Na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Gaspar recebeu representantes da empresa Saays Soluções Ambientais Ltda, responsável pela coleta de lixo na cidade. O encontro foi motivado pelas inúmeras reclamações que os parlamentares receberam da comunidade acerca do serviço prestado no município.
A reunião, com intuito de buscar esclarecimentos, também contou com a participação da diretora de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar, Angela Genesia Correia Nunes dos Anjos. Os vereadores que participaram do encontro fizeram questionamentos embasados nas reclamações da população, a fim de obter soluções efetivas para as demandas. “Foi um momento oportuno para entender o funcionamento do sistema e com isso buscar junto ao Samae e a empresa, as soluções das demandas que todos os vereadores recebem. O encontro foi produtivo e acreditamos que tenhamos cumprido nosso papel de cobrar a efetiva prestação dos serviços, mas é fundamental que a população também faça sua parte”, aponta o presidente da Câmara de Vereadores, Alexsandro Burnier.
Entre as reclamações se destaca uma periodicidade maior na coleta, inclusive nos feriados. Com relação a essa solicitação, a empresa explicou que cumpre o calendário estipulado, mas esbarra na questão contratual que não prevê coleta em feriados e que isso acaba acarretando um acúmulo de lixo. Mas se prontificou em intensificar ações para reduzir impactos com relação a este problema. “A empresa vai continuar trabalhando e se esmerando para fazer o melhor no atendimento à população na coleta seletiva e orgânica. Caso tenhamos alguns empecilhos ou transtornos para se fazer essa coleta, destacamos que isso é registrado e encaminhado pro Samae, assim como o Samae nos repassa para reparar as dificuldades e seguir com o serviço corretamente”, completa o Engenheiro Ambiental da Saays Soluções Ambientais Ltda, Rafael Andrade Weber.
Para a diretora de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar, Angela Genesia Correia Nunes dos Anjos, as dificuldades enfrentadas esbarram em um contrato de 2021, que já foi utilizado grande parte do quantitativo. Além disso, ressaltou a importância da comunidade abrir chamado para as demandas, desta forma conseguem mensurar as solicitações. “É fundamental também a conscientização da população sobre o correto descarte do lixo orgânico e reciclado, que se feito adequadamente contribui para a prestação do serviço de coleta. Importante também que a população fique atenta aos horários para dispor o lixo antes da retirada, para que o material não fiquei no local aguardando nova coleta”, conclui.
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