Desmoronamento destrói casa na região central de Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Desmoronamento destrói casa na região central de Ilhota

25/01/2011

0MD.jpgAlém da localidade do Baú, as chuvas também causaram prejuízos na área central da cidade de Ilhota, onde uma residência desabou e acabou sendo levada pelas águas do rio Itajaí-Açú. A casa ficava às margens da rodovia Jorge Lacerda, na rua Pedro Castellein e começou a desabar na manhã de domingo, 23. Um casal e uma criança estavam na casa no momento em que parte do banheiro desmoronou e conseguiram sair e pedir ajuda dos bombeiros. Na madrugada desta segunda-feira, 24, outra parte da residência caiu e a Defesa Civil interditou o local. uma moradia vizinha também foi interditada e as famílias foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes e amigos.
Na localidade do Baú, 40 famílias foram orientadas a deixar suas casas por motivos de segurança.

_______________________

Ilhota vai decretar situação de emergência nesta segunda-feira

Rios com forte correnteza, inúmeros deslizamentos, casas danificadas e pontes destruídas. O cenário se assemelha muito ao de novembro de 2008, mas ocorreu neste final de semana (22 e 23), em Ilhota. Em função das fortes chuvas, a prefeitura da cidade, através da Defesa Civil, vai decretar situação de emergência ainda nesta segunda-feira (24).
Ao todo 2.500 pessoas foram afetadas nesta catástrofe, sendo que 236 ficaram desalojadas e 138 tiveram de ser removidas de suas residências. Quatro pessoas se feriram, mas passam bem. Cerca de 20 casas foram danificadas ou destruídas. Cinco instituições públicas também sofreram danos. Destacam-se o Posto de Saúde do Braço do Baú e a Escola Laudelino José Novaes, também no Braço do Baú.
Segundo o coordenador da defesa civil municipal, Paulo Drun, contabilizou-se mais de 30 deslizamentos, principalmente nas localidades Baú Central, Baú Baixo, Braço do Baú e Alto Baú. Os bairros mais afetados por alagamento foram Ilhotinha, Vila Nova, Pedra de Amolar e Baú Central. "Com certeza, a destruição não foi maior por causa da dragagem dos ribeirões que havíamos feito recentemente. Assim, as águas tiveram mais vazão e deixaram de atingir inúmeros lares".
Assim que soube do nível de chuva que cairia no município, Paulo avisou os Núcleos de Defesa Civil dos bairros. "Inúmeros moradores conseguiram ir para locais seguros, o que acabou ajudando na preservação das vidas. Um exemplo é o agente Cornélio que retirou 20 pessoas da Tifa do Graal".
Dois locais continuam sem acesso: do Baú Central ao Alto Baú e do Alto Baú ao Baú Seco e Braço do Baú. O bloqueio se deve a quatro pontes que sofreram danos, tendo parte de suas estruturas danificadas. Três equipes da prefeitura trabalham na remoção de barreiras para normalizar o acesso a estas comunidades. A previsão é que o trabalho esteja finalizado até esta terça-feira (25).

Clique AQUI e confira as imagens registradas pela equipe da Prefeitura de Ilhota.

O coordenador da Defesa Civil acredita que 60% do que foi reconstruído após a tragédia de 2008 tenha sido destruído. "A força das águas eram muito grandes. Choveu em uma hora aproximadamente 200mm. Em 2008 choveu cerca de 500mm em três dias. A proporção foi muito grande, levando em conta o espaço de tempo", conta Paulo.
Outro setor fortemente atingido foi a agricultura. De acordo com o secretário da pasta, Almir César Paul, ainda não é possível contabilizar os prejuízos. "Estamos fazendo o levantamento agora, mas já sabemos que os prejuízos são grandes. Estávamos em época de pré-colheita nos arrozais. Vamos dar total auxílio aos agricultores para que o prejuízo seja recuperado", explicou.
Somente uma casa foi totalmente destruída. Ela cedeu num desmoronamento. A residência fica no centro, próximo a loja Luleca. Mais informações a qualquer momento.

