Candidatos a prefeito falam sobre propostas de ampliação do saneamento básico em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito falam sobre propostas de ampliação do saneamento básico em Gaspar

31/10/2020

A saúde da população está diretamente relacionada à qualidade do meio ambiente e do saneamento. Por isso, a pergunta da semana é: Quais suas propostas para o meio ambiente e ampliação do saneamento básico em Gaspar?

  

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Tenho o compromisso de resgatar o projeto de saneamento básico feito no último governo do ex-prefeito Celso Zuchi. É um projeto muito bem avaliado pela engenharia civil. Ele contempla a concepção do esgotamento sanitário no Município inteiro como também o projeto executivo dos bairros Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha, além da construção da estação de tratamento. O projeto foi elaborado, apresentado à Caixa Econômica Federal e dependia apenas de alguns ajustes para ser licitado e executado. Existem recursos da ordem de trinta e oito milhões de reais conquistados pelo governo Zuchi junto ao governo federal, sem qualquer contrapartida do Município e que ainda estão à disposição. Porém, esse projeto, tão importante para o meio ambiente e a saúde das pessoas, foi engavetado pelo atual governo. A execução do projeto de saneamento básico será a principal ação do meu governo quanto ao meio ambiente, pois trará de volta a vida ao Rio Itajaí e aos mananciais. Além disso, o tratamento adequado do lixo na cidade e a atualização dos convênios com os órgãos ambientais estarão na ordem do dia do meu governo.


*************** 

 

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Vamos dar continuidade à implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto para atender 30% da cidade, nesse primeiro momento. Quando assumi a Prefeitura em 2017 havia um projeto, mas foi necessário ajustar e adequar de acordo com as exigências do Governo Federal e Caixa Econômica, para poder captar o recurso. Enfrentamos novamente toda a burocracia, mas não ficamos esperando. Já temos coleta e tratamento no Jardim Primavera e do Loteamento Margem Esquerda. Nas obras da Rua Itajaí e da Rua Barão do Rio Branco, já instalamos a rede coletora de esgoto, para não ter que abrir novamente aquelas vias para instalar os tubos no futuro. Estamos com a licitação em fase final e esperamos poder iniciar a obra em algumas semanas. Além disso, vamos aprimorar o sistema de coleta de resíduos sólidos; implantar ecopontos para coleta de materiais como pilhas, lâmpadas e baterias; continuar a coleta de óleo de cozinha; incentivar construções sustentáveis com reutilização de água da chuva e energia solar, incluindo prédios públicos; reflorestar áreas de risco e encostas; e promover a educação ambiental.


***************  

 

Rodrigo Althoff
PL - 22

É possível conciliar o desenvolvimento econômico com as políticas públicas de preservação do meio ambiente. Vamos implementar uma política de incentivos aos moradores que utilizem práticas sustentáveis em seus imóveis, como captação de água da chuva, telhado verde, manutenção de área permeável no solo, energia solar, limpeza do sistema de fossa e filtro. A gestão precisa ampliar os programas de conscientização sobre o destino correto para os resíduos (coleta seletiva). Elaborar e executar um programa de conscientização de proteção dos mananciais e de uso consciente da água. Firmar acordos de cooperação com as Instituições de Ensino para a implantação de projetos que visem à sustentabilidade ambiental, trabalhando a temática ambiental no contraturno escolar no projeto da escola em tempo integral. Nossos indicadores de saneamento básico são péssimos. Precisamos implantar as redes coletoras de esgoto sanitário e principalmente construir e colocar em operação a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário - ETE. Vamos atualizar nosso plano diretor pensando no crescimento sustentável da cidade.


*************** 

 

Sérgio Almeida
PSL - 17

A Coligação Gaspar Acima de Tudo tem consciência de suas responsabilidades neste seguimento, por isso, propõem algumas ações, entre elas:
- Preservar as áreas de mananciais através de projetos e legislações específicas e de conscientização da população;
- Elaborar mecanismos e estratégias de despoluição e recuperação de solos e nascentes;
- Desenvolver projeto de construção de terraços para contenção de águas de enxurradas. (visando preservação do meio ambiente e das estradas vicinais);
- Ampliar o apoio às entidades e movimentos organizados não governamentais de proteção ao Meio Ambiente.
- Investir na canalização e tratamento do esgoto.
- Criar programa de instalação de caixas estacionárias em pontos estratégicos para o depósito de materiais e entulhos, para não deixarem em terrenos baldios, para posterior coleta e destinação adequada;
- Ampliação do programa de coleta de lixo reciclável, com incentivo à criação de empresas e/ou cooperativas para a coleta.
- Promover a criação de outras matrizes energéticas em nosso município, como exemplo, a instalação de um campo de captação de energia fotovoltaica, (...)


***************  

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

“Ter saneamento básico é um fator essencial para uma cidade ser chamada de desenvolvida. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida dos gasparenses, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na despoluição dos nossos rios e preservação dos nossos recursos hídricos. Queremos inventariar e revisar a arborização viária existente. Estimulando, em parceria com a iniciativa privada, ações coletivas de plantio de árvores, ampliando o uso sustentável e social das áreas verdes, aumentando o Índice de Área Verde (IAV), incentivando a criação de “corredores verdes” no perímetro urbano, destacando o uso racional da água e a conscientização da população na preservação das áreas verdes e na redução, reutilização e reciclagem de resíduos, com ampliação da coleta seletiva para toda a cidade e em uma maior quantidade de dias. E, principalmente, iniciar a implantação do sistema de tratamento de esgoto para toda a cidade, com a privatização lenta e gradual da SAMAE, se necessário, em parceria com os funcionários de carreira da autarquia nesta transformação.”


Durante o período eleitoral, o Cruzeiro do Vale vai publicar uma série de perguntas e respostas com os candidatos a prefeito de Gaspar. A sequência da publicação das respostas foi definida através de sorteio todos os candidatos possuem o mesmo espaço de resposta: no máximo 1.120 caracteres. 

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

 

 

 

Edição 1975

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.