APAE de Ilhota oferece aulas de informática a seus alunos - Jornal Cruzeiro do Vale

APAE de Ilhota oferece aulas de informática a seus alunos

09/06/2010

fotopg12abreMD.jpgA APAE de Ilhota continua indo atrás de seus sonhos para alcançar uma infraestrutura cada vez melhor para os seus alunos. Neste mês de junho, a escola conseguiu, junto à Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, uma profissional para atuar na escola pelo período de 20 horas e oferecer aulas de informática os alunos da instituição. A sala de informática educativa conta com dois computadores que são usados pelos alunos das classes de atividades da vida diária e também pelos da turma de SAED, que são os estudantes que frenquentam, além da APAE, o ensino regular.


A solicitação foi feita junto à Gerência de Educação, GERED, através de uma integradora de educação especial que trabalha junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional e atendida dois meses depois. A FCEE determinou que a partir de 1° de junho fosse contratado um professor desta área para trabalhar na sala de aula. Os trabalhos têm sido, segundo a direção da escola, uma alegria para muitos alunos por estar em contato com o computador, uma vez que alguns nunca haviam vivenciado esta experiência. A nova professora distribui os horários e atende os educandos individualmente, podendo assim, dar atenção a cada um.

?Eles liberam o professor, não o equipamento. Estes dois computadores que possuímos, nós trouxemos da antiga sede da APAE de Ilhota?, conta a secretária da entidade, Juliana Michei. A instituição agora busca parceiros para adquirir novos equipamentos, inclusive alguns adaptados. ?Temos alguns alunos cegos, então, no caso deles, seria necessário um teclado em braile?, explica Juliana.


Reformas

No momento, a sede da APAE de Ilhota está passando por uma grande reforma. A obra se faz necessária pois no local funcionava um posto de saúde e por isso não está adaptado para os alunos portadores de necessidades especiais.

Com as reformas a escola espera proporcionar uma infraestrutura melhor para a vivência e ensino. Segundo Juliana, devido às obras, algumas das atividades oferecidas estão paradas, pois a reforma acontece em etapas para não prejudicar a aprendizagem ou ter que parar por completo os atendimentos da instituição. No momento, as partes de fisioterapia, equoterapia e atendimento psicológico, e algumas aulas de atividades da vida diária, estão ativas.

Comentários

Victor Caglioni
09/06/2010 14:19
Caros amigos.

Em relação a inclusão digital de deficientes visuais, desafio atual para a APAE de Ilhota (e possivelmente muitas outras instituições por todo o Vale do Itajaí).
Existe uma alternativa incrível e eficaz, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo professor Antônio Borges e alunos de computação e diversas ciências humanas, em virtude da necessidade de ajudar alunos com deficiência visual da instituição superior que precisavam ter acesso as ferramentas virtuais.
Se trata de um software (programa) chamado Dosvox, que narra em português o passo á passo.É um sistema operacional desenvolvido especialmente para as pessoas cegas e permite ler e escrever textos, acessar a internet, enviar e receber e-mails e até mesmo se divertir com jogos virtuais; trabalha com diálogo muito simples de ser aprendido, uma pessoa cega semi alfabetizada consegue usar perfeitamente o computador.
E a melhor notícia, é que se trata de um software livre (que não possui patente proprietária) então é gratuito, pode ser instalado em qualquer instituição pública, ONGs ou particulares (casa, escritório etc...) sem a necessidade de pagar por licença. O programa está disponível na internet pelo site: http://intervox.nce.ufrj.br/.
Também pelo site, qualquer pessoa jurídica ou física tem as instruções bem detalhadas de como usar e instalar o programa, além de outras alternativas de inclusão e projetos bem sucedidos pelo Brasil. Vale ressaltar também que o programa Dosvox é compatível com os sistemas Windows e GNU/Linux.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.