O Cruzeiro do Vale publica nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, a última de uma série de três pesquisas eleitorais contratadas pelo jornal para mostrar o cenário político em Gaspar. Ela foi aplicada pelo instituto Rumo Pesquisas nos dias 28 e 29 de setembro. Foram ouvidos 594 eleitores de maneira proporcional nos bairros da cidade, conforme distribuição populacional eleitoral apresentada pelo TRE/SC. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SC-04536/2024. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e a taxa de confiabilidade é de 95%.
Segurando um disco com o nome das cinco duplas que concorrem a prefeito/vice de Gaspar, os pesquisadores perguntaram aos eleitores: “Em qual destas duplas de candidatos você vai votar para prefeito e vice de Gaspar?”. 36,2% disse que vai votar no Delegado Paulo Koerich e em Rodrigo Althoff, do PL. A segunda dupla com maior intenção de votos é a do PP, Marcelo Brick e Ivete Hammes, com 29,7%. Na sequência aparece a dupla do PT, Celso Zuchi e Elisabete Otiquir, com 19,1% da preferência dos eleitores. As demais duplas (Oberdan Barni e Aurino Amaral, do Republicanos; e Ednei de Souza e Bernadete Souza, do Novo), foram apontados por 2,6% e 2,1%, respectivamente.
Entre os eleitores de Gaspar, 8,2% ainda estão indecisos e pouco mais de 2% devem representar a porcentagem de brancos e nulos.
No dia 6 de outubro, ao final da apuração de votos, a justiça eleitoral vai divulgar apenas os votos válidos, sem considerar brancos e nulos. Sendo assim, considerando a margem de erro de 4%, a tendência é de que o candidato Paulo Koerich (PL) alcance uma votação que fique entre 36,3% e 44,3%. Já o candidato Marcelo Brick (PP) deve ficar entre 29,2 e 37,2%; e o candidato Celso Zuchi (PT), entre 17,3 e 25,3%.
Veja a tendência de votos válidos em Gaspar no gráfico:
Quando comparadas as duas últimas pesquisas contratadas pelo Cruzeiro do Vale e aplicadas pelo instituto Rumo Pesquisas, é possível ver que o candidato Marcelo Brick (PP) é o que teve maior crescimento, saltando de 24,9% para 29,4% da preferência dos votos. Depois, aparece o candidato do PT, Celso Zuchi, com um aumento de 2,1%, passando de 17 para 19,1%.
Outro ponto a ser analisado é o número de indecisos, que, conforme os dias passam, diminui. Enquanto no dia 12 de setembro 14% ainda não sabiam em quem votar, no final do mesmo mês esse número caiu para 8,2%.
Veja abaixo o comparativo completo:
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).