como este que nos trazem energia e vontade de batalhar cada vez mais por esta nobre causa”.
O Deputado Napoleão Bernardes, responsável pela Comissão Parlamentar que tem como causa as Redes Femininas de todo estado, também prestou uma bela homenagem, lembrado o quanto é importante e valioso o tempo que as voluntárias disponibilizam para ajudar o próximo de forma despretensiosa, simplesmente por amor ao próximo.
Deco Dal Ponte e Família finalizaram o evento com muita animação e música, ofertando seu show de forma inteiramente voluntária, assim como outros profissionais como Gabriel Correa que conduziu todo cerimonial de forma inteiramente gratuita para a instituição.
De acordo com a instituição, atualmente, a Rede Feminina é mantida por intermédio principalmente das atividades das voluntárias que organizam eventos, ações solidárias, arrecadam doações de empresas e mantêm uma atividade de brechó na entidade, que arrecada e vende roupas de adulto, além de diversos utensílios.
Um evento como o lanche e a ação solidária que foi realizada, arrecadaram em torno de R$20 mil, o que corresponde a aproximadamente 50% do valor necessário para manutenção de um mês de atividade da entidade, cujo custo médio de manutenção é de R$42 mil.
*Fotos: Cine Foto Mary
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).