
Uma onda surfada pelo catarinense Vini dos Santos, em 2022, na Praia de Nazaré, em Portugal, pode se tornar a maior já registrada no mundo. De acordo com um estudo apresentado recentemente pelo oceanógrafo Douglas Nemes, a parede de água atingiu 29,68 metros de altura, superando o atual recorde mundial, de 26,21 metros, pertencente ao alemão Sebastian Steudtner, também surfada em Nazaré, em 2020.
O trabalho, que envolve pesquisa e desenvolvimento de técnicas próprias de medição e qualificação de ondas, foi apresentado em setembro durante o 4th International Workshop on Waves, Storm Surges, and Coastal Hazards, em Santander, na Espanha. O estudo agora será submetido à análise do Guinness Book, responsável por homologar oficialmente os recordes mundiais.
A onda foi surfada por Vini em fevereiro de 2022, durante a tempestade Eunice, que provocou fortes impactos no noroeste da Europa. O feito, ocorrido durante um momento de free surf — prática fora de competições —, repercutiu na imprensa internacional e pode colocar o atleta de Florianópolis entre os grandes nomes da história do surfe de ondas gigantes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).