A APAE de Ilhota continua indo atrás de seus sonhos para alcançar uma infraestrutura cada vez melhor para os seus alunos. Neste mês de junho, a escola conseguiu, junto à Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, uma profissional para atuar na escola pelo período de 20 horas e oferecer aulas de informática os alunos da instituição. A sala de informática educativa conta com dois computadores que são usados pelos alunos das classes de atividades da vida diária e também pelos da turma de SAED, que são os estudantes que frenquentam, além da APAE, o ensino regular.
A solicitação foi feita junto à Gerência de Educação, GERED, através de uma integradora de educação especial que trabalha junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional e atendida dois meses depois. A FCEE determinou que a partir de 1° de junho fosse contratado um professor desta área para trabalhar na sala de aula. Os trabalhos têm sido, segundo a direção da escola, uma alegria para muitos alunos por estar em contato com o computador, uma vez que alguns nunca haviam vivenciado esta experiência. A nova professora distribui os horários e atende os educandos individualmente, podendo assim, dar atenção a cada um.
?Eles liberam o professor, não o equipamento. Estes dois computadores que possuímos, nós trouxemos da antiga sede da APAE de Ilhota?, conta a secretária da entidade, Juliana Michei. A instituição agora busca parceiros para adquirir novos equipamentos, inclusive alguns adaptados. ?Temos alguns alunos cegos, então, no caso deles, seria necessário um teclado em braile?, explica Juliana.
Reformas
No momento, a sede da APAE de Ilhota está passando por uma grande reforma. A obra se faz necessária pois no local funcionava um posto de saúde e por isso não está adaptado para os alunos portadores de necessidades especiais.
Com as reformas a escola espera proporcionar uma infraestrutura melhor para a vivência e ensino. Segundo Juliana, devido às obras, algumas das atividades oferecidas estão paradas, pois a reforma acontece em etapas para não prejudicar a aprendizagem ou ter que parar por completo os atendimentos da instituição. No momento, as partes de fisioterapia, equoterapia e atendimento psicológico, e algumas aulas de atividades da vida diária, estão ativas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).