O Partido Novo de Gaspar acaba de lançar seus dois pré-candidatos para as eleições de outubro de 2026. Maria Bernadete Souza, a Dete da Plantão Intimus, que foi candidata a vice-prefeita de Gaspar na eleição passada, é a pré-candidata a Deputada Federal. Já o advogado Ivens Duarte, que é uma das lideranças do partido, é pré-candidato a Deputado Estadual.
Faltando mais de um ano para as eleições, o Partido Novo é o primeiro que anuncia oficialmente seus pré—candidatos em Gaspar.
A eleição municipal de 2024 foi a primeira experiência política de Dete e, segundo ela, foi plantada uma semente fértil que já começou a dar frutos. “Mesmo com pouco tempo de atuação em Gaspar, o Novo conseguiu formar um núcleo comprometido com uma política séria e limpa. Montamos uma chapa e escrevemos, com orgulho, o nome do partido na história da cidade. Fazer campanha é se conectar diretamente com a realidade das pessoas. E isso me revelou um abismo profundo entre o discurso político e a vida real da população. Vi uma sociedade cansada, decepcionada, descrente. Vi também uma máquina pública travada, cheia de vícios, carente de inovação e de visão de futuro. A política precisa de coragem. Coragem para enfrentar um sistema que tira de quem trabalha e entrega muito pouco em troca”.
Para Dete, ter um gasparense em Brasília significa garantir voz para nossa região, que é um polo industrial forte e dinâmico. “Venho da iniciativa privada. Sei o que é empreender, gerar empregos, lidar com encargos e burocracias. Santa Catarina é movida pelo trabalho árduo do seu povo. Mostramos ao Brasil a força do empreendedorismo como motor do desenvolvimento. Pagamos muito em impostos, mas recebemos pouco de volta. Santa Catarina precisa ser respeitada política e economicamente. Precisamos de representantes com coragem, compromisso e conhecimento da nossa realidade”.
Até o momento, o Novo não dialogou com outros partidos a nível municipal sobre um possível apoio à pré-candidatura. “No entanto, acredito que nosso perfil pode inspirar pessoas de diferentes grupos políticos. Pessoas que querem uma política limpa, séria e com foco no cidadão. Estamos abertos ao diálogo com quem compartilha esses valores.
As ideias e valores que carrega, somados a forma como enxerga a política, fizeram o advogado Ivens Duarte ser pré-candidato a deputado estadual pelo Novo. “Passamos a vida criticando nossos representantes e fazemos muito pouco para mudar a realidade ao nosso redor. Recebi o convite do partido para representar nossos princípios e valores como pré-candidato e aceitei o desafio. Quero ser deputado estadual por conta das minhas ideias, dos valores que defendo, da forma como enxergo a política e o comportamento que os nossos representantes devem ter: fiscalizar, propor soluções, independentemente do local onde nasci”.
Sobre o número de candidatos que Gaspar pode ter e uma possível divisão de votos, Ivens diz que não enxerga essa realidade como um problema, mas como um benefício. “Isso permite que as pessoas escolham o melhor nome nas eleições. Está no DNA do nosso partido uma política independente e proativa, pautada pelos princípios e valores que defendemos. Não houve nenhuma conversa com outros partidos. É evidente que as demais siglas serão bem-vindas para conhecer o que defendemos e, se concordarem, prestar seu apoio, cientes de que nós, do Novo, agimos com propósito e visão de longo prazo, sem troca de favores. Penso que alguém que pensa 50% diferente de mim também pensa 50% igual, e isso já é um bom ponto de partida”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).