Candidatos a prefeito falam sobre propostas para atrair novos investidores para Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito falam sobre propostas para atrair novos investidores para Gaspar

16/10/2020

A localização estratégica coloca Gaspar no foco de grandes investidores. Entretanto, é preciso responsabilidade para atrair empresas sem onerar o Poder Público. Por isso, a pergunta da semana é: quais projetos o senhor tem para atrair empresas que gerem mais empregos e impostos para a cidade?

 

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Eu vou incentivar a criação de um corredor de desenvolvimento econômico às margens da BR-470.  No meu governo, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Renda terá um papel fundamental na busca e filtragem de indústrias não poluentes, garantindo incentivos diferenciados. O desenvolvimento econômico precisa aliar crescimento com vida saudável.  A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Renda e o Prefeito serão os responsáveis pela construção do diálogo em que o estudo do programa de desenvolvimento local (DEL) seja levado em consideração e aproveitado para a efetivação desses projetos. Além disso, são meus compromissos: 1) Estudar um sistema de financiamento das MEIs, pequenos e médios empresários; 2) Incentivar programas de geração de emprego e renda na agricultura e aquicultura familiar. A Secretária de Agricultura pode fazer mais do que apenas abrir valas e arar terra. Iremos trabalhar junto com o quadro qualificado de servidores para o desenvolvimento de projetos agrícolas e de aquicultura para geração de trabalho e renda. Vou aliar tudo isso aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

 

*************** 

 

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Uma das minhas bandeiras sempre foi o desenvolvimento econômico. Quando temos uma economia forte, a população tem emprego, renda e oportunidades. Tenho muito orgulho de dizer que colocamos Gaspar em uma posição de respeito na nossa região, no Estado e no Brasil. Já recebemos o prêmio de prefeito empreendedor por duas vezes, somos a 15ª economia do Estado e estamos entre as 10 cidades que mais geram empregos formais em Santa Catarina. Graças aos investimentos que temos feito em mobilidade, nos esforços empenhado na desburocratização e à força dos gasparenses, já estamos atraindo cada vez mais empresas. Desde grandes indústrias que saem de outras cidades e escolhem Gaspar, a pequenos empreendedores que agora têm porta aberta e auxílio da Sala do Empreendedor para construir o seu negócio. Em apenas três anos e meio foram abertas mais de 2.300 novas empresas. Queremos continuar esse trabalho de proximidade e apoio ao empreendedor e de desenvolvimento urbano, além de aprimorar os serviços de capacitação profissional. Dessa forma vamos continuar atraindo cada vez mais empresas com desenvolvimento ordenado.

 

***************  

 

Rodrigo Althoff
PL - 22

O que atrai investidores numa cidade é a desburocratização e disponibilização de espaços industriais com infraestrutura adequada e com acessos aos modais de transportes. Temos em Gaspar diversas regiões com grande potencial logístico para se investir. É preciso atualizar o Plano Diretor elaborado em 2006 e realizar a definição das prioridades de investimentos tendo como foco o desenvolvimento destas potencialidades. Com os novos loteamentos a população de Gaspar vai crescer muito. Além de atrair novos investimentos, vamos valorizar e permitir que as empresas que já estão na cidade possam ampliar e crescer, implantando o programa de qualificação e capacitação de mão de obra, principalmente nos setores têxtil, metal mecânico e moveleiro. É preciso também um transporte público que funcione. Daremos continuidade ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL e o Secretário de Desenvolvimento Econômico precisa atuar como um “vendedor”, um representante do município na busca de novos investidores. A iniciativa privada tem interesse em implantar os loteamentos industriais e nós vamos ser parceiros.

 

*************** 

 

Sérgio Almeida
PSL - 17

Entendemos que Gaspar, além de sua localização privilegiada, tem também uma renda média muito acima da média nacional e isto certamente fará muitas empresas voltarem seus empreendimentos a nossa cidade, assim nós propomos:
- Criar incentivos ao micro e pequeno empresário, facilitando o acesso a abertura de empresas, através da desburocratização dos serviços.
- Firmar parcerias com entidades representativas do setor empresarial com a finalidade de apoiar e incentivar toda e qualquer iniciativa voltada ao desenvolvimento econômico, trabalho e geração de emprego e renda de nosso município;
- Apoio à implantação e/ou à parcerias com escolas técnico-profissionais para inserção de jovens ao mercado de trabalho ou incentivá-los ao empreendedorismo;
- Facilitar administrativa e legalmente a instalação de empresas no município;
- Criação da rota do vestuário na Rodovia Ivo Silveira, em parceria com o órgão representativo da indústria do vestuário local, a fim de incluir nosso município no roteiro do turismo de compras de Santa Catarina, com a criação de emprego, renda e riquezas para Gaspar.

 

***************  

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

Precisamos antes de mais nada aproveitar melhor nossa posição privilegiada ao lado da BR-470, a principal via arterial de escoamento da produção do nosso estado, que nos liga diretamente a BR-101 e ao Porto de Itajaí e Aeroporto de Navegantes. Buscando e incentivando, até fiscalmente, negócios nessas margens ou próximas delas. Investindo ainda em infraestrutura que permita um melhor fluxo entre a rodovia e os principais acessos da nossa cidade, o que consequentemente atrairá também investimentos na área de realização de eventos na nossa região. Em conjunto a isso precisamos equiparar nosso Plano Diretor aos das nossas cidades vizinhas e desburocratizar e informatizar todo e qualquer serviço da Prefeitura pelos quais um novo negócio, independente do tamanho, dependa para começar funcionar. A Prefeitura precisa ser um parceiro do empreendedor, não um empecilho, já que ela deve servir o mesmo e criar o melhor ambiente possível para que este negócio saia do papel e venha a dar emprego e renda para os gasparenses, seus verdadeiros patrões.

 

Durante o período eleitoral, o Cruzeiro do Vale vai publicar uma série de perguntas e respostas com os candidatos a prefeito de Gaspar. A sequência da publicação das respostas foi definida através de sorteio todos os candidatos possuem o mesmo espaço de resposta: no máximo 1.120 caracteres. 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

Edição 1973

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.