Candidatos a prefeito de Gaspar já gastaram pouco mais de R$215 mil na campanha - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito de Gaspar já gastaram pouco mais de R$215 mil na campanha

06/11/2020

Se o ambiente digital onde os candidatos declaram os valores investidos nas campanhas está atualizado e se todos os custos e valores arrecadados são fiéis à realidade, Gaspar realiza uma campanha pra lá de econômica. Os dados podem ser acessados diretamente no local dedicado à prestação de contas: o ambiente divulgacandcontas.tse.jus.br.

Entre os cinco candidatos, o que mais contratou serviços com a campanha até agora foi Kleber Wan-Dall (MDB), que registrou um total de R$79.597,55 junto ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mesmo candidato declarou ter recebido até agora R$102.000,00 em doações.

Em seguida, o candidato que mais gastou com a campanha eleitoral foi Amarildo Rampelotti (PT). Ele informou uma despesa, até o momento, de R$ 63.640,54 e um total de R$ 35.353,00 recebidos em doação. O valor contratado é formado por todos os custos de campanha, mesmo aqueles ainda não quitados pelo candidato.

Rodrigo Althoff (PL) contratou um total de R$28.051,15 em despesas com a campanha. Até o momento, as doações recebidas somam R$43.172,00.

Sérgio Almeida (PSL) informou que os seus custos somam até agora o valor de R$22.346,00. O valor recebido em doação foi de R$ 70.000,00.

Wanderlei Knopp (DEM) foi quem menos investiu recursos financeiros em sua campanha até o momento. Ele informou um gasto de R$22.334,50, com um total de doações registrado de R$ 25.800,00.

Somados, os cinco candidatos já investiram um total de R$ 215.969,74. Os valores são relativamente modestos, quando comparados aos números dos municípios vizinhos, como Blumenau e Itajaí, por exemplo.

Arrecadação

Faltando 9 dias para as eleições, o valor total arrecadado de todos os candidatos chega a R$274.325,00. O montante não chega a ser um valor exorbitante, mesmo se forem considerados algumas diferenças em relação a campanhas anteriores, como a ausência de comícios e a redução do número de carreatas e encontros com jantares ou almoços.

Em virtude dessa nova realidade, um item que recebeu destaque na declaração dos candidatos foi o investimento em comunicação digital e impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.

Amarildo Rampelotti investiu R$16.500,00 nesse item, enquanto Rodrigo Althoff informou uma despesa de R$2.728,70 e Wanderlei Knopp de R$2.000. O candidato Kleber Wan-Dall já gastou R$34.583 em comunicação visual, mas não discriminou quanto se refere a campanha no meio digital. Sergio Almeida não incluiu esse item entre suas despesas.

Impressos

Apesar desse crescimento, a maior parte dos custos da campanha ainda é direcionada a material impresso, como cartazes, santinhos, panfletos e adesivos. Amarildo gastou R$27.059,10 em impressos e adesivos; Rodrigo investiu R$13.935,00 em material impresso; Kleber contratou R$29,966,80 em impressos e adesivos; Sérgio Almeida pagou R$14.256,00 entre material impresso e adesivos; e Wanderlei Knopp pagou R$7.251,50.

Em todas as prestações de contas, esse foi o item que recebeu o maior investimento, o que mostra que mesmo com a possibilidade de se chegar aos eleitores pelas redes sociais, os meios tradicionais ainda foram decisivos na hora da propaganda eleitoral em Gaspar.

 

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Edição 1976

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