O prefeito Paulo Koerich divulgou nesta segunda-feira, dia 7 de julho, um balanço dos seis primeiros meses de governo em Gaspar. O levantamento foi feito por área: Saúde, Educação, Obras, Economia, Agricultura, Assistência Social, Defesa Civil, Planejamento, Trânsito e Samae. “Tivemos uma dificuldade financeira gigantesca no início da gestão. Fomos fortemente impactados pelas chuvas de janeiro e temos sido cobrados pela população sobre questões importantes e que estavam represadas, especialmente nas áreas de saúde, educação e obras. Há muito a ser feito. Mas, aos poucos, temos procurado resolver estes problemas e evoluir”, disse Koerich.
Veja abaixo a lista de realizações divulgadas pela prefeitura de Gaspar:
- Limpeza de valas de arrozeiras e ribeirões do município para atender principalmente a demanda dos rizicultores que dependem do escoamento da água para produzir.
- Controle biológico do borrachudo em 3 bairros com maior incidência do mosquito (Arraial, Belchior e Alto Gasparinho).
- Fortalecimento dos produtos produzidos em Gaspar através de parcerias com Senar, Sindicato Rural de Ilhota, IFSC, Epagri, Cidasc e demais instituições.
- Distribuição de calcário do programa Terra boa (da Epagri) para os produtores rurais.
- Montagem da estrutura e coordenação da programação da Expofeira.
- Implantação do CRA’s Itinerante com atendimentos no Distrito do Belchior e bairros como Barracão, Bateias e Gaspar Alto.
- Ampliação dos serviços e atendimentos no Centro de Convivência do Idoso.
- Reativação dos serviços e oficinas na Praça CEU no Gaspar Mirim.
- Reativação do site de Defesa Civil, que estava dois anos inativo, além da atualização do Alerta Gaspar, para monitoramento em tempo real das informações meteorológicas da cidade.
- Instalação de um novo ponto do sistema de telemetria no Ribeirão Belchior, no bairro Belchior Central. O equipamento permite o monitoramento em tempo real do nível do ribeirão e do volume de chuva, contribuindo para ações preventivas em períodos de risco.
- Reformulação do Programa Defesa Civil na Escola, em parceria com o Governo do Estado, abrangendo todas as escolas do município. Formação de uma nova turma de agentes voluntários de Defesa Civil, ampliando a capacidade de resposta a eventos extremos.
- Instalação de kit de transposição na Rua Celso Theiss, no bairro Belchior Alto, resolvendo o acesso ao local que, desde a tragédia de 2008, era feito por um pontilhão.
- Integração ao Plano Executivo Regional de Turismo (PERT), coordenado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
- Atualização da Lei de Incentivo Econômico para permitir a atração de novas empresas e gerar novos empregos.
- Suporte na organização e realização da Expofeira e Expofest.
- Elaboração do maior plano regional integrado do Vale Europeu, ao lado de outros 14 municípios e aplicação do Plano Municipal com o COMTUR.
- Implantação do projeto “Vem Ser Maker” nas escolas da rede municipal atendendo cerca de 900 alunos, do pré ao 9º ano, no contraturno escolar.
- Reforço da segurança nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) do município com monitoramento eletrônico por meio de alarmes e câmeras com vigilância 24 horas.
- Implantação dos sinais musicais nas escolas para proporcionar um ambiente mais inclusivo.
- Lançamento do edital de credenciamento para compra de até 600 vagas e instituições privadas de ensino infantil para zerar a fila de espera.
- Ampliação do programa Bolsa Atleta, beneficiando mais de 70 atletas e técnicos.
- Oficialização da cidade como Centro de Referência Paralímpica.
- Redução de valores nas novas licitações, com redução de 30% no custo da hora-maquina pela empresa terceirizada.
- Captação de recursos provenientes de emendas parlamentares e transferências do Governo Estadual no valor aproximado de R$ 7,5 milhões.
- Investimento de R$ 1,5 milhão para aquisição de novos equipamentos para reforçar os serviços de manutenção viária e roçada no município.
- Retomado o serviço de manutenção urbana em Gaspar, com a estruturação de um cronograma que contempla todos os bairros do município. Os serviços incluem varrição manual e mecanizada, roçada com recolhimento, supressão de vegetação, manejo florestal e capina mecanizada.
- Retomada da pavimentação das ruas Frei Solano, Vidal Flávio Dias e início da pavimentação da rua Leonardo Pedro Schmitt.
- Ampliação do horário do atendimento nas Unidades de Saúde, passando a ficar abertas das 7h30min às 16h30min – sem fechar para o almoço.
- Mutirão de exames para reduzir a fila de espera por consultas, com mais de 4 mil atendimentos em especialidades de cardiologista, neurologia, ortopedia, psicologia, cirurgião bucomaxilofacial, endodontia e atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais.
- Início dos atendimentos odontológicos no Gaspar Alto.
- Início das Obras nas Unidades de Saúde no bairro Coloninha e Santa Terezinha II.
- Aquisição de um aparelho de raio-x de alta precisão para Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
- Retomada da operação tapa-buraco. A ação já contemplou sete bairros do município, com foco em reparos asfálticos e consertos no calçamento de ruas que foram impactadas por obras de manutenção.
- Ampliação das ações de educação ambiental promovidas pelo Samae, com atividades como visitas guiadas ao Ecoponto e às Estações de Tratamento de Água (ETAs) e atividades educativas em escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) para conscientização do uso responsável da água.
- Ampliação da rede de abastecimento d’água nas ruas Vidal Flávio Dias e Frei Solano.
- Retomada da Área Azul para reorganização das vagas de estacionamento na região central da cidade.
- Manutenção e limpeza em mais de 100 abrigos de ônibus.
- Melhorias na sinalização em unidades escolares de Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).