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhota

____________________

Seis pontes foam danificadas em Ilhota

A madrugada de sexta-feira,21, foi de muito trabalho para a Defesa Civil e a Secretaria de Obras da prefeitura de Ilhota. A cidade foi novamente castigada por alagamentos e deslizamentos de terra. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Drun, fez um prévio balanço dos estragos e contabilizou mais de 20 desmoronamentos.

A forte chuva iniciou  por volta das 19h e alagou os bairros Braço do Baú, Báu Central, Báu Baixo, Pedra de Amolar, Vila Nova, Missões e Ilhotinha. "Não tivemos mortes, nem casas atingidas pelos deslizamentos. No entanto, parte do que já havíamos reconstruído foi levado pelas águas novamente. A força da chuva foi muito grande, com características semelhantes a de 2008", relatou.

Seis pontes do Complexo do Baú ficaram totalmente ou parcialmente destruídas com as fortes chuva. "Em função desta situação, temos 25 famílias isoladas. A Secretaria de Obras do município já trabalha na retirada de barreiras para dar acesso à população a outras áreas do município. Queremos reestabelecer a normalidade o quanto antes".  O prefeito de Ilhota, Ademar Felisky deve decretar situação de mergência no município, na segunda-feira.

Comentários

Cidadão
24/02/2011 06:48
Qualquer chuva que der o prefeito vai decretar estado de emergencia , pra que , se ele vistoriasse mas as obras das empreiteiras ele iria ter mas conhecimento ....pra que ele reforça seus máquinarios e não coloca pra trabalha , a creche do Braço do Baú foi interditada , mas se a empreiteira da nova creche tivesse trabalhando todos os dias ja estaria pronta faz muito tempo,e o deslizamento de terra do Alto Braço voltou a cai por que será , obra mal terminada , pois se o prefeito tivesse vistoriado a obra antes da conclusão , esse deslizamento não teria acontecido , fizeram pela metade .Mas uma pergunta .Por que eles estam arruman o calçamento  na  rua do Vice e deixam a Geral a desejar ?Não sou contra a fazer a rua do Vice , mas será que o prefeito não encherga que esta jogando dinheiro nosso fora ..ele não ve que o calçamento esta estorando tudo ..UMA VERGONHA . Será uma vergonha o prefeito não termina a ponte no mandato dele , pois nesses anos todos ele só fala dessa ponte , ou será que o proximo prefeito vai conseguir termina ou iram dizer que o novo ira comer o dinheiro ...tomara que eu estiver enganado....ou vão deixar o dinheiro da ponte para fazer a nova campanha....
Leticia
25/01/2011 13:07
Sr Almir... prometer tem que cumprir...
"Vamos dar total auxílio aos agricultores para que o prejuízo seja recuperado", explicou.
Está registrado na matéria do jornal!!!
Duvido muito, vou esperar sentada...
Med
25/01/2011 09:09
O meus amigos vocês ainda não entenderam, na hora de pedir voto vão até o braço, o alto, o baixo até o ultimo fio de cabelo do baú. Mas na hora de ajudar. kkkkkkk.......Precisamos estar cientes que na hora da dificuldade os vão nos ajudar são nossos vizinhos amigos ou parentes...Mas não as altoridades.
João
24/01/2011 21:33
É o que o Maicom falou é real...
Os bairros mais prejudicados são os que menos ganham ajuda;
Pois o senhor prefeito só sabe dizer:
vamos refazerrrrrrrrrr;
vamos recontruirrrrrrrrrr;
mas qd ninguém sabe
cecilia werner
23/01/2011 16:43
A CAUSA DE TANTA DESTRUIÇÃO TODOS ENVITAM RELATAR QUANDO O CENTRO DO BRAÇO DO BAU ESTIVER COBERTO NUM MAR DE LAMA TALVES VÃO QUERER REVERTER E PODE SER TARDE LAMENTO PELAS CRIANÇAS
maicon
23/01/2011 12:54
Faltou o nome da localidade do Alto bau novamente pra variar o bairro mais atingido não foi lembrado,depois chegam as ajudas e da e sobra para a defesa civil de Ilhota e para o centro como sempre!!!!!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.