Pelos corredores do colégio Marcos Konder, andando na estrada ou até mesmo deitado em sua cama, João Vieira Ramos Neto, de 11 anos, é sempre visto lendo livros. O estudante da quinta série já alcançou a marca de 54 leituras em apenas um mês.
O interesse começou em um dia comum de aula, na hora do recreio, quando foi à biblioteca para acessar algumas informações no computador. Como a máquina estava ocupada, o adolescente decidiu pedir sete obras emprestadas. "A minha irmã sempre trazia livros pra casa e eu lia os dela também. Então senti a necessidade de eu mesmo locá-los".
O incentivo aumentou quando a coordenação da escola decidiu montar um concurso. Primeiramente foi estabelecido o momento da leitura, que já acontece há três anos. Trata-se de uma pausa de 15 minutos em um dia da semana onde os alunos podem desfrutar de algumas páginas de um livro.
Uma das coordenadoras do projeto, a assistente pedagógica Elaine Cristina de Souza, conta que a direção do educandário até já trouxe feiras de livro para incentivar ainda mais os estudantes. "A feira aconteceu no pátio da escola. Levamos vários livros lá para induzi-los a conhecer estas obras. O número de empréstimos aumentou significativamente".
Em abril, o ensino fundamental do colégio leu junto 785 obras. Elaine acredita que no caso de João, que conquistou o primeiro lugar no concurso, a veia literária já veio de casa. "A mãe dele adora livros. Além disso, o avô e a irmã sempre traziam obras para casa também. Isto, com certeza, o fez gostar desta forma da literatura".
O vencedor estuda à tarde, mas sempre freqüenta a escola também pela manhã. Ele é um dos responsáveis pelo Jornal Mural. "Minha família sempre me ensinou que o conhecimento é uma das coisas que ninguém pode tirar da gente. Além disso, tiro notas boas na escola em função da minha leitura e gramática", explica com uma desenvoltura e vocabulário incríveis.
A coordenação do projeto pretende levar os alunos a sebos e bibliotecas nas próximas semanas. O objetivo é mostrar que não é só na escola que há livros. O segundo colocado no concurso foi o aluno Richard Martins Lima, que leu 22 livros.
Fonte:
Assistente pedagógica, Elaine Cristina de Souza: 3343-1210.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).