Ações reforçam a importância do leite para o bebê - Jornal Cruzeiro do Vale

Ações reforçam a importância do leite para o bebê

14/08/2011

O tema deste ano da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) foi buscar no rol de serviços da internet uma forma de divulgar a importância da comunicação, no apoio ao aleitamento materno. ?Fala comigo! Amamentação ? uma Experiência em 3 dimensões? chama a atenção para os benefícios que a troca de experiências e conhecimentos pode gerar no sentido de garantir os direitos de mães, gestantes e seus bebês.

Além disso, alerta que, apesar do aleitamento materno ser um ato natural, precisa de apoio de todos, família, profissionais de saúde, empregadores, e, especialmente, da mídia e dos formadores de opinião. O propósito é proporcionar às mães condições de amamentar seus filhos até dois anos de idade, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ideal para a OMS é que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham no aleitamento materno um alimento único, sendo complementado somente a partir desse período. O cumprimento de compromissos do Brasil com a OMS para a redução (em dois terços) da mortalidade em menores de cinco anos até 2015 também faz parte da meta da campanha.

A SMAM foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) e é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, sempre na primeira semana de agosto. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.  No Brasil, desde 1999, a data faz parte das atividades educativas no calendário das ações de Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, com resultados positivos em defesa da amamentação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que apesar do tempo médio de aleitamento materno no país ter aumentado (11 meses) o Brasil ainda está em um patamar baixo ? 41%. Segundo a pasta, o aleitamento materno é capaz de di­mi­nuir em 13% o número de mortes em crianças menores de cinco anos.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde ? OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação ? WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da ?Declaração de Innocenti?.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

No Vale do Itajaí criou-se em 2002 o Comitê de Aleitamento Materno Vale do Itajaí, que é composto hoje pelos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí ? Ammvi, e tem como parceiros a Furb, a 15ª Regional da Saúde e o município de Massaranduba. Indaial participa deste Comitê desde a sua fundação.

Na Semana do Aleitamento Materno os integrantes do Comitê em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Centro de Referência da Assistência Social ? CRAS  do bairro Carijós e a Secretaria da Saúde de Indaial, reuniram mamães que amamentam seus filhos ao seio, em uma atividades que teve por objetivo ressaltar a importância desse ato para os bebês. As ações, que foram coordenadas pelas enfermeiras e membros representantes do Comitê Aleitamento Materno Vale do Itajaí, Leny Maria Wagner Garcia, da Unidade de Saúde Estratégia da Família do bairro Carijós e, Fabiane C. M. de Figueiredo, da Unidade de Saúde Estratégia da Família do bairro Encano Baixo, envolveram desde atividades dinâmicas como SPA da mamãe, com cuidados de beleza, com a aplicação de maquiagem  realizada com parceria do SESI, esfoliação de rosto, mãos e pés,  cuidados com os cabelos e massagens relaxantes, realizadas pro funcionárias habilidosas da Secretaria da Saúde.

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Indaial

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.