Os vereadores de Gaspar aprovaram por unanimidade uma moção de apoio à campanha ‘Mulheres na Política. Elas Podem. O País Precisa”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A campanha foi lançada em agosto e tem um curso à distância sobre a aplicação do fundo partidário da difusão da participação política das mulheres. A moção foi proposta pela vereadora Mariluci Deschamps Rosa (PT). “Apoio a iniciativa do TRE por entender que temos mulheres capacitadas e com condições de avançar no campo da política”.
Já a vereadora Franciele Back (PSDB) enfatizou a falta de incentivo dos partidos políticos à participação feminina. “A mulher serve para ser aquilo que ela bem entender”, ressaltou.
Mulheres no legislativo
Os números contabilizados pelo Senado Federal assustam. Santa Catarina não elegeu nenhuma senadora nas últimas eleições. Na Câmara dos Deputados, a bancada catarinense é composta por apenas duas mulheres e 14 homens. A Assembleia Legislativa tem 36 deputados estaduais e quatro deputadas.
O legislativo gasparense, em seus 70 anos de história, teve apenas sete mulheres. Atualmente, são duas legisladoras – Mariluci e Franciele – e 11 homens que ocupam cadeiras na Câmara. Em 2016, foram eleitos, em Santa Catarina, 2.500 vereadores e 389 vereadoras.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).