Catarinense pode bater recorde mundial ao surfar onda de quase 30 metros em Portugal - Jornal Cruzeiro do Vale

Catarinense pode bater recorde mundial ao surfar onda de quase 30 metros em Portugal

27/10/2025
Catarinense pode bater recorde mundial ao surfar onda de quase 30 metros em Portugal

Uma onda surfada pelo catarinense Vini dos Santos, em 2022, na Praia de Nazaré, em Portugal, pode se tornar a maior já registrada no mundo. De acordo com um estudo apresentado recentemente pelo oceanógrafo Douglas Nemes, a parede de água atingiu 29,68 metros de altura, superando o atual recorde mundial, de 26,21 metros, pertencente ao alemão Sebastian Steudtner, também surfada em Nazaré, em 2020.

O trabalho, que envolve pesquisa e desenvolvimento de técnicas próprias de medição e qualificação de ondas, foi apresentado em setembro durante o 4th International Workshop on Waves, Storm Surges, and Coastal Hazards, em Santander, na Espanha. O estudo agora será submetido à análise do Guinness Book, responsável por homologar oficialmente os recordes mundiais.

A onda foi surfada por Vini em fevereiro de 2022, durante a tempestade Eunice, que provocou fortes impactos no noroeste da Europa. O feito, ocorrido durante um momento de free surf — prática fora de competições —, repercutiu na imprensa internacional e pode colocar o atleta de Florianópolis entre os grandes nomes da história do surfe de ondas gigantes.

 

 

Edição 2216

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.