O plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar aprovou o Projeto de Lei n° 85/2024, que denomina a área de lazer localizada no bairro Barracão (Rua Lino Vicente Alberici) de João Melato. O PL, de autoria do Executivo Municipal, tem o objetivo de homenagear seu João pelos trabalhos prestados à comunidade.
João Melato nasceu em 18 de julho de 1921, no bairro Barracão, em Gaspar. Conhecido pelo espírito empreendedor e os valores cristãos, casou-se com Olívia, com quem teve quatro filhos: José Hilário, João Adalberto, Maria Joselita e Vanderlei. Ele era ativo na Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde participava das missas e auxiliava na coleta das oferendas.
Em 1944, durante a 2º Guerra Mundial, João embarcou para o front, na qual serviu na tomada do Monte Castelo, na Itália, integrando a unidade 11R1. Após um ano, retornou ao Brasil como parte do último pelotão a regressar. Três anos depois, iniciou sua carreira nos Correios de Gaspar, local em que trabalhou até a aposentadoria. Em 1972, trocou uma parelha de cavalos por um terreno no bairro Margem Esquerda e foi lá que viveu até o fim da vida.
João Melato morreu em 25 de agosto de 1991, aos 70 anos, em decorrência de um infarto, coincidentemente no Dia do Soldado. Seu nome faz parte do Memorial da Força Expedicionária brasileira "Filhos de Gaspar", monumento instalado no centro da cidade que presta homenagem a todos os gasparenses que foram convocados para a 2º guerra ou ficaram de prontidão.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).