Vereadora pede fornecimento de absorventes nas escolas públicas de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereadora pede fornecimento de absorventes nas escolas públicas de Gaspar

11/06/2021
Vereadora pede fornecimento de absorventes nas escolas públicas de Gaspar

Você sabe o que significa ‘pobreza menstrual’? É o termo usado para falar de um problema que afeta mulheres que não têm acesso ou condições básicas para praticar a higiene no período menstrual. Nesta semana, a pauta foi levantada pela parlamentar Franciele Back na sessão Câmara de Vereadores de Gaspar. Ela aproveitou para fazer a Indicação 286/2021, que pede ao Executivo municipal o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas para estudantes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Na oportunidade, Franciele abordou pontos importantes a respeito do assunto e, inclusive, destacou se tratar de uma questão de saúde pública que não pode ser negligenciada. “A falta de condições financeiras para a compra de absorventes, por exemplo, é a realidade de centenas de mulheres no Brasil, inclusive jovens da rede pública de ensino. Chamado de pobreza menstrual, este é um tema pouco debatido no país e que pode ser um empecilho não só para o conforto, mas também educação delas”, argumenta.

A parlamentar reforça que meninas podem chegar a perder até 45 dias de aula a cada ano letivo por falta de acesso a absorventes higiênicos quando estão menstruadas: “Para evitar constrangimentos, elas faltam às aulas durante a menstruação, que pode durar até cinco dias. A disponibilidade desses itens nas escolas, ainda que pareça simples, faz com que o ambiente esteja preparado para oferecer a segurança necessária e evitar qualquer tipo de inconvenientes às estudantes”.

Conforme enfatizado pela vereadora, o absorvente e outros produtos de higiene menstrual são ainda hoje vistos como artigos de luxo. “É preciso mudar essa realidade. Higiene pessoal é uma necessidade”, ressalta Franciele. Nesse sentido, serão iniciadas as conversas com as instituições de ensino. “Estamos organizando as visitas com os diretores. Além disso, ainda faremos conversas com as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e com o Conselho da Mulher. Trabalhar em conjunto!”, conclui.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 2006

 

Comentários

Tony Silva
13/06/2021 23:37
Bela iniciativa. Parabéns aos envolvidos.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.